Análise de resultados para a tomada de decisões

A análise de dados coletados de uma pesquisa é o segundo passo do processo de investigação e é o que determina a tomada de decisões. Atualmente, é vital que as empresas utilizem este método, pois alarga a paisagem econômica e ajuda-as a melhorar os seus produtos e serviços e a estar ciente da concorrência.

Ao utilizar esta ferramenta, as empresas podem oferecer produtos de qualidade no momento certo e nas situações certas. A análise de resultados para a tomada de decisões ajuda a enriquecer os nossos produtos e a criar soluções focadas nas necessidades do negócio.


Como realizar a análise de resultados para a tomada de decisões

Ao iniciar o processo de análise de resultados para a tomada de decisões, é necessário:

  • Formação: É necessário aprender a teoria necessária que permita a tomada de decisões. Estes podem ser cursos, livros ou artigos.
  • Pergunte: não tenha medo de perguntar as coisas que não sabe. Precisa-se conhecer todos os detalhes dos dados que está a tratar.
  • Equipe: Os colaboradores precisam saber sobre a sua intenção. Desta forma, poderão compreender o objetivo da empresa e ajudar no processo de tomada de decisão.
  • Avaliação: Quando tiver os dados estabelecidos, pode começar a verificá-los. É preciso ser fiel a eles e não se deixar guiar pela intuição.

Veja mais sobre Dados Qualitativos e Dados Quantitativos.

 


Tipo de análise de resultados

Interpretar os dados obtidos não é uma tarefa fácil. Para resolver este problema, existem três tipos de análises que permitem que este processo seja levado a cabo eficazmente:

NPS-Key-Driver-Analysis

 

  1. Análise descritiva: Visa resumir uma grande quantidade de dados e registos para que possam ser compreendidos e possam ser tomadas ações que se ajustem aos objetivos da organização.
  2. Análise preditiva: É a aplicação de técnicas matemáticas ou estatísticas à informação da empresa. Desta forma, é possível prever o que poderá acontecer e tomar as medidas necessárias para resolver os problemas. À medida que a organização se consolida, esta ferramenta torna-se essencial.
  3. Análise prescritiva: Este último tipo de análise é perfeito para estabelecer o caminho que a sua empresa pode seguir e prestar contas das ações que ajudam na tomada de decisões que beneficiam a organização.

Saiba tudo sobre análise de dados.

 


Por que tudo isso é importante para a tomada de decisões?

Quando se tem uma empresa, ter acesso a informação de qualidade traz grandes benefícios durante a tomada de decisões, permite detectar quais são os pontos fracos que precisam ser melhorados e ter maiores oportunidades de lucro.

Quando você está disposto a agir com base na análise de dados, você está escolhendo o caminho certo para o desenvolvimento da sua organização. No entanto, é necessário implementar as soluções encontradas, caso contrário, se apenas recolher informação para a registar, o investimento seria inútil.

A análise dos dados permite antecipar possíveis situações. Isto é útil porque lhe permite conhecer os seus clientes e tomar uma decisão imediata com base em algum comportamento anterior.

No passado, os gestores confiaram na intuição para decidir a direção dos seus negócios. Agora, com a análise de dados para a tomada de decisões, podem experimentar produtos, serviços ou conhecer os benefícios que podem trazer ao investimento em novos negócios e responder às necessidades tanto das empresas como dos consumidores.


 

Agora que você sabe como é importante a análise de resultados para a tomada de decisão, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração