Fazer pesquisa quantitativa – uma estratégia eficaz para mensuração

Fazer pesquisa quantitativa é uma das metodologias que podem ajudar pequenas empresas a melhorar seus produtos e serviços, permitindo-lhes tomar decisões com base em dados e informações mesuráveis.

Além disso, fazer pesquisa quantitativa trata de pedir às pessoas suas opiniões de maneira estruturada para que você possa produzir dados concretos e estatísticos. Para obter resultados estatísticos confiáveis, é importante que você pesquise um grande número de pessoas e verifique se elas são uma amostra representativa do seu mercado-alvo.

Razões para fazer pesquisas quantitativa nas investigações de mercado

A pesquisa é um passo importante antes de executar muitas tarefas importantes do marketing. Como por exemplo, preparar um plano de marketing, fazer uma análise SWOT, desenvolver produtos, marcar, definir preços, etc.

E mais, a pesquisa de mercado também deve orientar sua estratégia de marketing on-line. Desde o design do seu site, boletins informativos, posicionamento SEO e redes sociais.

Pesquisas on-line são uma maneira de fazer pesquisa quantitativa de mercado. As perguntas da pesquisa devem ser cuidadosamente consideradas para que os resultados forneçam dados significativos. Não pergunte apenas se as pessoas conhecem o seu negócio, pergunte com que frequência visitam, que produtos compram e onde comprarão os mesmos produtos e porquê.

Formule as perguntas certas para fazer pesquisa quantitativa

A resposta para fazer pesquisa quantitativa estruturada, geralmente, vem da estrutura fechadas que elas têm. Isto é, os respondentes escolhem a partir de uma seleção específica de respostas e não podem qualificar ou desenvolver sua resposta.

Por exemplo, o proprietário de uma loja de jardim pode perguntar: “Quantas vezes você compra plantas e produtos de jardim?”, e os respondentes necessitam escolher entre cinco opções:

fazer pesquisa quantitativa

Um questionário semi-estruturado fará uma ou duas perguntas onde as respostas serão abertas. Verifique este exemplo de pesquisa.

Do mesmo modo, ao fazer a mesma pergunta a muitas pessoas, é possível criar uma imagem mais clara de como os clientes se comportam. Isto é, você também pode utilizar para fazer pesquisa quantitativa a comparação de subgrupos de clientes.

Ao administrar um café ou restaurante local, você provavelmente notará que está atendendo a muitos clientes diferentes. Todos com necessidades diferentes. Por exemplo, mães se juntando para um café, trabalhadores locais comprando sanduíche, até mesmo cozinheiros apaixonados à procura de ingredientes especiais.

Por isso, vale a pena usar pesquisas para coletar informações sobre seus clientes para que se possa analisar os resultados de cada grupo. Certifique-se de falar com uma boa quantidade de consumidores para ter uma imagem mais nítida.

Convido você a ler: 20 perguntas para uma pesquisa aos clientes

Do mesmo modo, se você repetir suas pesquisas periodicamente, poderá ver como as opiniões estão mudando e como suas novas iniciativas estão sendo recebidas. Tente que algumas perguntas sejam as mesmas para que você possa fazer comparações reais com pesquisas anteriores.

Pesquise seus clientes

A escolha de como realizar sua pesquisa é outra questão importante. Entrevistas funcionam bem se você precisar explicar algo ou mostrar um produto ao entrevistado.

Igualmente, as pesquisas por telefone também podem ser muito eficazes, mas pode ser difícil saber quando as pessoas têm um tempo limite para conversar. Se você enviar pesquisas por e-mail, talvez seja necessário oferecer um incentivo para convencer as pessoas a responderem.

Como deixar os usuários felizes em dar suas opiniões?

Um bom momento para pedir a um cliente para responder a uma pesquisa é quando você terminar de fazer um trabalho para eles. Uma pesquisa de satisfação do cliente dá aos clientes a oportunidade de apontar quaisquer objeções que possam ter e também elogiar um bom trabalho.

Pode ser uma boa maneira de obter depoimentos positivos para que você possa usar em seu marketing. Ao mesmo tempo, aproveite a oportunidade para coletar dados de contato e adicionar clientes à sua lista de e-mails para contatá-los mais tarde (certifique-se de obter a permissão deles).

O que a pesquisa quantitativa pode lhe dizer?

  • Se existe um mercado para seus produtos e serviços;
  • O que se sabe sobre o seu produto ou serviço;
  • Quantas pessoas estão interessadas em comprar seu produto ou serviço;
  • Que tipo de pessoas são seus melhores clientes;
  • Quais são os seus hábitos de compras;
  • Como as necessidades de seu mercado-alvo estão mudando.

Convido você a conhecer: Melhore a experiência do cliente com uma pesquisa NPS

Como analisar os resultados da pesquisa quantitativa?

A coleta de dados é apenas uma parte do trabalho de pesquisa. Você também precisa verificá-los e analisá-los. Com uma pesquisa complexa, essa pode ser uma tarefa especializada para poder extrapolar todos os resultados; e examinar os dados em profundidade para ver como os diferentes grupos responderam.

No entanto, uma pesquisa simples pode ser muito eficaz e reveladora. As pequenas empresas podem sempre se beneficiarem se pedir a opinião de seus clientes.

Por fim convido-vos a ler: Dicas para escolher ferramenta de pesquisa qualitativa ou quantitativa certa para sua pesquisa de mercado

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, LinkedinInstagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.