Pesquisas de opinião: o que são e quando usá-las?

Por meio de pesquisas de opinião é possível conhecer mais sobre seu público-alvo. Através de um questionário, você poderá pode obter uma variedade de respostas que o orientarão para uma melhor tomada de decisão.

Descubra o que são as pesquisas de opinião e como aplicar os tipos de perguntas corretos

você poderá usá-las para obter informações para o seu estudo. e um elemento importante ao criar pesquisas de opinião é definir que tipo de respostas precisamos.


O que são Pesquisas de Opinião?

Pesquisas de opinião são estratégias para levantar dados específicos de uma amostra de pessoas para saber a opinião das mesmas. Sua aplicação é muito útil para qualquer tipo de empresa, seja pequena, média ou grande, para aumentar o desempenho em vendas ou gerar algum diferencial competitivo no mercado, descobrir o índice de satisfação do cliente, etc. Existem infinitas possibilidades quando o assunto é pesquisa.

As pesquisas de opinião são mais detalhadas e geralmente pedem comentários e pontos de vistas pessoais. Estes são comumente direcionados para um grupo específico de pessoas, por exemplo, ex-clientes ou funcionários atuais que podem ser questionados sobre o status de emprego de uma empresa.

Uma pesquisa de opinião é uma maneira mais estratégica de saber a direção que seu mercado está tomando. Com uma única pergunta e várias respostas, você pode obter centenas ou milhares de insights que podem ajudá-lo na orientação da direção certa. 

Escolha um desses modelos de pesquisa para aplicar em seu projeto!

 


Quando usar Pesquisas de Opinião?

Num geral, a pesquisa de opinião ajudará você a ouvir a voz dos seus clientes (ou funcionários) sistematicamente. Os dados coletados por meio de uma pesquisa de feedback fornecerão informações que te ajudarão a tomar melhores decisões. Veja alguns casos de utilização de pesquisas de opinião: 

 

pesquisas de opinião1. Pesquisas de opinião do cliente

São uma ferramenta de pesquisa de mercado que permite às empresas obter opiniões sobre qualquer tipo de tópico, incluindo questões pessoais, políticas e sociais. Podem ser realizadas através de um telefonema, e-mails ou até mesmo podem ser incorporados em uma página da web através de um software de pesquisa online

 

Aprenda tudo sobre investigação de mercado.

 

2. Pesquisa comparativa

É usada para comparar as funções e o desempenho dos produtos ou serviços, sejam eles da mesma empresa ou comparados com algum outro no mercado . Isso permite que as companhias saibam sobre o sucesso que terão ou não no lançamento do novo produto e usem as opiniões de seus clientes como um guia que as levem um passo à frente da concorrência.

Saiba também sobre pesquisa de Análise Conjunta (Conjoint Analysis).

 

3. Pesquisa de entrada, exploratória

Essas pesquisas de opinião são feitas antes dos participantes conhecerem um produto. Basicamente, essa pesquisa ajuda os empresários a conhecerem melhor os seus clientes. Embora, é claro, que deve ser mencionado que existe sempre a possibilidade de um cliente mudar de ideia.

 

pesquisas de opinião4. Pesquisa de acompanhamento

Esse tipo de pesquisa de opinião permite que as empresas acompanhem a opinião dos consumidores regularmente. Pesquisas de acompanhamento e de pós venda ajudam as empresas a perceber qualquer progresso ou mudança que exista na opinião pública em relação ao negócio, a medida que vão analisando a experiência dos clientes

5. Pesquisas específicas

Existem modelos de pesquisas com tipos de perguntas exclusivas para a coleta e a análise de dados e específicos. Compartilho alguns exemplos:

  • Pesquisa de satisfação: A boa experiência do cliente é fundamental para o sucesso de uma marca. Pesquisa sua opinião quanto ao produto ou serviço oferecido, saiba se foram bem atendidos e se comprariam novamente, enfim, qual o comprometimento que eles têm com a empresa.
  • Pesquisa eleitoral: Acredite, esses tipos de pesquisas de opinião têm a capacidade de prever o resultado de uma eleição. Também servem como uma guia para jornalistas, analistas e os próprios cidadãos, para aprender sobre o impacto das propostas e plano de trabalho de um candidato.
  • Pesquisa de clima de trabalho: O bom empregador sabe que o empregado é a estrela do negócio. Com esse tipo de pesquisa de opinião, é possível medir o grau de satisfação e conforto dos funcionários de uma empresa ou organização, voltando a atenção às necessidades dos trabalhadores.
  • Pesquisa salarial: Melhor maneira de descobrir o que outras organizações pagam por posições específicas ou categorias de emprego, incluindo salário e benefícios.

 

Características da uma Pesquisa de Opinião

Uma pesquisa de opinião tem as seguintes características:

  • São a voz do público.
  • Por ser um método de coleta aleatória e com uma análise de dados superficial, ou mais complexa com foco em análise de dados qualitativos ou dados quantitativos.
  • Em alguns casos são interativas, com tipos de perguntas aplicadas, imagens e de possível carácter divertido ou simplesmente um questionário mais simples e direto.
  • Se pode coletar informações por pesquisas online e também pesquisas offline, por telefone, por comentários nas redes sociais, etc.

 

Diferenças entre pesquisas de opinião e enquete

Uma enquete geralmente consiste em uma única pergunta e pode ser concluída em segundos.

Uma pesquisa de opinião exige um pouco mais de tempo dos participantes. Pode haver poucas ou muitas questões envolvidas, mas elas definitivamente exigirão mais reflexão ou mais dedicação em perguntas abertas.

O mesmo se aplica àqueles que verão e analisaram os resultados da sua pesquisa. As pesquisas de opinião geralmente precisam de uma análise de dados mais aprofundada. 

As pesquisas são cada vez mais usadas para coletar dados e opiniões sobre uma ampla variedade de tópicos. A informação que as organizações buscam tem a ver com:

  1. Quais são os desejos e necessidades do público?
  2. O que as pessoas estão pensando?
  3. O que diz respeito ao público?
  4. Quais são as opiniões das pessoas sobre os problemas atuais?
  5. Quais são as diferenças de opinião entre pessoas em diferentes áreas geográficas do país, entre grupos políticos, entre grupos que representam diferentes níveis sociais e econômicos, etc.

 

6 dicas para criar sua pesquisa de opinião

 

pesquisas de opinião

  1. Crie boas perguntas – Use uma linguagem simples e direta para que o público entenda imediatamente a pergunta e não acabe desistindo no meio do caminho.
  2. Crie boas respostas – Dê opções de respostas que realmente possa representar todo o público. Algumas pessoas não se vendo representadas, podem dar uma opinião contrária à realidade e influenciar nos resultados reais.
  3. Tenha uma amostra que represente seu público – Você pode obter respondentes para sua pesquisa que representem sua persona. É muito importante definir bem sua amostra para representar corretamente o público alvo e obter dados coerentes. A QuestionPro tem amostras de respondentes qualificado para você aplicar seu projeto.
  4. Faça o respondente se sentir seguro – Isto fará com que o respondente expresse sua opinião com mais sinceridade e sem se deixar influenciar, proporcionando á sua pesquisa resultados mais reais.
  5. Não induza seu respondente – Crie perguntas e opções de respostas com técnicas que não influencia o voto dos respondentes.
  6. Analise com imparcialidade – Não tente interpretar resultados. A pesquisa de opinião fornece dados claros e diretos e você deve analisar com imparcialidade. Crie sua pesquisa com uma plataforma moderna e com a ajuda de profissionais.

 

Agora que você sabe tudo sobre pesquisas de opinião, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração