Pesquisas de opinião, o que são e quando usá-las

O que você precisa para sua próxima investigação, informações gerais ou opiniões detalhadas? Um elemento importante ao criar pesquisas de opinião ou pesquisas de opinião é definir que tipo de respostas precisamos.

As pesquisas de opinião são mais detalhadas e geralmente pedem comentários pessoais e pontos de vista. Estes são comumente direcionados para um grupo específico de pessoas, por exemplo, ex-clientes ou funcionários atuais, que podem ser questionados sobre o status de emprego de uma empresa.

Em vez disso, uma pesquisa de opinião é uma maneira mais geral de saber a direção que seu mercado está tomando, ou tendências políticas. Com uma única pergunta e várias respostas, você pode obter centenas ou milhares de respostas que podem ajudá-lo a se orientar na direção certa. Leia também: Pesquisa eleitoral – TSE revoga mudança polêmica

Diferenças entre pesquisas de opinião e sondagem

Um sondagem geralmente consiste em uma única pergunta e pode ser concluída em segundos.

Uma pesquisa de opinião exige um pouco mais de tempo dos participantes. Pode haver poucas ou muitas questões envolvidas, mas elas definitivamente exigirão mais reflexão ou responderão a algumas perguntas abertas. Saiba mais: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

O mesmo se aplica àqueles que verão e analisaram os resultados de sua pesquisa. Pesquisas de opinião geralmente precisam de uma análise mais aprofundada.

As pesquisas de opinião são um excelente recurso para saber o que as pessoas pensam sobre importantes questões públicas. Os resultados dão uma visão de mudanças importantes na opinião pública (por exemplo: questões políticas, econômicas e sociais) de um país.

As pesquisas são cada vez mais usadas para coletar dados e opiniões sobre uma ampla variedade de tópicos. A informação que as organizações buscam tem a ver com:

  1. Quais são os desejos e necessidades do público?
  2. O que as pessoas estão pensando?
  3. O que é que diz respeito ao público?
  4. Quais são as opiniões das pessoas sobre os problemas atuais?
  5. Quais são as diferenças de opinião entre pessoas em diferentes áreas geográficas do     país, entre grupos políticos, entre grupos que representam diferentes níveis sociais e econômicos, etc?

Pesquisas de opinião durante o período eleitoral

As pesquisas de opinião são muito populares antes das eleições. Para que funcionem corretamente, os pesquisadores devem usar o método corretamente para prever quais pessoas votaram e como pretendem votar. Saiba mais sobre: modelos de pesquisa

Um pesquisador deve tentar descobrir, por exemplo, através de uma pesquisa eleitoral, quais são as opiniões daqueles que votarão nas eleições. Para garantir que as coisas estão indo bem, os pesquisadores realizam testes de campo para descobrir por que as pessoas votam da maneira que fazem.

Então, eles devem verificar a relação que existe entre os votos para certos candidatos e que diferenças existem entre a opinião política entre vários grupos e tipos de pessoas.

As eleições também dão aos pesquisadores a oportunidade de estudar até que ponto os eleitores parecem ser afetados por plataformas políticas, discursos e outras formas de publicidade.

As pessoas têm o direito e o dever de decidir sobre questões políticas. Sem dúvida, os funcionários do governo precisam ouvir os cidadãos. E, claro, os candidatos podem continuar seu trabalho com mais confiança e inteligência se conhecerem a opinião pública, por exemplo, por meio de uma pesquisa de boca-de-urna. Convido você a ler: O que é pesquisa exploratória?

Usos de uma pesquisa de opinião

Pesquisas ou pesquisas são uma ferramenta única que pode lhe dar acesso a vários aspectos de uma empresa e que permite planejar soluções para o futuro. Esta ferramenta permite obter respostas anônimas de várias pessoas. Conheça aqui alguns detalhes e benefícios que distinguem pesquisas anônimas.

  • As pesquisas de opinião: são uma ferramenta de pesquisa de mercado que permite às empresas obter opiniões sobre qualquer tipo de tópico, incluindo questões pessoais, políticas e sociais. Eles podem ser realizados através de um telefonema, e-mails ou até mesmo podem ser incorporados em uma página da web. Você também pode realizar uma pesquisa de opinião através de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn.
  • Pesquisa comparativa: Uma pesquisa de opinião pode ser usada para comparar o desempenho de qualquer produto. Sem comparação, uma empresa não terá certeza se será realmente bem-sucedida ou não. A pesquisa de opinião pode servir como um guia para saber onde uma empresa é comparada à concorrência.
  • Inquérito de entrada: Esta pesquisa de opinião é feita antes dos participantes conhecerem um produto. Basicamente, este inquérito ajuda os empresários a conhecer melhor os seus clientes. Embora, é claro, deva ser mencionado que há sempre a possibilidade de um cliente mudar de idéia.
  • Pesquisa de acompanhamento: Esse tipo de pesquisa de opinião permite que as empresas acompanhem a opinião dos consumidores regularmente. Pesquisas de acompanhamento ajudam as empresas a perceber qualquer progresso ou mudança que exista na opinião pública em relação ao negócio. Veja também: Aplicativo de pesquisa e seus usos

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.