O que é posicionamento de marca?

Você sabe o que é posicionamento de marca? Sua empresa ainda não tem um? Então, está na hora de começar a pensar nisso. Afinal, a forma que uma empresa se posiciona no mercado é determinante na percepção dos clientes em relação à marca, na criação de comunidades e até na construção da identidade corporativa.

Por isso, o posicionamento de marca é considerado um dos elementos-base para tornar a empresa mais competitiva, rentável e atraente para os consumidores. Mas apesar da sua importância, muita gente ainda não entende o conceito, as vantagens e os elementos que influenciam na criação desse posicionamento.

Neste artigo você vai entender tudo isso e ainda vai conhecer alguns exemplos de marcas famosas lembradas pelo seu posicionamento forte e consistente.

 

 

O que é posicionamento de marca? Entenda o conceito!

A definição de posicionamento de marca varia conforme o autor. De forma geral, esse conceito é entendido como uma estratégia de comunicação e construção de imagem que tem por objetivo “ganhar a mente do cliente”

Isso significa que o posicionamento de marca ajuda a empresa a se diferenciar da concorrência, a ganhar visibilidade e reconhecimento dos clientes. Assim, a marca aumenta suas chances de se consolidar no mercado, se tornar referência no segmento e ganhar espaço no imaginário do público. 

Graças a esse posicionamento, empresas como Apple, Microsoft, Tesla, PayPal, entre outros exemplos, ganharam espaço e relevância no mercado.

Vale lembrar que não é necessário ter uma empresa de grande porte para começar a pensar em posicionamento, qualquer negócio pode ser beneficiado com o investimento nesse tipo de estratégia. 

 

 

Vantagens de investir no posicionamento de marca

Não importa o porte ou nicho de atuação do seu negócio. Qualquer empresa com um bom posicionamento de marca resulta em vantagens como: 

  • Aumenta o número de vendas contínuas;
  • Crescimento da visibilidade e reconhecimento da marca;
  • Melhora a competitividade da empresa;
  • Facilita a atração e fidelização de clientes;
  • Permite a construção da identidade corporativa;
  • Estreita a relação entre público e empresa;
  • Facilita a criação de comunidades;
  • Aumenta a margem de lucro da empresa.

 


Você também vai gostar do nosso artigo: Como criar um posicionamento de marca?

 

 

Fatores decisivos para criação do posicionamento de marca

O posicionamento de marca depende da criação de uma estratégia que envolve planejamento, análise e trabalho de diferentes aspectos da empresa. Dessa forma, é possível alinhar objetivos, valores e processos em torno de uma imagem verdadeira e consistente. Por isso, a construção desse posicionamento envolve diversos fatores, tais como:

  • Definição de público-alvo;
  • Construção de buyer personas;
  • Compreensão das dores do cliente;
  • Análise da concorrência;
  • Pesquisa de mercado;
  • Definição de valores e identidade da marca;
  • Identificação dos diferenciais da marca em relação a outras empresas;
  • Visão de longo prazo.

 

 

5 exemplos de posicionamento de marca para se inspirar

Embora possa parecer que a criação de posicionamento de marca é apenas uma tendência, é importante lembrar que essa estratégia já foi validada por diversas empresas. 

Muitas delas são bem famosas e com certeza podem te inspirar. Conheça alguns exemplos abaixo:

1- Havaianas

Considerado um dos maiores cases de sucesso em termos de posicionamento de marca no Brasil, as Havaianas conseguiram se reinventar e se tornar símbolo da moda brasileira. Seu reconhecimento é tão grande, que a comunidade online Havaianas conseguiu engajamento record de participantes.

Fundada em 1962, o foco da empresa sempre foi a praticidade, custo-benefício e durabilidade dos seus calçados, mas foi só a partir de 1994 que as Havaianas construíram a imagem conhecida até hoje. Após investir na produção de sandálias de várias cores e na construção de imagem de um sapato que pode ser usado até mesmo por celebridades, a marca expandiu seus negócios. 

Com o slogan “Havaianas: todo mundo usa, todo mundo quer”, seus produtos se tornaram itens de desejo no Brasil e no mundo, alcançando até mesmo pessoas da classe A e B.

 

2- Coca-Cola

A Coca-Cola é outra empresa que merece destaque quando o assunto é posicionamento de marca. 

Com mais de 125 anos de história, hoje, a gigante da indústria de alimentos e bebidas está presente em todos os continentes e em diversos países. 

E essa expansão não é resultado apenas das características de seus produtos. Ao longo de sua história, a empresa apostou em campanhas publicitárias como “Abra a Felicidade” e comerciais especiais de Natal para promover sentimentos de união, amizade, amor e felicidade. 

Com isso, ela incentivou e ainda incentiva seu público a compartilhar as bebidas da marca durante encontros e momentos especiais. 

Foi assim que surgiu o hábito de consumir suas bebidas durante diversas ocasiões, desde o lanche na pastelaria até a ceia de Natal.

 

3- Nubank

Conhecido por sua praticidade, tecnologia e identidade visual focada no “roxinho”, o Nubank construiu um posicionamento de marca único, que se tornou sinônimo de taxas baixas, crédito acessível e aplicativo financeiro moderno e intuitivo. 

Graças a essas características, a empresa conquistou uma legião de fãs e conseguiu construir seu caminho, que começou apenas com a oferta de um cartão de crédito com isenção de taxas e sem anuidade, para se tornar um banco digital.

 

 

4- Natura

A Natura é outra gigante brasileira que entra na lista de empresas com um posicionamento de marca que acompanha as mudanças de mercado e as transformações da empresa ao longo de sua história. 

Desde 1969, a Natura coleciona produtos que se tornaram referência no mercado brasileiro, como as linhas Mamãe Bebê, Chronos e Ekos. 

Além de associar seus produtos a datas especiais, como o Dia das Mães e o Natal, a Natura aposta no reforço dos laços afetivos, na humanização da marca e na valorização da riqueza natural do país.

 

5- Nike

A Nike é outro exemplo de empresa que soube se reinventar e reforçar seu posicionamento para acompanhar as mudanças de mercado e ganhar competitividade. 

Fundada em 1964 com o nome Blue Ribbon Sports, a marca só recebeu o nome “Nike” em 1971. Apesar disso, seu foco sempre foram materiais esportivos, como calçados e acessórios. 

Para promover seu crescimento, a empresa apostou no uso de inovações, diferentes plataformas de consumo, patrocínios de times e atletas e construção de campanhas e ações publicitárias de tirar o fôlego. 

Assim, ela conseguiu legitimar a qualidade de seus produtos e, ao mesmo tempo, reforçar que a prática de esporte e da atividade física não só beneficia o corpo, mas é capaz de mudar vidas e estreitar relacionamentos.

Com esses exemplos de posicionamento de marca, é possível perceber que nunca é tarde para mudar a trajetória do seu negócio e implementar melhorias para agregar valor na vida dos clientes.

Agora que você sabe o que é posicionamento de marca, se inspire nessas empresas e mude a história do seu negócio. E se precisar de ajuda, conte com a QuestionPro para realizar suas pesquisas online e conhecer melhor os seus clientes!

 

plataforma saas de pesquisa de mercado questionpro