Pesquisas web, o que são?

As pesquisas Web ou pesquisas na Internet são um método de coleta de dados no qual os questionários são enviados para uma amostra de respondentes e eles podem responder a essa ferramenta através da rede.

Os entrevistados podem receber pesquisas Web por vários meios. Como por exemplo, e-mail, site, redes sociais, etc.

A principal razão para o crescimento das pesquisas web é que elas são mais econômicas e possuem um grande alcance. Além disso, permitem a coleta de dados multimídia, funções avançadas com as lógicas de salto de pesquisas, ramificação, etc. Veja também: Pesquisa de viabilidade de mercado

Características de pesquisas web

As principais características das pesquisas web são:

Objetivo de uma pesquisa na web: O objetivo do estudo deve ser claramente definido ou os dados coletados não farão sentido. Os pesquisadores devem decidir sobre o objetivo de realizar pesquisas web. A fim de que os resultados sejam utilizados para melhorar produtos/serviços, atendimento ao cliente ou qualquer outro objetivo previamente decidido.

Projeto de pesquisa: O desenho da pesquisa ajudará os pesquisadores de mercado a decidirem como coletar informações através de pesquisas web e como medir e analisar os dados coletados. O tipo de projeto de pesquisa pode ser decidido de acordo com o problema de pesquisa enfrentado pela organização.

Criação de uma amostra e coleta de dados: Uma amostra é o próximo aspecto mais importante de uma pesquisa web ou on-line. Se a amostra não estiver claramente definida, a coleta de dados é irrelevante. Vários métodos de amostragem podem ser utilizados para obter os dados mais precisos. Além disso, o uso de vários tipos de perguntas ajuda a coletar as informações mais relevantes.

Análise e relatórios: A análise de dados é um dos parâmetros mais importantes de pesquisas web. Desde que os dados coletados possam ser analisados adequadamente, ajudará na relevância do estudo de mercado.

Tipos de pesquisas com exemplos

Existem vários tipos de pesquisas web. Alguns dos mais comuns são os seguintes:

Pesquisa por email: Um dos métodos mais usados para distribuir uma pesquisa on-line é enviá-la por e-mail. Esse método é uma das maneiras mais eficazes de coletar as respostas.

Um exemplo de distribuição de pesquisa por email é uma pesquisa de satisfação do cliente. Uma organização pode enviar para seus clientes, na tentativa de reunir informações detalhadas sobre os níveis de satisfação da marca.

Pesquisa por SMS: Este é outro método de distribuição de pesquisas web. Este método de distribuição é eficaz quando se tem um conjunto muito grande de contatos em uma determinada localização geográfica. Também pode ser utilizado se for necessário coletar pesquisas baseadas em geolocalização, nas quais o número de telefone ajuda a classificar os respondentes. Veja também: Cinco ferramentas móveis para uma pesquisa de mercado

Um exemplo de pesquisa SMS é quando uma lanchonete deseja conhecer a satisfação geral do cliente e deseja implementar uma pesquisa usando a pergunta Net Promoter Score (NPS). Os respondentes podem clicar em uma URL da mensagem de texto e serem redirecionados para a pesquisa online.

Integração de código QR: As pesquisas Web podem ser convertidas em códigos QR que são publicados em formato impresso ou online. Usando um smartphone habilitado com um leitor de código QR, os entrevistados podem ser direcionados a uma pesquisa na web, onde podem deixar suas respostas.

Integração com redes sociais: As redes sociais são uma das fontes mais usadas para distribuir uma pesquisa pela Internet. Também é fácil conseguir, graças ao fato de que isso geralmente acontece com apenas um clique. Leia também: Presença nas redes sociais, caminho para alcançar o sucesso

Pesquisas de sites: Pesquisas de interceptação pela Internet são outro método eficaz. A taxa de resposta de uma pesquisa de interceptação web é alta devido ao método não invasivo de coleta de dados. Assim como, a alta presença da marca, o que aumenta a relevância das respostas.

Um exemplo deste método de pesquisa web é uma avaliação dos serviços de varejo on-line. O usuário é questionado sobre o tempo gasto no site fazendo uma compra ou conversando com um executivo de atendimento ao cliente.

A maneira mais eficaz de coletar o número máximo de respostas de uma pesquisa Web é usar uma combinação de todos os métodos acima, dependendo da demografia da amostra dos entrevistados.

Exemplos de pesquisas mais comuns

Alguns dos exemplos mais populares e comuns de pesquisas na web são:

Pesquisas de clientes: Um dos tipos de pesquisas mais utilizados na web são as pesquisas com clientes. Ajudam a coletar informações detalhadas dos clientes sobre a organização e a marca, bem como sobre seus produtos e serviços. Essas pesquisas Web também ajudam a coletar informações acionáveis sobre as ofertas para os clientes. Uma pesquisa de satisfação do cliente e uma pesquisa de avaliação de serviço são duas pesquisas comumente utilizadas.

Pesquisas de Recursos Humanos: As pesquisas Web sobre recursos humanos são essenciais para entender a força de trabalho em uma organização. Além disso, ajudam a coletar informações dos funcionários sobre o estresse, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, etc. Leia também: Princípios do Manifesto Ágil aplicados a Recursos Humanos

Estudos de mercado: As pesquisas de mercado são uma parte importante das pesquisas web. As organizações estão constantemente a procura de informações sobre novas iniciativas, ofertas e produtos. 

Pesquisas de mercado ajudam a coletar feedback sobre a concorrência e as ofertas em geral. Algumas das pesquisas de marketing mais utilizadas na web são a pesquisa de registro de produto, o processo de compra e a pesquisa de avaliação. Confira também: O que é um estudo de mercado?

Pesquisas de indústrias: Essas pesquisas são utilizadas em vários setores, como saúde, viagens, varejo, etc. Seu objetivo é reunir informações sobre o setor em que a organização atua.

Pesquisas comunitárias: Essas pesquisas web fornecem questionários otimizados para oferecer as melhores respostas e perspectivas da pesquisa para a comunidade. Incluem temas populares como comunidade, demografia, psicografia, etc.

Pesquisas de avaliação acadêmica: Outro campo comumente usado em pesquisas on-line é pesquisas de avaliação acadêmica para escolas, universidades e outras instituições educacionais. Essas pesquisas ajudam a avaliar cursos, seminários, treinamentos e muitos outros aspectos em uma instituição educacional. Também recomendamos a leitura de: Pesquisas para professores por que usá-las?

Vantagens de uma pesquisa web

Alguns dos benefícios da aplicação de pesquisas web são:

  • São um meio mais rápido de atingir o público-alvo: em comparação com outras técnicas de pesquisa, como pesquisas em papel e lápis, as pesquisas Web são extremamente rápidas para obter o feedback dos entrevistados.
  • Análise em tempo real: Após coletar informações, a análise é um passo importante para os pesquisadores tomarem medidas rápidas. Com a disponibilidade de plataformas de pesquisa Web, como a QuestionPro, os pesquisadores podem analisar os dados coletados em tempo real.
  • Lucrativo: Devido aos recursos mínimos necessários, as pesquisas web são muito mais baratas do que outros métodos de pesquisa, como pesquisas telefônicas ou pesquisas em lápis e papel.
  • Margem mínima de erro: Ao contrário dos métodos tradicionais de pesquisa, os entrevistados respondem diretamente, sem a participação de um mediador. A margem de erro no caso de pesquisas web é, portanto, muito limitada.
  • Fácil de entender para os entrevistados: pesquisas web geralmente são muito fáceis de responder, pois chegam à caixa de entrada de e-mail ou às redes sociais e podem ser respondidas com um único clique. Além disso, as pesquisas online são seguras.
  • Poupe tempo para os pesquisadores: as pesquisas são rápidas de configurar e enviar. Devido a sua facilidade, tendem a poupar tempo aos pesquisadores.
  • Os entrevistados são mais verdadeiros: ao realizar uma pesquisa on-line dentro de um público-alvo, os pesquisadores permitem o uso de respostas anônimas. Por causa disso, os entrevistados geralmente demonstram um comportamento mais honesto e verdadeiro ao fornecer feedback.

Desvantagens de pesquisas web

Algumas das desvantagens das pesquisas web são:

  • Cooperação dos entrevistados: Os usuários on-line são frequentemente bombardeados com pesquisas, ofertas e muitos outros recursos da Internet. Há chances de que uma pesquisa importante na Web possa ser ignorada ou deixada sem resposta.
  • Nível de dados: pesquisas na Internet são realizadas sem um mediador ou entrevistador. Devido a essa ausência, o feedback recebido, em muitos casos, pode ser considerado questionável.
  • Acesso limitado a determinados setores da população: existem seções de uma população-alvo que podem não ter acesso à Internet. Em muitos casos, o feedback dessas pessoas pode ser necessário para a investigação. Por exemplo, se uma ONG está realizando pesquisas para determinar o nível de qualidade de vida em áreas rurais. É muito improvável que eles tenham acesso à Internet, o que dificulta a coleta de dados.

Felizmente, existem ferramentas como as oferecidas pela QuestionPro que permitem realizar pesquisas offline e coletar informações sem acesso a Internet.

Se você quiser saber mais sobre essa função ou criar pesquisas web, entre em contato com um de nossos especialistas. Agende uma demonstração sem qualquer compromisso.

Decida agora coletar as informações necessárias para expandir seus negócios!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.