Vantagens da inteligência artificial no E-commerce

O futuro está aqui e é a inteligência artificial. Uma tecnologia que uma vez soou futurista é agora uma realidade. Muitas empresas perceberam os benefícios da integração da inteligência artificial no  E-commerce como uma ferramenta poderosa para o seu negócio.

Analistas prevêem que até 2020 85% da relação de um cliente ou consumidor com uma empresa será gerenciada mesmo sem interações diretas entre os seres humanos.

A internet hoje já oferece aos consumidores uma riqueza de informações e opções sem precedentes. Mas, também torna as conversões mais difíceis para as empresas, devido às opções abundantes e à concorrência de preços.

Felizmente, com inteligência artificial, as empresas podem usar algoritmos para obter informações sobre desejos e necessidades do consumidor e melhorar a experiência do cliente.

Por que usar inteligência artificial no E-commerce?

Marketing personalizado

Através do uso de inteligência artificial no E-commerce, você pode criar experiências on-line personalizadas e recomendar produtos que se adaptam exclusivamente às necessidades de cada comprador.

O marketing personalizado com inteligência artificial provou ser um sucesso para empresas como a Amazon e a Netflix. Elas foram as primeiras a adotar esse tipo de tecnologia em suas lições de marketing.

A Amazon registrou um aumento de 29% nas vendas quando começou a recomendar produtos para seus clientes. Quando a Netflix criou um modelo para prever o conteúdo de que seus clientes poderiam desfrutar, essas recomendações foram visualizadas 75% mais do que o restante do conteúdo.

Pesquisa visual

Outra tática em que a inteligência artificial é usada no E-commerce é a busca visual ao analisar uma fotografia que um comprador envia. Anteriormente, os clientes só podiam pesquisar por um objeto por meio de texto. Atualmente, eles também podem pesquisar com imagens.

Muitas empresas estão usando a pesquisa visual para encontrar produtos que correspondam à imagem enviada pelo comprador. Isso permite aos usuários tirar fotos dos objetos que lhe interessam no mundo real. Por consequência, pode ser mostrado como resultado elementos semelhantes do catálogo de produtos que você tem.

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é outra das vantagens que se pode ter quando se utiliza inteligência artificial no E-commerce. Já que permite aos compradores que buscam elementos através do discurso.

Um estudo realizado pela comScore previu que até 2020 pelo menos 50% de todas as pesquisas na web serão feitas por comandos de voz. Assim como a Amazon Echo e o Google Home agora permitem que seus usuários façam compras on-line.

Atualmente, uma parceria entre o Google e o Walmart permite que os clientes que usam o Google Assistente usem o histórico de compras. Com a finalidade de lembrá-los dos produtos de que precisam e precisam ser reordenados.

Por isso…

A QuestionPro Audience oferece acesso a mais de 5 milhões de consumidores ativos pré-qualificados e qualificados para a coleta de dados de alta qualidade. Nosso painel de consumidores é cuidadosamente recrutado para atender a todos os tipos de usuários. Mas, também leva em conta certas tendências do setor. Como por exemplo, preferências de lojas on-line, preferências de lojas físicas, motivos de compra etc.

Ao implementar várias metodologias de recrutamento, nos asseguramos de fornecer os tipos certos de respondentes para sua pesquisa. Verifique com nossos acessores em nosso chat online!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos as leituras de:

Inteligência Artificial já é uma realidade

Comunidade de clientes: crie uma na sua empresa

Aqui o destaque do IIeX Latam 2018- “The Summary”

O que é CX – e qual sua importância no âmbito corporativo

Pesquisa online – definições e modelos

Growth Hacking: Técnicas e chaves para crescer rapidamente

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.