Growth Hacking: Técnicas e chaves para crescer rapidamente

Growth Hacking é criatividade, apresentando formas inovadoras de usar tecnologias e recursos existentes para gerar negócio lucrativo neste artigo você vai encontrar como fazê-lo de forma eficaz através de recursos tais como pesquisas on-line, mapas de calor, etc.

O primeiro passo é determinar o que os usuários ou clientes precisam e, em seguida, descobrir quais produtos, ferramentas ou tecnologias estão disponíveis hoje no mercado e que podem atender a essa demanda.

Satisfazer os clientes é fundamental para qualquer negócio. Para alcançar essa satisfação, precisamos coletar informações sobre as razões de seu comportamento e intenções.

Com essas informações, podemos otimizar nosso site, e-commerce, aplicativo ou qualquer outro canal que tenhamos escolhido, para minimizar o grau de frustração e oferecer uma experiência mais gratificante.

A otimização de qualquer processo ou sistema requer consultoria, teste de diferentes versões, medição e atuação em ciclos contínuos de otimização, com base em resultados concretos.

Definição de Growth Hacking

Disciplina que visa acelerar e aumentar o número de usuários, faturamento, alcance ou algum outro KPI de uma empresa, negócio ou cliente com ótimos resultados.

Técnicas e ferramentas de Growth Hacking

Para alcançar essa aceleração e consistência no crescimento, precisamos ser capazes de prever o impacto que cada uma das opções de otimização à ser feito.

Escolher a melhor opção entre os muitos caminhos disponíveis certamente nos poupará tempo e dinheiro. Para isso precisamos de ferramentas, que nos permitam acelerar os testes, obter resultados mais rápidos e, acima de tudo, mais conclusivos.

Pesquisas on-line

E-mail, inserção de formulários em seu site, pesquisas emergentes e de saída, em redes sociais, qualquer que seja o canal escolhido, os provedores de serviços de pesquisa on-line são responsáveis ​​por fornecer a melhor solução para alcançar seus usuários. Os recursos mais importantes nos quais vamos nos concentrar ao analisar o uso de uma dessas ferramentas são:

  • Que tem uma API, para poder ter acesso direto aos dados.
  • Para nos dar aconselhamento profissional na criação, redação e gerenciamento de nossas pesquisas.
  • Isso garante a segurança dos nossos dados, trabalhando de acordo com padrões e protocolos internacionais.

Pesquisa online – definições e modelos

Ferramenta de monitoramento de e-mails

Uma das estratégias fundamentais do Growth Hacking e do Marketing Digital é o email marketing. Devido ao seu baixo custo, é uma das estratégias com o melhor ROI. As empresas que fornecem serviços de marketing por email nos fornecem um serviço de 360 ​​°:

  • Eles fornecem modelos adaptáveis ​​a qualquer dispositivo.
  • Eles verificarão se as mensagens não são classificadas como SPAM pelos provedores de serviços de Internet (ISP).
  • Eles nos darão estatísticas da abertura de agência postal.

Essa última métrica é fundamental, pois, a partir dela, podemos deduzir onde ajustar nossa estratégia para torná-la mais eficaz.

Análise de funis de conversão

Para esse tipo de análise baseada em eventos, precisamos de ferramentas que nos permitam rastrear cada uma das ações do usuário em nosso site. Isso envolve colocar um fragmento do código JAVAScript em cada evento do mesmo. Desta forma, podemos rastreá-los e analisar o que devemos otimizar e medir a intenção de compra em uma abordagem de funil

Existem empresas que fornecem soluções enlatadas voltadas para nichos como aplicativos móveis, e-commerce, etc. E outros que desenvolvem soluções customizadas.

Leia também: Aplicações Móveis Para Empresas. Saiba Como Ajudam a Seu Negócio.

Mapas de calor

Os mapas de calor são baseados nos cliques que os usuários fazem em uma página da web. Esta informação nos permite determinar quais elementos do mesmo, atrair a atenção de nossos clientes o suficiente, para convencê-los a clicar.

Essas informações nos fornecem uma base sólida para entender o comportamento de um usuário médio. Trabalhar no design pode nos ajudar a eliminar muitos dos elementos do nosso site que causam o desvio na atenção do usuário ou cliente.

Outra possibilidade é a gravação de sessões de usuários. Trata-se de gravar, para então analisar, todos os movimentos e ações que determinado usuário realiza em nosso site. Isso nos permitirá visualizar diretamente o grau de dificuldade encontrado por um usuário ao usar nosso site e depois cruzar essa informação com suas respostas na pesquisa de satisfação.

Testadores Beta

Antes de lançar um projeto no mercado, precisamos provar isso. Para isso, vamos precisar dos chamados “testadores beta”. Esses personagens são avaliadores comprometidos com a tarefa de experimentar nosso produto e relatar suas descobertas. Depois de terem feito o trabalho, precisaremos coletar suas opiniões de forma padronizada, para poder carregá-las em planilhas e visualizá-las como gráficos de desempenho.

Neste ponto, a criação de um formulário online com os campos apropriados pode nos ajudar a coletar e baixar automaticamente as informações, evitando interpretar e transcrever as opiniões de cada um.

Em conclusão, deve-se lembrar que o espírito do Growth Hacking é o uso inteligente dos recursos existentes, com foco em alternativas inovadoras e de baixo custo para resolver problemas e encontrar soluções de forma rápida e eficaz.

Saiba mais sobre: A importância do contexto em um teste de produto

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

fSiga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.