Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

Focus groups ou grupos focais continuam a ser um dos métodos mais utilizados para pesquisa, especialmente no que se refere à pesquisa qualitativa. Seu uso freqüente é geralmente dado pela simplicidade desta técnica que nos permite conhecer rapidamente o que nossos clientes pensam sobre o assunto de estudo em questão.

Esta metodologia deve ser realizada com precisão para alcançar os resultados desejados, este também terá de ter a participação ativa de seus membros, de modo que irá fornecer todas as informações, por exemplo, sobre o que os motivam à comprar os seus produtos, ou sobre seus gostos ou preferências sobre este ou aquele serviço ou marca.

Saiba mais como ter uma: Amostragem aleatória simples, um tipo de amostragem de probabilidade.

Focus groups: sessões dinâmicas = grupos participativos

Um ponto à considerar, se decidirmos fazer focus groups é a forma como será estruturado às sessões, para que não tenham participantes introvertidos e sem vontade de participar ou nos dar feedback. Você sempre tem que encontrar uma maneira de motivá-los e para nos dizer o que precisamos ouvir. Aqui tudo conta, desde o calor ou iluminação do lugar onde a sessão acontece, à seriedade da reunião, até os pontos que serão discutidos.

Melhore sua amostragem seguindo estas dicas

Assegurar que os participantes dos focus groups não vão se sentir desconfortáveis para se sentirem observados ou monitorados, todo o processo de pesquisa deve ser feito com a maior sutileza possível, para que eles possam se sentirem perfeitamente livre para compartilhar conosco o que eles pensam. Daí a importância de:

  • Começar criando um vínculo com os participantes,
  • Ser claro com as indicações,
  • Gentil e dar a eles a confiança para participar abertamente.

Convido você a ler este artigo: 5 etapas para fazer um focus group

Inovação nos focus groups

Como dissemos, os focus groups são uma das mais antigas e mais utilizadas técnicas de pesquisa de mercado, de modo que aqueles que o utilizam frequentemente buscam novos mecanismos para torná-lo mais atraente e funcional. Por exemplo, buscando o conforto dos participantes e buscando uma maior participação, algumas pessoas optam por realizar sessões de trabalhar, agradável aos olhos dos participantes, lugar mais ideal e muitas vezes relacionado com o tema de estudo. Isso para se sentir em um ambiente melhor e conseguir maior participação, além de motivar a imaginação de cada integrante que é objeto de estudo e assim melhorar sua experiência.

Eu recomendo que você leia também: Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Precisamos encontrar o melhor método de pesquisa e também inovar os existentes para surpreender aqueles que são objeto de estudo. Deixe-os saber com todos os detalhes que a sua opinião é relevante, e tenha sempre em mente que todos os dados qualitativos que nos dão nos ajudarão a tomar decisões em vários aspectos do nosso projeto.

Tenha em mente que se os participantes se sentirem observados, que seu comportamento é analisado, você pode não conseguir a abertura que deseja ou a sinceridade nas respostas. Crie novas dinâmicas, se atreva à experimentar, tudo à fim de causar participação espontânea deles e em troca recebam uma riqueza de informações de grande valor que certamente irá marcar o caminho à seguir para alcançar o sucesso.

Convido-os à dar uma atenção especial para os focus groups, sempre buscando também atender às necessidades de sua pesquisa, busque a inovação dessa técnica, por exemplo, métodos e modelos para às pesquisas on-line para capturar informações e dados à serem utilizados em seus projetos de pesquisa.

Em caso de dúvida confira este Artigo: Como fazer pesquisa quantitativa?

E também é importante saber se adaptar às diferentes necessidades de cada grupo de trabalho; Lembre-se de que somos todos diferentes, e é um verdadeiro desafio agradar à todos, mas, sem dúvida, a informação real compartilhada pelos participantes de um focus groups trará grandes benefícios.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.