O que é análise prescritiva?

A análise prescritiva é responsável por encontrar uma solução entre uma diversidade de variantes; com o objetivo de otimizar recursos e aumentar a eficiência operacional. Essa ferramenta usa diferentes técnicas de simulação e otimização para indicar o caminho que realmente deve ser seguido.

O Google Analytics prevê o que acontecerá, quando ocorrerá e os motivos pelos quais ocorrerá. Seu trabalho é sintetizar automaticamente grandes dados, ciências matemáticas, regras de negócios e aprendizado automático para fazer previsões e sugerir opções que ajudam a decidir. Isso vai além da previsão de resultados futuros, pois também sugere ações para se beneficiar das previsões e mostra ao tomador de decisão as implicações de cada opção.

A análise prescritiva é baseada em:

  • Investigação de operações
  • Análise Preditiva
  • Técnicas matemáticas e estatísticas

Sua aplicação busca determinar as limitações de cada suposição com base no estudo de dados e na aplicação de algoritmos matemáticos e técnicas probabilísticas. Pode-se dizer que é um aprendizado que se adapta para obter o melhor resultado possível em todas as situações reais que devem ser enfrentadas.

Importância da análise prescritiva

Graças às informações obtidas através da análise prescritiva, é possível que as empresas tomem decisões futuras, tais como:

  • Calcular as vendas anteriores de um produto com a finalidade de determinar o número de substituições.
  • Conhecer a tendência dos clientes em determinados produtos para lançar campanhas de marketing, de acordo com as necessidades dos usuários.
  • Prever falhas no equipamento, o que prevê a manutenção no momento certo.
  • Conhecer os hábitos de compra e a pontualidade de pagamento dos clientes para determinar se é apropriado conceder um crédito.

Veja também: O que é análise descritiva?

É possível que algumas dessas decisões possam ser tomadas manualmente e corretamente. No entanto, as informações são maiores e mais complicadas, e os processos, embora mais complexos, precisam ser resolvidos com urgência.

A análise prescritiva tem benefícios como:

  • Otimização de processos, campanhas e estratégias.
  • Minimiza as necessidades de manutenção e as interliga para melhores condições.
  • Reduz os custos sem afetar o desempenho.
  • Aumenta a probabilidade de que as empresas abordem e planejem adequadamente o crescimento interno.

Método de pesquisa qualitativa – saiba as características que o distingue

Vantagens da análise preditiva nas indústrias

Os benefícios da análise prescritiva já se tornaram evidentes em vários campos, incluindo, entre outros, assistência médica, seguros, gerenciamento de riscos financeiros, bem como operações de vendas e marketing.

A análise prescritiva pode beneficiar o setor de saúde, pois ajuda a planejar estrategicamente os cuidados por meio do uso de análises; para aproveitar os dados operacionais e de uso combinados com dados de fatores externos. Como por exemplo, dados econômicos, tendências demográficas, saúde da população. Tem a finalidade de planejar com mais precisão os investimentos futuros de capital e o uso de equipamentos, entre outros.

Conheça um pouco mais sobre o método Futures Thinking

Outro benefício está no setor de energia e serviços públicos. O preço do gás dependem da oferta e demanda. Portanto, os produtores e as concessionárias de gás têm um grande interesse em prever os preços do gás com mais precisão; para que possam bloquear em termos favoráveis e, ao mesmo tempo, cobrir riscos negativos.

Conclusão

No comércio, a análise prescritiva ajuda a destacar as preferências do cliente para maximizar a probabilidade de uma venda. A análise prescritiva aprende com o histórico de transações anteriores, interações com clientes e as preferências selecionadas para prescrever interações ideais.

A análise prescritiva sugere opções que podem ser usadas para tomar decisões futuras e reduzir riscos. Essa ferramenta permite processar dados continuamente e melhorar as previsões para oferecer novas alternativas durante a tomada de decisões.

Também recomendamos:

Vantagens da análise conjunta

Saiba o que é amostragem voluntária e como usar esse método

Descubra o que é a metodologia Disc e as suas vantagens

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram