O que é pesquisa de mercado? Por que é importante?

Você já se perguntou porque um grande número de empresas no Brasil abrem e fecham as suas portas em aproximadamente 2 anos? Obviamente existem várias razões mas este índice poderia ser muito menor se estas empresas adotassem uma pesquisa de mercado como caminho oficial para guiar seu planejamento e não ficar com ações baseadas em achismos ou sentimentos. Mas afinal o que é pesquisa de mercado e porque é tão importante?

Uma pesquisa de mercado fornece dados relevantes para criar uma plano sólido para sua empresa. Entenda mais…


O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é uma estratégia fundamental para os negócios. Um planejamento para a coleta de dados e geração de insights que lhe darão fundamentos para o processo de tomada de decisão. As pesquisas de mercado visam entender o que os consumidores precisam a partir do problema de pesquisa e quais dificuldades enfrentam para alcançá-lo, além de conhecer aspectos relacionados ao mercado em que você trabalha.

Uma pesquisa de mercado pode ser realizada com pesquisas quantitativas ou qualitativas, desde questionários simples até os mais complexos.

E não importa muito o tamanho de sua empresa. Realizar uma pesquisa de mercado é questão de sobrevivência no mundo tão competitivo em que estamos. Não obter dados para tomar as melhores decisões para seu negocio é a mesma coisa que dirigir um carro de olhos fechados. O risco de ir para a direção errada é enorme.


Por que fazer pesquisa de mercado?

Como você poderá tomar uma decisão importante para seu negócio sem dados? Sem informação? Fazer isso sem uma pesquisa de mercado é arriscado e se quiser sobreviver no mundo competitivo, planejar seus passos com respostas que lhe guiem para o caminho certo a seguir.

Um dos objetivo de uma pesquisa de mercado é entender o que os consumidores precisam e quais problemas eles possuem. Também é importante saber que as pesquisas de mercado são apenas o começo e o que realmente levará sua empresa ao sucesso serão as decisões que você irá tomar com os resultados obtidos. Para realizar pesquisas de mercado corretamente, você deve saber para onde deseja ir. Não se trata de fazer muitas perguntas e sem sentido, é necessária elaborar um plano completo e que responda seu problema de pesquisa.

Pense sobre…

Está abrindo seu negócio? Que tal realizar uma pesquisa de mercado para viabilizar sua idéia?

Descobriu um nicho de mercado inexplorado? Realmente inexplorado? Vale a pena? A pesquisa de mercado lhe ajudará a saber se vale a pena investir tempo e dinheiro neste nicho.

Possui um novo produto ou serviço ou campanha? Por que não fazer uma pesquisa com o mercado (seu público alvo) para ter insights se é realmente um produto ou serviço que irá se destacar no mercado ou se sua campanha realmente está bem desenhada para ter o sucesso que espera ter?

Melhora suas estratégias competitivas e processos internos? Que tal combinar a pesquisa de mercado com uma pesquisa de satisfação para ajudar a descobrir onde estão suas falhas e onde estão os acertos de seus concorrentes?

〉Veja também: Como fazer pesquisa de mercado de baixo orçamento para abrir seu negócio?


Vantagens da pesquisa de mercado

1) Pesquisas de mercado ajudam você a fazer uma análise de um produto/serviço específico e a conhecer as preferências dos cliente;

2) Você pode descobrir onde investir e qual é o potencial de compra de seus consumidores;

3) Comentários recebidos destes tipos de pesquisas podem contribuir para a comercialização do produto e a melhoria das características e de sua marca;

4) Pesquisas de mercado ajudam a coletar diretamente o feedback do público-alvo para entender suas expectativas e necessidades;

5) As pesquisas de mercado ajudam a criar campanhas de marketing eficazes, ajudando a determinar a categoria e as características dos produtos/serviços que o público-alvo aceitará ou mais se identificará;

6) Pesquisas de mercado facilitam identificar tendências de preços, requisitos de clientes, análises de concorrentes e outros detalhes semelhantes;

7) Através de uma pesquisa de mercado, você pode analisar os níveis de satisfação do cliente e obter dados sobre sua percepção do mercado;

8) Os dados coletados por meio de pesquisas de mercado são essenciais para a realização de grandes mudanças nos negócios, reduzindo o grau de risco envolvido na tomada de decisões comerciais importantes.


Importância da pesquisa de mercado

Entender a demanda e a cadeia de suprimentos do mercado-alvo: É mais provável que um produto seja bem-sucedido se for desenvolvido levando em consideração a demanda e o suprimento do mercado-alvo. Dessa maneira, os profissionais de marketing podem obter informações sobre as capacidades do mercado para absorver novos produtos e conceitos e desenvolver produtos e recursos focados no cliente.

Desenvolver planos de marketing bem pensados: O mundo é um mercado-alvo para uma organização, especialmente uma bem estabelecida. A obtenção de dados do mercado-alvo por meio de pesquisa abrangente de mercado por meio de pesquisas de mercado e segmentação pode ser uma fonte de criação de planos de marketing concretos a longo prazo.

Descobrir as expectativas e necessidades dos clientes: Todas as atividades de marketing giram em torno da aquisição dos clientes. Todas as pequenas e grandes organizações exigem pesquisas de mercado para coletar informações regularmente do seu público-alvo, usando ferramentas de satisfação do cliente, como a Net Promoter Score, Customer Effort Score, etc. As organizações podem analisar o feedback do cliente para medir sua experiência, satisfação, expectativas, etc.

Lançar novos produtos: as pesquisas de mercado nos ajudam a entender onde testar novos produtos ou serviços. A pesquisa de mercado fornece aos profissionais de marketing uma plataforma para analisar o alcance do sucesso dos próximos produtos e fazer mudanças na estratégia com base nas informações que eles recebem.

Obter informações sobre a demografia do cliente: a demografia do cliente está no centro de qualquer negócio, e as pesquisas de mercado podem ser usadas para obter detalhes complexos e delicados sobre a demografia do cliente, como raça, etnia ou renda familiar. Aqui estão alguns exemplos de perguntas de perfil demográfico para sua próxima pesquisa.

〉Veja também: Investigação de Mercado – Guia completo


Tipos de pesquisa de mercado

  • Pesquisa de mercado por segmentação
  • Pesquisa de mercado para explorar vários aspectos do mercado-alvo
  • Pesquisa de mercado para analisar o procedimento de compra
  • Pesquisa de mercado para estabelecer a personalidade do comprador
  • Pesquisa de mercado para medir a lealdade do cliente
  • Pesquisa de mercado para analisar uma nova característica ou conceito
  • Pesquisas de mercado para a análise da concorrência
  • Pesquisas de mercado para entender o impacto das atividades de vendas
  • Pesquisas de mercado para avaliar os preços de novos produtos/serviços
  • Pesquisa de mercado para avaliar o atendimento ao cliente

Quer entender e conhecer a fundo alguns dos tipos acima?

Conte com nosso time de especialistas para lhe ajudar a ter a melhor experiência conosco!

Agende uma demonstração virtual gratuita para compreender melhor como podemos lhe ajudar

>>> AGENDAR DEMONSTRAÇÃO <<<


Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas necessárias para realizar pesquisa e análise de mercado com eficiência e facilidade. Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Também lhe recomendamos:

O que é inteligência de mercado? Saiba e aplique!

Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

Frases de pesquisa de mercado para aplicar diariamente

Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado

Vantagens da pesquisa de mercado quantitativa

 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.