Aplicações móveis para empresas. Saiba como ajudam ao seu negócio.

O uso dos aplicações móveis para empresas na vida diária das pessoas é algo que vem crescendo dia após dia ao redor do mundo, tendo em vista que os aplicativos móveis facilitam a gestão de empresas, nossas vidas e de nossos trabalhos.

De fato, 49.5% da população mundial usa smartphones e a tendência é que este percentual cresça, sendo, portanto, algo de que as empresas e marcas devem tirar proveito.

As empresas, cedo ou tarde, devem adotar a tecnologia e estarem presentes na internet por meio de websites ou aplicativos móveis com o fim de alcançar mais pessoas, seja dentro de suas casas ou a nível mundial e, dessa forma, obter mais influência sobre seus clientes ou possíveis clientes que utilizem smartphones.

É notório que os smartphones não só facilitam o usuário a encontrar empresas e marcas de sua preferência de forma rápida, como também é uma grande vitrine para as empresas se tornarem conhecidas, reduzirem custos e aumentarem suas vendas.

Como criar aplicações móveis para empresas

A escola de negócios digitais The Valley Digital Business School esclarece que para criar aplicações móveis. Deve-se seguir os seguintes passos:

Sistemas operativos das aplicações móveis

Deve-se ter em conta qual sistema operacional irá gerir o aplicativo. Pode ser o Android, sistema operacional móvel do Google. Que conta com um percentual de mais de 80%, vale dizer, a mais alta taxa de mercado.

Em segundo lugar está o IOS, sistema operacional móvel da Apple. Que conta com uma taxa de mercado de 15% e é líder de vendas de tablets IPad.

Também existem outros sistemas operacionais móveis que não contam com uma taxa de mercado importante. Mas que devem ser levados em conta. São eles: BlackBerry OS, Symbiam, Ubuntu Phone e Firefox OS.

Praticidade e experiência do cliente nas aplicações móveis

 Após fazer o download do aplicativo. A primeira coisa que  o usuário faz é abri-lo para ver sua configuração e a forma de navegação e de funcionamento.

Em regra geral, o usuário não tem muita paciência na hora de navegar no aplicativo. Motivo pelo qual o cliente irá desinstalá-lo se o aplicativo não contar com uma navegação intuitiva.

A primeira impressão é a que fica. E isso também vale para os aplicativos; se não é visualmente atraente, ou se não conta com uma navegação intuítiva, bem possível que não vá agradar. E portanto, não obterá o êxito desejado.

Segurança

Se o aplicativo se destinar ao manejo de dados pessoais e financeiros do usuário. É imprescindível que conte com padrões de segurança altos, afim de que o cliente se sinta seguro no momento de depositar seus dados nesse app.

Cotação

Atualmente existem várias maneiras de essar um aplicativos móveis. Têm aplicativos pagos e aplicativos gratuitos. Os gratuítos incluem publicidade, porem os que cobram algum valor, se eliminam a publicidade. E existem também os qeu cobram um valor para incrementar alguma melhoria no serviço oferecido.

E, ainda, aplicativos freemium (free+premium). Nos quais são oferecidos serviços básicos gratuitos e cobrados outros mais avançados ou exclusivos. Como geralmente ocorre em videogames.

Deve ser estabelecido que tipo de cotação é mais adequada, ainda que algumas destas possam ser um pouco incômodas para o usuário.

Aplicações móveis e seus potênciais

Uma das principais formas de se avaliar a aceitação de um aplicativo móvel é verificando o número de downloads que esse aplicativo teve. E, para que se obtenha êxito neste particular, é necessário realizar uma excelente campanha de marketing.

Avaliações

Sem dúvida este é um dos pontos mais importantes para o êxito do aplicativo. Se a ferramenta não estiver bem avaliada, obviamente não se posicionará no ranking comparativo com outros aplicativos do gênero conforme o esperado.

E, consequentemente, nenhum usuário vai desejar utilizar o aplicativo móvel. É vital levar em conta as avaliações feitas pelos usuários a fim de melhorar os pontos em foram detectados problemas e, assim, manter uma boa avaliação.

Compromisso 

Trata-se do comportamento que o tem o usuário ao usar o aplicativo no que diz respeito ao tempo de duração da sessão. Se vemos que a média de permanência do usuário no aplicativo não é boa, deve ser buscada uma solução com o fim atrair sua atenção para mantê-lo no aplicativo o tempo esperado.

Neste contexto, a realização de pesquisas por meio de telefones móveis é um método eficaz e rápido para medir a satisfação de seus clientes e obter pesquisas de mercado com alto índice de respostas por parte dos consumidores.

Leia também:

Pesquisa online em smartphones ou tablets

Ferramentas para fazer uma investigação de campo

Saiba para que serve os inquéritos georreferenciados

Inquérito exploratório – o que é e como adotá-lo na prática?

Qual é a diferença entre os dados primários e secundários?

Podemos ajudar sua empresa com questionários simples e rápidos a serem respondidos pelo público de sua marca através de seus próprios telefones celulares com o objetivo de medir a satisfação de seu cliente e obter o feedback necessário ao desenvolvimento e à otimização de seu negócio.

Sobre o autor:

Oscar Leonardo Neme estudou Engenharia de Sistemas, conta com conhecimentos em marketing digital, Google Adwords, Google  Adsense, WordPress, é amante da tecnologia e é o fundador de FanGeekCol.

Dados de contato:

Email: oscar.neme@fangeekcol.com

Facebook: FanGeekCol

Twitter: @FanGeekCol

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.