Como simplificar a análise de resultados para tomar decisões

Por que é importante realizar a análise de resultados para tomar decisões?

A tomada de decisão é a etapa decisiva na jornada de uma empresa que busca sucesso. Antes de tomar a decisão final e escolher o caminho mais eficaz para otimizar qualquer medida tomada no passado ou implementar novas ações, é preciso passar por um processo vital de coleta dados e análise de resultados. É esse processo de análise que proporcionará a tomada de decisão mais eficaz para o crescimento da empresa.

Para alcançar o objetivo final, que é a tomada de decisão sem basamento em “achismos”, é preciso seguir uma ordem natural e comprovadamente eficaz:

1º passo: coleta de dados através de pesquisas

2º passo: análise de resultados

3º passo: tomada de decisão

 

 

Como a análise de resultados beneficia a tomada de decisão?

Análise de resultados financeiros

  • Amplifica a visão econômica e permite comparar e identificar canais que geram mais lucro.
  • Ao identificar as fontes de matéria-prima e mão de obra, você passa a trabalhar apenas com as melhores e mais econômicas.
  • Economiza na folha de pagamento, mantendo o número necessário de funcionários e apenas os com maior rendimento.
  • Precifica seus produtos justamente.

 

Análise de resultados obtidos com os produtos e serviços oferecidos

  • Prioriza os produtos que geram mais lucro.
  • Compreende o nível de qualidade de seus produtos e serviços e melhora a experiência do cliente.

 

Análise de resultados de posicionamento no mercado

  • Aplica estratégias que atendem a demanda e suprem as necessidades do mercado.
  • Identifica seus maiores concorrentes e cria planos de ação eficazes para competir.
  • Investe apenas em campanhas de marketing e publicidade que geram resultados.

 

 

Como simplificar a análise de resultados para tomar boas decisões de negócio?

Boas decisões são fundamentadas em análises eficientes e um software de coleta de dados facilita esse processo para você, proporcionando a coleta massiva e organização automática desses dados em relatórios.

É mais fácil analisar os resultados em forma de gráficos, tabelas, nuvens de palavras, etc, e contar com a inteligência artificial para calcular, projetar, organizar e distribuir esses dados com segurança e sem a margem de erro que um processo manual possui. Você economiza em recursos como tempo, dinheiro e pessoal, ao mesmo tempo em que alcança melhores resultados.

 

Conhecer software de coleta de dados

 

 

Tipo de análise de resultados

  1. Análise descritiva: visa resumir uma grande quantidade de dados e registos para que possam ser compreendidos e possam ser tomadas ações que se ajustem aos objetivos da organização.
  2. Análise preditiva: é a aplicação de técnicas matemáticas ou estatísticas à informação da empresa. Desta forma, é possível prever o que poderá acontecer e tomar as medidas necessárias para resolver os problemas. À medida que a organização se consolida, esta ferramenta torna-se essencial.
  3. Análise prescritiva: é perfeito para estabelecer o caminho que a sua empresa pode seguir e prestar contas das ações que ajudam na tomada de decisões que beneficiam a organização.

>>> Saiba tudo sobre análise de dados.

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis