Aplicações Móveis Para Empresas. Saiba Como Ajudam a Seu Negócio.

O uso dos Aplicações móveis para empresas na vida diária das pessoas é algo que vem crescendo dia após dia ao redor do mundo, tendo em vista que os aplicativos móveis facilitam a gestão de empresas, nossas vidas e de nossos trabalhos.

De fato, 49.5% da população mundial usa smartphones e a tendência é que este percentual cresça, sendo, portanto, algo de que as empresas e marcas devem tirar proveito.

As empresas, cedo ou tarde, devem adotar a tecnologia e estarem presentes na internet por meio de websites ou aplicativos móveis com o fim de alcançar mais pessoas, seja dentro de suas casas ou a nível mundial e, dessa forma, obter mais influência sobre seus clientes ou possíveis clientes que utilizem smartphones.

É notório que os smartphones não só facilitam o usuário a encontrar empresas e marcas de sua preferência de forma rápida, como também é uma grande vitrine para as empresas se tornarem conhecidas, reduzirem custos e aumentarem suas vendas.

Como Criar Aplicações Móveis Para Empresas

A escola de negócios digitais The Valley Digital Business School esclarece que para criar aplicações móveis exitosas deve-se seguir os seguintes passos:

 

  • Sistemas operativos: Deve-se ter em conta qual sistema operacional irá gerir o aplicativo. Pode ser o Android, sistema operacional móvel do Google, que conta com um percentual de mais de 80%, vale dizer, a mais alta taxa de mercado. Em segundo lugar está o IOS, sistema operacional móvel da Apple, que conta com uma taxa de mercado de 15% e é líder de vendas de tablets IPad. Também existem outros sistemas operacionais móveis que não contam com uma taxa de mercado importante, mas que, ainda assim, devem ser levados em conta. São eles: BlackBerry OS, Symbiam, Ubuntu Phone e Firefox OS.
  • Praticidade e experiência do cliente: Após fazer o download do aplicativo, a primeira coisa que  o usuário faz é abri-lo para ver sua configuração, a forma de navegação e de funcionamento. Em regra, o usuário não tem muita paciência na hora de navegar no aplicativo, motivo pelo qual o cliente irá desinstalá-lo se o aplicativo não contar com uma navegação intuitiva. A primeira impressão é a que fica e isso também vale para os aplicativos, ou seja, se não é visualmente atraente e não conta com navegação óbvia não agradará o usuário e, portanto, não obterá o êxito desejado.
  • Segurança: Se o aplicativo se destinar ao manejo de dados pessoais e financeiros do usuário, é imprescindível que conte com padrões de segurança muito altos a fim de que o cliente se sinta seguro no momento de depositar seus dados no aplicativo.
  • Cotação: Atualmente existem várias maneiras de cotizar os aplicativos móveis: aplicativos pagos; aplicativos gratuitos que incluam publicidade; aplicativos em que se cobre um valor para eliminar a publicidade ou em que se cobre um valor para incrementar uma melhoria; e, ainda, aplicativos freemium (free+premium), nos quais são oferecidos serviços básicos gratuitos e cobrados outros mais avançados ou exclusivos, como geralmente ocorre em videogames. Deve ser estabelecido que tipo de cotação é mais adequada, ainda que algumas destas possam ser um pouco incômodas para o usuário.
  • Potencial viral do aplicativo: Uma das principais formas de se avaliar a aceitação de um aplicativo móvel é verificando o número de downloads que esse aplicativo teve e, para que se obtenha êxito neste particular, é necessário realizar uma excelente campanha de marketing.
  • Avaliações: Sem dúvida este é um dos pontos mais importantes para o êxito do aplicativo. Se a ferramenta não estiver bem avaliada, obviamente não se posicionará no ranking comparativo com outros aplicativos do gênero conforme o esperado e, consequentemente, nenhum usuário vai desejar utilizar o aplicativo móvel. É vital levar em conta as avaliações feitas pelos usuários a fim de melhorar os pontos em foram detectados problemas e, assim, manter uma boa avaliação.
  • Compromisso: Trata-se do comportamento que o tem o usuário ao usar o aplicativo no que diz respeito ao tempo de duração da sessão. Se vemos que a média de permanência do usuário no aplicativo não é boa, deve ser buscada uma solução com o fim atrair sua atenção para mantê-lo no aplicativo o tempo esperado.

Neste contexto, a realização de pesquisas por meio de telefones móveis é um método eficaz e rápido para medir a satisfação de seus clientes e obter pesquisas de mercado com alto índice de respostas por parte dos consumidores. Utilize uma pesquisa online em smartphones ou tablets

Podemos ajudar sua empresa com questionários simples e rápidos a serem respondidos pelo público de sua marca através de seus próprios telefones celulares com o objetivo de medir a satisfação de seu cliente e obter o feedback necessário ao desenvolvimento e à otimização de seu negócio.

Sobre o autor:

Oscar Leonardo Neme estudou Engenharia de Sistemas, conta com conhecimentos em marketing digital, Google Adwords, Google  Adsense, WordPress, é amante da tecnologia e é o fundador de FanGeekCol.

Dados de contato:

Email: oscar.neme@fangeekcol.com

Facebook: FanGeekCol

Twitter: @FanGeekCol

Bottom CTA

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.