Qual é a diferença entre os dados primários e secundários?

Existe uma diferença entre os dados primários e secundários utilizados para vários fins de pesquisa. Estes diferem principalmente em termos do objetivo da coleta de dados. Se os dados coletados são originais e são coletados pela primeira vez por um pesquisador ou investigador, se trata de dados primários. Por outro lado, se os dados são coletados usando fontes já disponíveis, são dados secundários.

Definição de dados primários de pesquisa

Os dados primários, também conhecidos como dados brutos, são aqueles obtidos diretamente do pesquisador com o uso de seus próprios instrumentos e experiência. Estes são obtidos com o objetivo de abordar o fenômeno do estudo. Eles tendem a ser caros porque as organizações exigem pessoal e um investimento pesado para realizar o processo de pesquisa.

Os dados primários são coletados por meio de métodos diferentes, como:

  • Questionários
  • Pesquisas
  • Entrevistas
  • Estudo de caso

Definição de dados de pesquisa secundária

Esses dados são o conjunto de informações que já foram coletadas por outra pessoa durante um processo de pesquisa diferente. Esses dados são mais rápidos de obter e têm um custo menor. Porém, em muitos casos, eles não são atualizados. Por consequência, pode afetar o sucesso da investigação.

Os dados secundários são coletados por meio de:

  • Publicações de organizações governamentais e empresas privadas
  • Livros
  • Registros
  • Artigos
  • Websites

Diferenças entre dados primários e secundários

As principais diferenças entre os dados primários e secundários são:

Busca por informações

Geralmente, os dados primários são criados e publicados por cientistas, enquanto os dados secundários surgem da interpretação do primeiro, ou coletados pelo governo e organizações.

Confiabilidade nos dados

Um dos aspectos mais importantes dos dados primários e secundários é a sua veracidade. Dados secundários muitas vezes se tornam obsoletos ao longo do tempo e o conteúdo pode fazer com que a conclusão da investigação não seja sólida. Em contraste, os dados primários são coletados em tempo real, o que torna muito mais credível.

Aplicação dos dados

Os dados primários tendem a ser mais complexos e lentos para serem aplicados em comparação com os dados secundários. Os primeiros são usados para resolver o fenômeno que está sendo estudado atualmente. Enquanto os dados secundários são coletados principalmente com o propósito de resolver diferentes problemas que poderiam surgir no futuro.

Custo da coleta de dados

Coletar dados primários requer recursos como tempo, trabalho e dinheiro. Em contraste, os dados secundários podem ser obtidos mais rapidamente e são muito baratos e por muitas vezes são obtidos gratuitamente.

Especificidade dos dados

Pretende-se que os dados primários sejam sempre específicos e cubram cada uma das necessidades do pesquisador, que é responsável por sua verificação e qualidade. Enquanto os dados secundários são mais gerais e o pesquisador não pode verificar sua veracidade ou qualidade facilmente.

Disponibilidade dos dados

Os dados primários são obtidos em bruto, por outro lado, os dados secundários são obtidos a partir da análise dos primeiros. Da mesma forma, dados secundários surgem quando se aplicam métodos estatísticos em dados primários.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Métodos para coleta de dados

O que é pesquisa causal?

Como os dados populacionais são classificados?

O que é pesquisa operacional?

Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

O que é pesquisa comercial?