O que é um estudo de mercado?

O estudo de mercado é um instrumento que permite avaliar se a estratégia de marketing de um produto ou serviço foi bem-sucedida.

O teste consiste em lançar uma campanha para um grupo pequeno e representativo de pessoas, em um contexto muito semelhante ao que eles enfrentarão na realidade, para assim conhecer suas reações sobre o produto.


 

Características de um estudo de mercado

Entre as características, as mais importantes são:

  • É responsável por identificar as necessidades dos consumidores e como satisfazê-los.
  • Oferece produtos e serviços que já existem, mas que cumprem funções que outros não.
  • Calcula a quantidade de produtos que são tendência no mercado.
  • Define os melhores canais para distribuição e venda de produtos com mais facilidade para os consumidores.
  • Identifica os riscos enfrentados pelo produto quando.
  • Permite conhecer as características dos produtos concorrentes.

Saiba mais sobre pesquisa de satisfação do cliente.

A informação obtida em um estudo de mercado é útil para:

  • Verificar se a estratégia de marketing está funcionando corretamente.
  • Analisar se o preço do produto é o indicado.
  • Saber o quanto os clientes estão satisfeitos com o produto.
  • Prever as vendas.
  • Analisar as funções e a utilidade de um produto.

 

Tipos de estudo de mercado

Teste de conceitos: Consiste em verificar se o produto possui um nome apropriado e relacionado ao seu conceito. Outra propriedade dos testes de conceito é verificar as características de sua embalagem e definir elementos que podem ser usados ​​como publicidade. Veja essas 5 dicas para um teste de conceito.

Testes de produto: Esse teste consiste em avaliar as características, qualidade e funcionalidade do produto em comparação com o da concorrência. Aprenda sobre a importância do contexto em um teste de produto.

Testes de mercado: Permite conhecer fatores como segmentação de mercado, se a publicidade for clara e os meios adequados.

Teste de verificação: Consiste em simular o lançamento do produto e o nível de vendas. Além disso, verifica seu ciclo de vida e viabilidade.

 

3 passos para realizar um estudo de mercado

  1. Estabelecer os objetivos do estudo: É possível que as análises de mercado tenham o objetivo de verificar a viabilidade de um produto. No entanto, não é o mesmo que lançar algo novo no mercado ou iniciar um novo negócio. Cada situação é diferente e as informações necessárias também variam. Ao realizar uma pesquisa de mercado, você deve considerar o público-alvo e a concorrência.
  2. Coleta de dados: Ao definir os objetivos e informações requeridas pelo estudo, segue-se a definição da técnica de coleta de dados. Entre as fontes mais utilizadas estão entrevistas, questionários, observação direta, grupo focal, etc.
  3. Análise de dados: O último passo no teste de mercado é a análise das informações obtidas com o objetivo de avaliar se a campanha é viável. Para isso, é necessário que os resultados obtidos sejam claros.

 

Importância de realizar um estudo de mercado

Um estudo de mercado ajuda as empresas a reduzir o risco de lançar um mau produto no mercado. Mesmo que este estudo exija capital, é importante saber se a campanha será bem-sucedida antes do lançamento do produto.

Além disso, esse estudo nos permite saber o que as pessoas pensam. Especificamente sobre as funções, preço e distribuição do produto.
Um teste de mercado é essencial para o lançamento de um produto ou serviço. Só assim as empresas poderão conhecer a viabilidade e reduzir os níveis de risco. A opinião do cliente permite analisar fatores importantes como o preço de produtos, funções, campanha publicitária ou distribuição.

Leia também mais sobre pesquisa de opinião.

 


 

Agora é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração