Pesquisas online: o que é, vantagens e métodos

A pesquisa online é um método de investigação que envolve a coleta de informações com o auxílio da internet. Além disso, com o advento da internet as técnicas tradicionais de pesquisa com papel e caneta sofreram grande impacto.

Em primeiro lugar, é preciso saber que a pesquisa online é mais impactante do que os meios tradicionais. Acima de tudo, considerar a facilidade de acesso e a economia de custos que elas oferecem. Primordialmente por conta das taxas de respostas recebidas nas pesquisa online; que são superiores às demais. E também pelos recursos como o de proteção do entrevistado; que tem sua identidade preservada.

Inovação na pesquisa online

Há um progresso de inovação constante no campo da pesquisa online com as novidades criadas pelos desenvolvedores no campo da internet e das mídias sociais; uma vez que as mídias sociais têm sido um catalisador em todo o processo de pesquisa online em termos de acesso ao banco de dados e experiências que podem ser conduzido em mídias sociais.

A Internet criou opções incríveis para pequenas e grandes empresas e podem ajudar na realização de pesquisas de mercado com investimento zero a mínimo. Com a pesquisa online é possível realizar tarefas como: testes de produtos, segmentar audiência, minerar banco de dados e analisar a satisfação do cliente dentreo outros.

São várias as ferramentas de pesquisa online que são vitais para a coleta de informações essenciais para pesquisas de mercado.

Leia também: Tenha mais qualidade em pesquisa online

Estes são os 4 principais tipos de métodos

Pesquisa online

Como organizar sua pesquisa online para obter melhores resultados

Pesquisa de satisfação do cliente

Anteriormente, esse tipo de pesquisa costumava ser realizada por meio de telefonemas, mas hoje em dia, os clientes estão acostumados a receber um e-mail pedindo-lhes que deem seus comentários sobre sua experiência recente com uma organização.

Por exemplo, se você possui um restaurante recém-inaugurado e gostaria de conhecer a satisfação do seu cliente, pode aplicar uma pesquisa pronta para que eles preencham após a refeição; enviá-la depois de pedir seu endereço de e-mail ou usar o aplicativo offline para realizar a pesquisa.

Pesquisa de novos produtos

O lançamento de um novo produto pode ser desconcertante; compreender se um novo produto será um sucesso é um grande desafio.

A pesquisa de novos produtos pode ser realizada testando o produto com um grupo de pessoas selecionadas. Assim com também, coletando feedback quase que imediatamente pode ser altamente eficaz.

Comunidade de pesquisa online – O que é e como utilizá-la.

Compreenda a fidelidade da marca

Existem pequenas e grandes empresas que sobrevivem apenas pela fidelidade dos seus clientes à sua marca. É certamente um grande negócio, mas cada organização precisa se esforçar e trabalhar bastante para mantê-la e para melhorá-la.

Conduza uma pesquisa online para saber o que atrai um cliente para sua marca e analise os pontos que atualmente estão impedindo que sejam leais à sua marca.

Identifique o público alvo certo

Cada organização pode se concentrar em um dos 7 P’s de marketing com mais ênfase, mas um dos Ps mais importantes é o P de Pessoa. Ao entender quem está interessado no seu tipo de produto e também entender quem não está, pode facilitar suas definições de atuação; como, plano tático e estratégia de comunicação.

Existem comentários de que as pesquisas online atingem apenas uma determinada população ou segmento de mercado. Essa população é majoritariamente urbana, estudantes ou profissionais.

Para quem quer alcançar esse grupo, as pesquisas online não são apenas uma opção, mas são, de longe, o método de pesquisa mais eficaz. E não é só porque esse grupo tem acesso à Internet, mas também porque as pesquisas online se encaixam melhor em seu estilo de vida e atitude. 

Por que fazer pesquisas online? Por exemplo, as pesquisas online podem ser respondidas durante as pausas de trabalho ou à noite, quando os estudantes e profissionais geralmente navegam na web. Para a maioria das empresas, esse mercado é um segmento muito importante. E como o número de pessoas com acesso à Internet continua a crescer, a importância das pesquisas online também aumentará.

Qualidade na pesquisa online: como alcançá-la exitosamente?

Recomendações ao fazer pesquisas online

A primeira coisa é definir o objetivo da pesquisa e o segmento de mercado ou população que você deseja abordar. Pesquisas de negócios, por exemplo, diferentemente das pesquisas de opinião política, têm melhores resultados online, em parte porque geralmente são voltadas para clientes (potenciais) e não para toda a população.

É provável que você pense duas vezes antes de realizar uma pesquisa on-line em um segmento da sociedade principalmente rural ou de idosos, mas, como mencionamos, você pode fazer pesquisas móveis sem ter acesso à Internet. 

Lembre-se também que outro elemento que você deve considerar para se certificar de que as pesquisas online são seguras é o tamanho da amostra, como ela foi realizada e como os resultados foram analisados.

Com a QuestionPro, as pesquisas on-line são seguras. Verifique com nossos consultores online sobre nossas diversas ferramentas que podem ajudá-lo a obter os insights que você precisa para sua próxima investigação.

Também recomendamos: Pesquisas web, o que são?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.