Focus group ou pesquisas: qual deles usar?

A pesquisa de mercado é considerada o elemento mais importante para o desenvolvimento de estratégias de marketing dentro de uma empresa ou organização, amplamente definido como um esforço organizado para reunir informações sobre as necessidades e desejos dos consumidores, tendências e claro, a competição, e embora haja muitas maneiras de fazer isso, as duas melhores opções são  focus group ou pesquisas online.

Dicas para escolher ferramenta de pesquisa qualitativa ou quantitativa certa para sua pesquisa de mercado

As empresas usam a pesquisa de mercado como um veículo para alcançar o sucesso, graças a isso, elas podem tomar as decisões que, quando aplicadas corretamente, geram um retorno sobre o investimento (ROI).

Os dois métodos mais populares de pesquisa de mercado são focus group ou pesquisas; ambos os métodos têm suas próprias vantagens e desvantagens.

Pesquisa de investigação:

As pesquisas são consideradas como o método mais rentável para fazer investigações, uma vez que fornecem dados quantificáveis ​​e fáceis de analisar. A única desvantagem considerável é que elas são menos pessoais e, por vezes, menos interativas (isso depende do questionário, algo que você pode evitar usando pesquisas on-line). Conheça como: Combinar pesquisa qualitativa e quantitativa

Focus group:

Os Focus group têm a vantagem de incentivar boas conversas, no entanto, são mais caras, mais lentas e fornecem dados qualitativos que são difíceis de analisar. 5 etapas para fazer um focus group

A confiabilidade é um fator chave na pesquisa de mercado para a tomada de decisões, independentemente do método usado, as empresas sempre desejarão garantir que as informações coletadas sejam informações precisas e confiáveis, a fim de fazer as alterações necessárias para alcançar campanhas bem-sucedidas.

Saiba também: Como conduzir uma pesquisa quantitativa de mercado

Então, qual deles focus group ou pesquisas é o mais confiável?

Vamos aprofundar um pouco mais nos dois métodos:

Pesquisa de pesquisa:

Pesquisadores de mercado usam a pesquisa para coletar o máximo de dados possível, eles só precisam ter um banco de dados com uma amostra representativa da população, o que lhes permite coletar dados quantitativos precisos. As pesquisas permitem que as empresas:

  • Obtenha respostas mais honestas,
  • Envie pesquisas simultaneamente,
  • Armazene dados que possam ser comparados com resultados de pesquisas futuras,
  • Pesquisa de pesquisa online

Focus group:

Pesquisadores de mercado usam focus group para coletar dados, esses grupos tendem a ser realizados com uma amostra muito menor em um ambiente de grupo, tudo é mais interativo. Enquanto os focus group são muito úteis para compartilhar idéias e expressar opiniões e atitudes que acabam produzindo dados qualitativos que devem ser interpretados. Estes são alguns fatores que você deve levar em conta:

  • Devido ao seu tamanho, os focus group não servem para tirar conclusões definitivas.
  • Eles são positivos para incentivar discussões abertas.
  • Eles são bons para destacar situações que não tínhamos levado em conta.

Focus group

Então, qual é o mais viável?
Se você estiver procurando gerar idéias ou quiser saber o que elas pensam sobre seus produtos ou serviços, os focus group são uma ótima opção, no entanto, quando se trata de coletar dados confiáveis ​​e precisos, as habilidades das  pesquisas são mais eficientes.

Com a pesquisa, você pode ter uma amostra maior, os respondentes tendem a responder de maneira mais rápida e honesta, os dados coletados são concretos e fáceis de analisar.

Veja também: Taxa de resposta – Dicas para melhorá-la em uma pesquisa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin.

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.