Como investigar a concorrência através dos vendedores?

Qualquer um que tenha tempo para rastrear rapidamente os pontos de contato do cliente perceberá que o alcance do mapa pode ser extenso. Essas conexões com o cliente podem fornecer uma grande quantidade de dados para nos ajudar a melhorar nossos produtos ou serviços. Mas, você sabe como investigar a concorrência e aproveitar tudo o que é feito na jornada do cliente com a ajuda de seus vendedores?

Um aspecto dessas conexões com o cliente é o papel das vendas na coleta de informações sobre a concorrência. Essa é certamente uma medida válida. Já que os membros da equipe de vendas estão ouvindo informações valiosas em cada uma das conversas e perspectivas do cliente.

Como investigar a concorrência e obter insights do cliente?

A pesquisa de mercado oferece muitas vantagens para desenvolver e entender como o mercado percebe o cenário competitivo. No entanto, para reforçar esse ponto, você pode fazer uma pesquisa on-line com foco em sua equipe de vendas. As pesquisas internas não precisam ser tão sólidas quanto as pesquisas de mercado externas e podem ser facilmente aplicadas.

Dependendo da sua organização de vendas e da natureza de seu ciclo de compra, considere um estudo de acompanhamento mensal ou trimestral. A maioria dos mercados se movimenta em um ritmo em que se deve capturar mudanças significativas na concorrência. Então, como investigar a concorrência?

Uma boa prática é ajustar o calendário de acordo com a dinâmica do seu mercado. Por exemplo, mercados com movimento mais lento podem usar uma pesquisa com menos frequência. Enquanto, mercados com crescimento mais rápido podem precisar realizar avaliações a cada duas semanas, ou mesmo semanalmente.

Dica

É aconselhável que você crie uma pesquisa eficaz, com um número mínimo de perguntas. Inclua aquelas que são relevantes para sua linha de produtos atual e os territórios de vendas que você cobre atualmente. Quanto ao ângulo competitivo, inclua concorrentes conhecidos. Você também pode deixar espaço para uma pergunta que muda periodicamente.

Tudo isso valerá a pena se você tiver a colaboração de sua equipe de gerenciamento de vendas. Procure aplicar isso em seu processo e certifique-se de que é simples. Em troca, compartilhe as informações depois de analisá-las. O fechamento de todo este processo é essencial para desenvolver a confiança interna. Assim como também facilitar um diálogo em que os vendedores se sintam à vontade para compartilhar e aumentar o crescimento do negócio.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Vendas nas redes sociais

5 maneiras de manter os clientes e aumentar suas vendas

Experiência do cliente ou vendas: o que vem primeiro?

6 dicas para atrair novos clientes

Vantagens da inteligência artificial no E-commerce

Características que um líder de vendas digital deve ter

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.