Desenho de pesquisa e tipos que existem

O desenho da pesquisa é definido como os métodos e técnicas escolhidos por um pesquisador para combiná-los de maneira razoavelmente lógica, para que o problema de pesquisa seja tratado eficientemente.

É um guia sobre “como” realizar um desenho de pesquisa usando uma metodologia específica. Cada pesquisador tem uma lista de questões de pesquisa que precisam ser avaliadas, isso pode ser feito com o design de pesquisa de mercado.

O esboço de como a pesquisa deve ser realizada pode ser preparado usando o design da pesquisa. Portanto, um estudo de mercado será realizado com base no desenho da pesquisa. Veja também: Pesquisas de opinião, o que são e quando usá-las

Por que fazer um desenho de pesquisa?

O desenho de um tópico de pesquisa é usado para explicar o tipo de pesquisa (pesquisa experimental, pesquisas correlacionais, pesquisa semi-experimental) e também seu subtipo (delineamento experimental, problema de pesquisa, estudo de caso descritivo).

Existem três etapas principais do desenho da pesquisa: coleta, medição e análise de dados.

O tipo de problema de pesquisa que uma organização enfrenta determinará o desenho da pesquisa e não o contrário. As variáveis, ferramentas projetadas para coletar informações, como as ferramentas serão usadas para coletar e analisar os dados e outros fatores, são decididas no projeto de pesquisa com base em uma técnica. Também: Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Um projeto de pesquisa impressionante geralmente cria um viés mínimo nos dados e aumenta a confiança nas informações coletadas e analisadas. O projeto de pesquisa que produz a menor margem de erro na pesquisa experimental pode ser considerado o melhor.

Elementos de um desenho de pesquisa

Os elementos essenciais do desenho da pesquisa são:

  • Declaração do objetivo preciso do desenho da pesquisa.
  • Técnicas a serem implementadas para coleta de dados para pesquisa.
  • Método aplicado para a análise dos dados coletados.
  • Tipo de metodologia de pesquisa.
  • Prováveis ​​objeções à investigação.
  • Ambientes para o estudo de pesquisa.
  • Timeline.
  • Medição da análise

Características do desenho da pesquisa

Existem quatro características principais no design da pesquisa:

Neutralidade: Os resultados projetados no desenho da pesquisa devem ser livres de vieses e ser neutros. Compreender as opiniões sobre os escores finais avaliados e as conclusões de múltiplos indivíduos e considerar aqueles que concordam com os resultados obtidos.

Confiabilidade: Se uma investigação é conduzida regularmente, o pesquisador envolvido espera que resultados semelhantes sejam calculados a cada vez. O desenho da pesquisa deve indicar como as questões de pesquisa podem ser formadas para garantir o padrão dos resultados obtidos e isso só pode ocorrer quando o desenho da pesquisa é confiável.

Validade: Existem várias ferramentas de medição disponíveis para o projeto de pesquisa, mas ferramentas de medição válidas são aquelas que ajudam o pesquisador a medir os resultados de acordo com o objetivo da pesquisa e nada mais. O questionário desenvolvido a partir deste desenho de pesquisa será então válido.

Generalização: O resultado do desenho da pesquisa deve ser aplicável a uma população e não apenas a uma amostra restrita. A generalização é uma das principais características do design de pesquisa. Leia também: Três chaves para alcançar pesquisas móveis eficazes

Tipos de desenho de pesquisa

Um pesquisador deve ter uma compreensão clara dos vários tipos de projeto de pesquisa para selecionar qual a implementar para o estudo. O desenho da pesquisa pode ser amplamente classificado em desenho de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Projeto de Pesquisa qualitativa: a pesquisa qualitativa é realizada nos casos em que a relação entre os dados e observações coletadas com base em cálculos matemáticos está estabelecida. Teorias relacionadas a um fenômeno natural podem ser testadas ou refutadas usando cálculos matemáticos. Pesquisadores confiam no desenho qualitativo da pesquisa onde espera-se que seja completado.

“Por que” há uma teoria em particular junto com “o que” os respondentes têm a dizer sobre isso.

Projeto de Pesquisa Quantitativa: A pesquisa quantitativa é realizada em casos em que é importante que um pesquisador tem conclusões estatísticas para reunir informações acionáveis. Os números fornecem uma perspectiva melhor para tomar decisões de negócios importantes. O projeto de pesquisa quantitativa é vital para o crescimento de qualquer organização que quaisquer conclusões com base em números e análises irá revelar-se eficaz para o negócio.

Além disso, o desenho da pesquisa pode ser dividido em cinco tipos.

Desenho de Pesquisa Descritiva: Em um desenho de pesquisa descritiva, um pesquisador está interessado apenas em descrever a situação ou caso sob sua pesquisa. É um projeto de pesquisa baseado na teoria que é criada através da coleta, análise e apresentação dos dados coletados. Ao implementar um projeto de pesquisa em profundidade como este, um pesquisador pode fornecer informações sobre o porquê e o como da pesquisa.

Projeto experimental de pesquisa: O design da pesquisa experimental é usado para estabelecer uma relação entre a causa e o efeito de uma situação. É um desenho de pesquisa onde o efeito causado pela variável independente sobre a variável dependente é observado.

Por exemplo, o efeito de uma variável independente é monitorado como o preço de uma variável dependente, como a satisfação do cliente ou a fidelidade à marca. É um método de design de pesquisa muito prático, pois contribui para a resolução de um problema. As variáveis ​​independentes são manipuladas para monitorar a alteração na variável dependente. É frequentemente utilizado nas ciências sociais para observar o comportamento humano, analisando dois grupos, o afeto de um grupo no outro. Veja também: 7 dicas preciosas para criar Insights com Pesquisas

Desenho de pesquisa correlacional: A pesquisa correlacional é uma técnica de projeto de pesquisa não experimental que ajuda os pesquisadores a estabelecer uma relação entre duas variáveis ​​intimamente relacionadas. Dois grupos diferentes são necessários para realizar este método de design de pesquisa. Não há suposições ao avaliar uma relação entre duas variáveis ​​diferentes e técnicas de análise estatística são usadas para calcular a relação entre elas.
A correlação entre duas variáveis ​​é concluída por um coeficiente de correlação, cujo valor oscila entre -1 e +1. Se o coeficiente de correlação é para +1, indica uma relação positiva entre as variáveis ​​e -1 indica uma relação negativa entre as duas variáveis.

Projeto de pesquisa diagnóstica: No projeto de pesquisa diagnóstica, um pesquisador está inclinado a avaliar a causa raiz de um tópico específico. Neste método de projeto de pesquisa, os elementos que contribuem para uma situação problemática são avaliados, e existem três partes no desenho da investigação diagnóstica:

  1. Início do problema.
  2. Diagnóstico.
  3. Solução

Concepção de pesquisa explicativa: Aqui as idéias e pensamentos do pesquisador são fundamentais, pois dependem principalmente de sua inclinação pessoal em um determinado tópico. Uma explicação dos aspectos não explorados de um tópico é fornecida junto com detalhes sobre o que, como e por que eles se relacionam com as questões de pesquisa.

Você já decidiu qual projeto de pesquisa você precisa?

Por último convido você a ler: O que é amostragem consecutiva?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Bottom Signup

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.