Pesquisa quantitativa de mercado: como conduzir uma de forma eficaz?

Dan Zarella, especialista em Marketing Viral, afirma que “Marketing sem pesquisa de mercado é como dirigir com os olhos fechados”. Nesta era da informação, a pesquisa quantitativa de mercado nos dá a base para saber como os hábitos e normas de compras e vendas mudaram.

A “informação” ou os “dados” hoje são mais valiosos do que ouro. As empresas crescem e diminuem diariamente, dependendo de sua capacidade de coletar e analisar dados e tomar decisões com base nos insights obtidos.

Hoje, qualquer cliente que tenha feito uma compra online, pode dizer o quanto as empresas estão focadas nos clientes. Existem muitos benefícios de uma estratégia de marketing centrada no cliente. Por isso, é importante conduzir uma pesquisa de mercado quantitativa e obter feedback dos consumidores.

Por exemplo

“Com base em sua experiência conosco, qual seria a probabilidade de nos recomendar a um amigo ou colega?  O Net Promoter Score mudou o jogo de negócios em todo o mundo. Com apenas uma pergunta, as empresas podem coletar dados reais de clientes reais e como seus feedbacks podem impactar positivamente os negócios.

Esta é apenas uma das centenas de questões quantitativas de pesquisa de mercado que ajudaram exponencialmente muitas organizações; incluindo organizações sem fins lucrativos, organizações de caridade, instituições educacionais, a tomarem decisões baseadas em dados reais.

As organizações dependem da análise de dados quantitativos para a avaliação estatística dos insights. Já que fornecem informações sistemáticas e detalhadas sobre o problema em questão ou o público-alvo. Esta técnica de pesquisa de mercado gira em torno de pesquisas, questionários e os dados coletados. São avaliados numericamente, estatisticamente e matematicamente para formar melhores estratégias e planos de marketing.

“Boas decisões nunca são baseadas em enigmas.”

Mas, antes de nos aprofundarmos nas etapas necessárias para realizar com sucesso a pesquisa de mercado quantitativa, vamos analisar algumas razões pelas quais é importante realizá-la.

Razões para realizar uma pesquisa

A pesquisa é o primeiro passo para conduzir uma campanha de marketing bem-sucedida. Seja para o lançamento de um produto ou para realizar uma análise estatística.

Leia também: Como definir metas e objetivos em uma Pesquisa de Marketing

Ao realizar uma pesquisa de mercado on-line quantitativa, você também pode obter ideias sobre atividades de marketing. Como por exemplo, atualizar o site, gerenciar páginas de redes sociais ou boletins informativos.

Com uma pesquisa de mercado quantitativa, você tem a resposta para perguntas como:

  • Quem está comprando meus produtos / serviços atualmente?
  • Por que não compram meu produto?
  • Como entrar em contato com meus clientes em potencial?

A pesquisa de mercado quantitativa começa com a criação de uma pesquisa, com seu design e distribuição. Depois que a pesquisa é enviada para as pessoas certas, uma coleta e análise dos dados obtidos deve ser feita para gerar insights.

Veja também: Como fazer pesquisa quantitativa?

O que é uma pesquisa quantitativa de mercado?

Como o nome indica, a pesquisa quantitativa de mercado se concentra na quantidade e na coleta de dados estruturados. Começou com técnicas cara-a-cara e hoje evoluiu para pesquisas on-line, como as que você pode realizar com o software QuestionPro. É comumente usado para capturar dados relacionados ao comportamento do consumidor, o tamanho do mercado, para identificar razões pelas quais um produto é comprado, etc.

5 etapas para criar uma pesquisa quantitativa de mercado

  1. Estabeleça uma meta: por que você quer fazer essa pesquisa de mercado? Você deve ter uma resposta clara a essa pergunta para que as etapas a seguir sejam executadas sem problemas. Eu recomendo que você leia: Processo de pesquisa de mercado – como projetar
  2. Ter um plano estabelecido: Cada passo deve ser traduzido em papel, como as ferramentas necessárias para realizar a pesquisa, o público-alvo, etc. Isso pode variar dependendo do projeto.
  3. Coletar dados: esse é o passo mais importante da pesquisa de mercado. Os dados são coletados principalmente por meio de três mídias: pesquisas on-line, entrevistas por telefone ou pesquisas por e-mail.
  4. Análise dos dados coletados: uma vez que os dados são coletados, é necessário analisá-los. Vários métodos de análise podem ser realizados, como análise SWOT, análise conjunta, análise TURF, para obter melhores resultados.
  5. Relatórios de pesquisa: um relatório deve ser criado com gráficos ou tabelas para que a pessoa responsável possa aplicar as mudanças necessárias.

Trabalhar com base na especulação não levará a nada. A pesquisa de mercado quantitativa oferece aos pesquisadores informações necessárias para que possam analisar o comportamento de seus clientes; e adaptar tudo para que a organização continue no caminho certo e com crescimento.

Como a pesquisa quantitativa de mercado funciona usando a QuestionPro?

A QuestionPro oferece perguntas padrão e avançadas que podem ser usadas para criar uma boa pesquisa . A pesquisa pode ser personalizada, e também deve incluir ramificações lógicas que o ajudarão a obter os insights necessários.

A distribuição de pesquisas usando os meios corretos é parte integrante da coleta de dados. Você pode chegar às pessoas que você deseja e recolher dados usando fontes como e-mails. Esses podem ser programados ou também através de códigos QR com nosso aplicativo móvel, pesquisas em seu site, etc.

Você pode acompanhar as atualizações em tempo real e saber quando seu cliente que iniciou a pesquisa, mas ainda não finalizou; ou aqueles que tenham concluído ou iniciado recentemente.

Conheça as diferentes técnicas

Usando técnicas como a Análise Conjunta, Análise SWOT, você pode obter uma sólida compreensão dos dados estatísticos recolhidos. As atualizações de análises são feitas em tempo real usando programas analíticos avançados.

Este método de pesquisa de mercado é utilizado para descobrir o que as pessoas pensam sobre um determinado produto e para obter resultados para as empresas tomarem decisões baseadas em dados.

Também recomendo ler: O que é Churn e como ele pode afetar a sua empresa?

Note que quando um novo produto é lançado ou quando as atualizações de produtos são feitas, você pode usar a pesquisa de mercado quantitativa para descobrir o que o público-alvo pensa sobre a mudança e se está adaptado às suas necessidades. Lembre-se de que estamos aqui para ajudá-lo a realizar sua pesquisa com sucesso.

Pergunte aos nossos consultores sobre nossa ferramenta on-line e peça uma demonstração para saber seus benefícios. Boa sorte com sua próxima investigação!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram