O que é pesquisa experimental?

Pesquisa experimental é qualquer pesquisa realizada com uma abordagem científica, onde um conjunto de variáveis ​​é mantido constante, enquanto o outro conjunto de variáveis ​​é medido como o assunto do experimento.

A pesquisa experimental é um dos principais métodos de pesquisa quantitativa. Leia também: Características da pesquisa quantitativa

O exemplo mais simples de uma investigação experimental é um teste de laboratório. Sempre que a pesquisa é realizada sob condições cientificamente aceitáveis, ela é qualificada como uma investigação experimental.

Uma verdadeira investigação experimental é considerada bem-sucedida somente quando o pesquisador confirma que uma mudança na variável dependente se deve à manipulação da variável independente.

É importante para uma investigação experimental estabelecer a causa e o efeito de um fenômeno, o que significa que deve ficar claro que os efeitos observados em um experimento são devidos à causa. Saiba também: O que é pesquisa exploratória?

É claro, pode ser que os eventos que ocorrem sejam confusos e não permitam que os pesquisadores tirem conclusões facilmente.

Por exemplo, um estudante de cardiologia realiza pesquisas para entender o efeito dos alimentos no colesterol e verifica-se que a maioria dos pacientes com problemas cardíacos não são vegetarianos ou têm diabetes, é porque comem carne (suponha). Este último pode ser um aspecto (causa) que pode causar um ataque cardíaco (efeito).

Quando realizar investigação experimental?

  • O tempo é um fator vital para estabelecer uma relação entre causa e efeito.
  • Há um comportamento invariável entre causa e efeito.
  • Eminentemente a relação de causa e efeito é por conveniência. Veja: Como conduzir uma pesquisa quantitativa de mercado

Tipos de desenho de uma investigação experimental

Existem três tipos principais de projetos de pesquisa experimental:

  • Design pré-experimental.
  • Verdadeiro projeto experimental.
  • Projeto quase experimental.

Os diferentes tipos de projeto de pesquisa experimental baseiam-se na maneira como o pesquisador classifica os sujeitos.

Faça uma pesquisa do zero

Projeto pré-experimental

Essa é a forma mais simples de projeto de pesquisa experimental. Um grupo, ou vários grupos de pessoas, são mantidos sob observação após fatores com causa e efeito serem considerados. Em geral, é realizado para entender se é necessário realizar mais pesquisas sobre os grupos-alvo. Eu convido você a ler: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

A pesquisa pré-experimental é dividida em três tipos:

  • Projeto de pesquisa de uma instância.
  • Projeto de pesquisa de um grupo.
  • Comparação de dois grupos estáticos.

Projeto de pesquisa experimental verdadeiro

Este desenho é a forma mais acurada de desenho de pesquisa experimental, já que se baseia em análises estatísticas para provar ou refutar uma hipótese. É o único tipo de planejamento experimental que pode estabelecer uma relação de causa e efeito dentro de um ou vários grupos. Nesse design, há três fatores que devem ser considerados:

  • Grupos: grupo controle e grupo experimental.
  • Variável: que pode ser manipulada pelo pesquisador.
  • Distribuição: aleatória.

Este método de pesquisa experimental é comumente implementado nas ciências físicas.

Design quase experimental

A palavra “quase” indica semelhança; um projeto de pesquisa quase-experimental é semelhante à pesquisa experimental, eles são quase os mesmos a diferença entre os dois é a atribuição de um grupo de controle.

Neste projeto de pesquisa, uma variável independente é manipulada, mas os participantes de um grupo não são aleatoriamente designados. A variável independente é manipulada antes de calcular a variável dependente e, portanto, o problema da direcionalidade é eliminado.

Quase-pesquisa é usada em configurações de campo onde a atribuição aleatória é irrelevante ou não é necessária.

Finalmente, convido-vos a ler: Tipos de dados que podem ser obtidos a partir de sua pesquisa de mercado

Vantagens da pesquisa experimental

  • Os pesquisadores têm um controle mais forte sobre as variáveis ​​para obter os resultados desejados.
  • O assunto ou indústria não é um critério para pesquisa experimental porque qualquer indústria pode implementá-lo para fins de pesquisa.
  • Os resultados são extremamente específicos.
  • A causa e o efeito de uma hipótese podem levar os pesquisadores a analisar mais detalhes.
  • Pesquisas experimentais podem ser usadas em associação com outros métodos de pesquisa.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Leia também:

O que é uma pesquisa não experimental?

Amostragem deliberada, crítica ou experimental

Modelo representativo para uma investigação eficaz

O que é pesquisa de negócios?

 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.