Método de pesquisa qualitativa – saiba as características que o distingue

O método de pesquisa qualitativa é um método ou processo de pesquisa que busca a compreensão profunda de um fenômeno dentro de seu ambiente natural.

A pesquisa qualitativa, diferentemente da pesquisa quantitativa, foca no “por que” em vez de “o quê” e basicamente se concentra na coleta de dados que não são numéricos. Baseia-se em métodos de coleta de dados mais focados na comunicação do que em procedimentos lógicos ou estatísticos.

As principais áreas de enfoque são indivíduos, sociedades e culturas. A suposição deste método de pesquisa concentra-se no fato de que o conhecimento é mais subjetivo do que objetivo. Nesse tipo de pesquisa, o pesquisador aprende com os participantes e tenta manter uma postura de neutralidade ao coletar dados deles.

Diferença entre o método de pesquisa qualitativa e quantitativa

Como explicado acima, esses dois métodos de pesquisa de mercado são baseados em diferentes ideologias. O método de pesquisa qualitativa é basicamente uma pesquisa não numérica e, por outro lado, a pesquisa quantitativa é completamente baseada em números. Mas isso não é tudo, há algumas diferenças claras entre esses dois métodos de pesquisa e, em seguida, vou nomear uma dessas diferenças:

Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa
A pesquisa qualitativa é principalmente de natureza exploratória. Este método de pesquisa é comumente usado para entender as opiniões e motivações dos participantes. A pesquisa quantitativa é usada para quantificar o problema gerando dados numéricos ou dados que podem ser transformados em informações estatísticas.
Este método de pesquisa fornece ideias e ajuda a desenvolver hipóteses. A pesquisa quantitativa usa dados mensuráveis para formular fatos e descobrir padrões na pesquisa.
Os métodos de coleta de dados qualitativos variam no uso de técnicas não estruturadas ou semiestruturadas. Os métodos de coleta de dados quantitativos são essencialmente baseados em números e estatísticas.
O tamanho da amostra é geralmente menor em uma pesquisa de mercado qualitativa, já que o método de coleta de dados é baseado na interação pessoal. O tamanho da amostra na pesquisa quantitativa é maior em comparação com a pesquisa quantitativa. Se utiliza como forma de coleta de dados as pesquisas on-line e as pesquisas móveis.

Conheça também: Como escolher a metodologia ideal entre pesquisa qualitativa ou quantitativa

4 características 

  • Ambiente natural: Aqueles que usam o método de pesquisa qualitativa geralmente coletam dados em ambientes naturais. Isto é, no lugar onde os participantes experimentam os problemas, por assim dizer. Esse método de pesquisa não altera a configuração natural da amostra, ao contrário, os pesquisadores desse tipo de pesquisa interagem cara a cara com os participantes ao longo do tempo, o tempo de duração da pesquisa. 
  • Múltiplos métodos: Geralmente, métodos diferentes são usados para coletar dados, como; entrevistas pessoalmente, observação, etc., em comparação com pesquisas quantitativas em que apenas uma fonte de dados é dependente. Os documentos são revisados e os dados coletados são organizados.
  • Raciocínio complexo: este método de investigação envolve um raciocínio complexo e uma análise mais profunda.
  • Foco no participante: No método de pesquisa qualitativa, o foco está em aprender o que o problema significa para o participante. Os significados que os participantes oferecem ao pesquisador (uma perspectiva e pontos de vista) são aqueles que são posteriormente convertidos em dados.

Não se esqueça que na QuestionPro temos as ferramentas necessárias para que você possa realizar pesquisas qualitativas, quantitativas ou ambas. Pergunte a nossos atendentes on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

A análise de tendências: saiba a importância de utilizá-la

Tipos de questionários: conheça os usos e características

O que é inteligência de mercado? Saiba e aplique!

7 vantagens de usar pesquisas

Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.