Conheça um pouco mais sobre o método Futures Thinking

Futures Thinking é uma metodologia responsável por conduzir uma análise informada das mudanças que ocorrerão no mundo nos próximos anos. Seu objetivo é examinar em profundidade as opiniões recebidas e encontrar as soluções que estão sendo criadas para o futuro.

Embora o futuro não possa ser previsto de maneira confiável, podemos estabelecer possíveis ações e perguntar à sociedade quais são as mais viáveis. Ter uma variedade de métodos nos permite definir opções e avaliar alternativas.

Vai além dos problemas imediatos. O governo e o setor privado concentram-se em ações como as seguintes eleições e desempenho trimestral. No entanto, o Futures Thinking ajuda a sociedade a lembrar que as habilidades e parâmetros existentes, mesmo que pareçam intransponíveis no curto prazo, podem ser alterados a longo prazo.

A metodologia Futures Thinking é usada para explorar a configuração da sociedade e do ambiente no futuro. Além disso, baseia-se nos seguintes ideais:

  • É provável que o mundo que vemos hoje não seja igual ao mundo do futuro.
  • O futuro não é fixo, pelo contrário, tem uma grande variedade de alternativas.
  • As pessoas são responsáveis por escolher essas alternativas.
  • Pequenas mudanças podem se tornar importantes ao longo do tempo.

Características do Futures Thinking

Geralmente, os especialistas encarregados de desenvolver cenários sobre o futuro levam em consideração os seguintes fatores:

  • Situação atual: o que acontece agora e por quê?
  • Tendências: Quais são as diferenças entre as situações atuais e as do passado? São boas mudanças? Quem se beneficia e quem não?
  • Verificadores: o que está causando as mudanças e por quê? Podem ser demográficos, globalização, mudanças climáticas, avanços em ciência e tecnologia, pobreza, religião, prioridades governamentais, valores, etc.
  • Possíveis futuros: o que pode acontecer no futuro?
  • Futuro provável: o que é mais provável que aconteça no futuro? Quais são as tendências que serão mantidas? Quais ações podem mudar essas tendências?
  • Curinga: Quais são os eventos que poderiam impactar grandemente no futuro?
  • Futuros preferidos: o que você quer que aconteça no futuro e por quê?

Cada um desses pontos pode ser explorado do ponto de vista pessoal, local, nacional e global. Dessa forma, a sociedade pode visualizar o panorama além de como isso os afeta individualmente e enfatizar o papel do contexto no pensamento futuro.

Importância do Futures Thinking

Futures Thinking é uma metodologia que deve ser incorporada à ciência e à educação para que os avanços tecnológicos tenham um impacto maior no futuro e uma maior percepção da sociedade seja obtida.

Com o Futures Thinking, a sociedade terá uma oportunidade maior de identificar e refletir sobre seus próprios valores. Ao dar-lhes a oportunidade de considerar múltiplos fatores na tomada de decisões, eles se preparam para enfrentar problemas complexos e se capacitam para prevenir, valorizar e trabalhar em direção a futuros alternativos.

O Futures Thinking procura abordar os problemas e aprofundar a dinâmica da mudança para alcançar um impacto nas pessoas e nas sociedades.

Processo do Futures Thinking

Realizar o processo de Pensamento Futuro requer seguir o seguinte padrão:

Fazer uma pergunta

É muito raro que o pensamento do futuro seja uma questão sem razão aparente. Na maioria dos casos, vem de uma preocupação com decisões estratégicas. Ao fazer a pergunta, é importante determinar o quanto você quer pensar. Dez anos à frente é um bom objetivo, mas quinze anos estão tão distantes que podem tornar o projeto irrelevante.

Revisar o mundo atual

Depois de estabelecer a questão básica e o tempo alvo, o que se segue é considerar os fatores que ajudarão a desenvolver essa questão. É necessário começar a coletar informações, as fontes de notícias específicas para o assunto. Web sites e organizações dedicadas a pensar sobre possibilidades futuras podem agregar valor.

Traçar as possibilidades

Ao realizar o trabalho de campo, devemos considerar que não há um futuro único, é muito mais produtivo pensar em uma variedade de resultados possíveis. Para isso, existem os arquétipos do futuro ou expectativas que nos permitem construir histórias específicas:

  • O futuro é o que espero
  • É melhor do que eu pensava
  • O futuro é pior do que eu pensava
  • É mais estranho do que eu pensava

Faça a seguinte pergunta

Ao ter os diferentes pontos levantados, é hora de retornar à pergunta básica. De que maneira se responderia? Alguma resposta pode levar a resultados positivos? Existem maneiras de minimizar os riscos? Neste caso, a próxima pergunta seria algo como: O que acontece então?

Pense nos resultados

Finalmente, devemos definir como se encontra a solução de hoje para o futuro, as opções necessárias para alcançar os resultados, a maneira de evitar o que não é desejado. Uma dica é entender que o futuro é nossa escolha, mas não é uma tarefa fácil, a prática ajuda a aperfeiçoá-lo.

Futures Thinking permite estimular o diálogo, expandir nossa compreensão e fortalecer a liderança. Com esse método, as pessoas poderão pensar no futuro e moldar situações importantes, como políticas, estratégicas ou qualquer outra que promovam um futuro desejável, ajudando a evitar problemas.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Recomendamos também:

Como calcular o valor da vida do cliente

Vantagens da inteligência artificial no E-commerce

Marketing, Antropologia e criação de comunidades

Você tem o hábito de escutar seu cliente?

Quais são as etapas da jornada do cliente ou customer journey?

Como fazer um mapa da experiência do cliente?