Combinar pesquisa qualitativa e quantitativa – como fazê-lo na prática?

Atualmente, combinar pesquisa qualitativa e quantitativa, é umas das formas de conduzir pesquisas de mercado. Em muitos casos, uma metodologia de foco único não atenderá aos objetivos de uma organização. Pode haver pequenas operações especializadas em uma única disciplina (qualitativa ou quantitativa), no entanto, é muito improvável que funcionem completamente isoladas. Por isso, às vezes, é necessário combinar pesquisa qualitativa e quantitativa para buscar soluções de pesquisa abrangentes.

O desejo de obter resultados rapidamente para tomar decisões importantes pode, muitas vezes, resultar em uma abordagem de curto prazo ao projetar uma pesquisa, que quando concluída, oferece lacunas nos dados obtidos.

Características da pesquisa quantitativa

Alguns dos aspectos da pesquisa quantitativa são:

  • Resposta rápida;
  • Uso de um grande número de perguntas;
  • Tamanho da amostra sólida;
  • Os resultados são estatisticamente válidos para uso em um caso de negócios.

Usaremos como exemplo uma pesquisa de mercado sobre design de embalagens. O cliente tem 4 projetos possíveis para escolher. Portanto, uma pesquisa é ideal para entender de uma maneira simples e eficaz qual design o seu mercado-alvo prefere.

O que é necessário para combinar pesquisa qualitativa e quantitativa?

As opções são infinitas quando se trata de combinar metodologias quantitativas e qualitativas para criar um impacto no seu negócio. No entanto, a abordagem que você deseja realizar deve ser a que melhor se adapte às suas necessidades. Ou seja, a que seja ideal para cada projeto de pesquisa.

A melhor maneira de começar é determinando o resultado que você deseja obter. Em poucas palavras, o que você deseja saber? Você não precisa apenas analisar quais metodologias atenderão melhor às suas necessidades, mas qual a melhor maneira de implementá-las. Ambas metodologias podem ser executadas ao mesmo tempo e complementar os resultados de cada uma delas? Ou elas precisam ser executados em sequência para que se reforcem?

Convido você a ler: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas.

Execução paralela de pesquisa qualitativa e quantitativa

É usado em casos em que resultados estatísticos sólidos são desejados, juntamente com um raciocínio claro do motivo pelo qual esses resultados foram obtidos. Por exemplo, saboreando um novo alimento, dados quantitativos podem ser necessários para testar cegamente um novo produto. Um grupo aleatório de entrevistados também pode ser recrutado para participar de entrevistas; para entender completamente as razões por trás de suas escolhas no exercício de degustação.

Eu recomendo que você leia: A importância do contexto em um teste de produto.

Execução de pesquisas qualitativas e quantitativas de forma complementar

É usado quando uma disciplina é necessária para ajudar a projetar o projeto ou validar os resultados. O desenvolvimento de produtos é um exemplo importante disso. Desse modo, conduzir pesquisas qualitativas antes de projetar pode ajudar a entender as necessidades e desejos do mercado-alvo. Também pode auxiliar a projetar a pesquisa quantitativa usada para prever os possíveis níveis de penetração no mercado, fornecendo uma avaliação completa de como seu produto se compara com os principais concorrentes e uma compreensão  do que seu mercado-alvo pensa sobre ele. Esta é, sem dúvida, uma boa maneira de combinar pesquisa qualitativa e quantitativa.

Há casos em que as metodologias de uma única disciplina é a abordagem mais apropriada. No entanto, você deve sempre considerar a função que deseja que a pesquisa de mercado desempenhe em suas decisões de negócios. Iinvestir no design “certo” da pesquisa é primordial para um resultado bem-sucedido.

Por fim, deixo-lhe o seguinte artigo: Processo de pesquisa de mercado – como projetar

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram