Grupos focais – conheça suas vantagens e desvantagens

Os grupos focais são geralmente um grupo de 10 ou menos pessoas que se reúnem para discutir um determinado tópico, produto ou ideia. Normalmente, esses grupos recebem uma série de perguntas; ou são mencionados diferentes temas para que o grupo compartilhe suas opiniões, ideias e reações.

É provável que esses grupos também sejam solicitados para testar um novo produto ou reagir a um programa de televisão ou filme. Todas as respostas são consideradas e estudadas para medir a reação do mercado.

Grupos focais são usados na indústria da publicidade e na pesquisa de mercado; e são comumente utilizados ​​para medir o impacto potencial de um produto.

Vantagens dos grupos focais: medir facilmente a reação do cliente

Os grupos focais podem ser utilizados para medir a reação dos clientes em relação a um produto ou às estratégias de uma empresa.

Eles oferecem ideias imediatas para a melhoria de produtos ou conceitos de uma maneira particular; também ajudam a identificar os requisitos do consumidor final. Assim como também, outras necessidades que as empresas normalmente não empregam.

Além disso, os grupos focais oferecem informações sobre a posição da concorrência no ponto de vista do cliente e são ideais para obter opiniões sobre o design do produto, embalagem, preço e a mensagem que passa.

Recomendamos que você leia: Focus group ou pesquisas: qual deles usar?

Desvantagem: superficial

Em comparação com as entrevistas individuais, os grupos focais não são tão eficientes em termos de cobertura de um tópico específico. Comumente, quando se discute algo em um grupo focal, há pouca profundidade no assunto.

Uma desvantagem particular dos grupos focais é que existe a possibilidade de que os membros não expressem honestamente suas opiniões pessoais sobre o assunto, o produto ou a ideia. Existe uma alta probabilidade de que as pessoas que fazem parte do grupo focal não expressem seus pensamentos; especialmente se sua ideia for contra o conceito de outro membro.

Em comparação com os questionários e pesquisas, os grupos focais são muito mais caros para executar; uma vez que cada um dos membros é geralmente compensado com algum incentivo.

Moderadores

Os moderadores também podem ter um grande impacto no resultado de uma discussão do grupo. Estes podem até influenciar intencionalmente ou não nas ideias dos participantes, o que pode resultar em informações imprecisas.

Os moderadores também podem ter o poder de fazer com que os participantes cheguem a uma conclusão específica sobre uma ideia ou produto. Por medo de ser contra o moderador, ou mesmo por medo de desapontá-lo; também é provável que os participantes não compartilhem sua opinião verdadeira.

Leia também: Focus group – entenda do que se trata e como conduzi-lo

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Para complementar seu conhecimento sobre o tema deixo esses artigos:

Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

5 etapas para fazer um focus group

Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado

Como conduzir uma pesquisa quantitativa de mercado

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.