Análise de dados para o crescimento do seu negócio

Não é segredo que a análise de dados pode revelar-se extremamente valiosa para empresas de todas as formas e tamanhos. Pesquisas recentes revelaram que quase 46% dos vendedores enfrentam grandes dificuldades ao tentar acessar a análise e dados compatíveis para ter uma vantagem sobre a concorrência.

Infelizmente, ter acesso a tecnologias capazes de analisar uma grande quantidade de dados em pouco tempo é muito difícil. Embora muitas empresas tenham os meios para registrar grandes quantidades de dados, elas simplesmente não conseguem analisar e processar essas informações de maneira eficaz. Então, o que as empresas podem fazer para que, ao fazer a análise de dados, obtenham informações melhores que atraiam clientes e impulsionem as vendas?

Análise de dados e Big Data

A chave para usar big data é entender o que ela pode ajudar sua empresa a alcançar. Embora o big data seja frequentemente associado ao marketing e ao comércio eletrônico, seria um erro pensar que os dados são limitados a esses pequenos setores. As empresas de todos os setores podem se beneficiar desses dados de várias maneiras, com uma análise apropriada que permite se destacar da concorrência. Tais práticas também podem ser usadas para detectar possíveis erros antes que eles ocorram, ou para evitar fraudes, particularmente no setor financeiro.

As empresas de e-commerce usam os dados para avaliar cuidadosamente, por exemplo, o comportamento de navegação de seus usuários. Essas empresas entendem melhor seus compradores, seus hábitos e necessidades. Essa informação é então usada para garantir que a empresa maximize seus lucros. Os dados também dão à empresa a capacidade de mostrar produtos que certos usuários teriam mais chance de pedir e comprar.

Saiba mais sobre: 5 maneiras de complementar o big data

Análise de dados para a tomada de decisão

As empresas que usam análise de dados para tomar decisões são mais produtivas e têm maior lucratividade do que as concorrentes que não fazem.

Antes de uma empresa começar a coletar uma grande quantidade de dados, é importante que ela formule um plano e um objetivo a longo prazo. Armazenar dados pode ser caro e analisar informações pode ser ainda mais. Portanto, é importante fazer uma análise estratégica e identificar antecipadamente qual é a finalidade dos dados. O que você quer alcançar com a informação? Você pretende saber mais sobre seus clientes ou está tomando medidas preventivas para evitar comportamentos fraudulentos? Depois de estabelecer o objetivo dos dados, as seis etapas a seguir devem ajudá-lo a usar os dados para atender às necessidades de sua empresa.

Uso de novas tecnologias em pesquisa de mercado

1 Colete seus dados

Agora, você precisa determinar exatamente como sua empresa pretende coletar os dados do consumidor. As possibilidades são quase infinitas. Algumas empresas dependem de dados de mídia social, como Facebook e Twitter. Se você vende mercadorias e serviços on-line, coletar essas informações de suas transações pode ser muito útil. Outra opção é fazer pesquisa de mercado por meio de pesquisas on-line e aprender mais sobre as necessidades de seus clientes.

2 Avalie a relevância e confiabilidade dos dados

Em seguida, você precisa determinar o valor real dos seus dados. Como as informações foram coletadas? Se você não coletá-las corretamente, elas podem ser inúteis.

Portanto, é essencial que você analise a precisão de suas informações antes de gastar uma grande quantia em dinheiro na análise de dados. Isso ajudará você a determinar se os dados conterão informações valiosas. Se não, colete os dados com mais precisão antes de continuar. Veja também: Quais são as etapas da jornada do cliente ou customer journey?

3 Obtenha melhores informações

A maioria das empresas armazena uma quantidade suficiente de dados regularmente. Para obter melhores informações, você deve primeiro fazer uma série de perguntas:

  • Quanto você sabe sobre os dados e processos de coleta de sua empresa?
  • Com que frequência as informações são atualizadas e onde são armazenadas?
  • A informação é analisada periodicamente?
  • Existe alguma preocupação sobre a confidencialidade ou segurança das informações armazenadas?

Ter a resposta a essas perguntas proporcionará uma vantagem e um melhor entendimento das práticas atuais da sua empresa, incluindo a conformidade com as leis locais e internacionais. Além disso, verifique com a equipe ou pessoa responsável pela análise dos dados da sua empresa.

Leia também: O que é análise prescritiva?

4 Capacidades internas

Acredite ou não, armazenar e analisar dados grandes pode ser um processo enorme e caro. Grande habilidade e experiência são necessárias para analisar efetivamente as informações e usar o software apropriado. Muitas empresas não conseguiram incluir analistas de dados em suas equipes e isso os coloca um passo atrás de sua concorrência.

Para aproveitar ao máximo seus dados, é importante correlacionar de perto a análise de dados e a tecnologia. Evite separá-los! Em vez disso, tente expandir seus recursos em ambos os setores. Os investimentos em infra-estrutura de computadores devem ser os mesmos das tecnologias de análise de dados e vice-versa.

5 Exibição de dados

Depois de aprender a coletar dados precisos, é hora de obter ideias ou conhecimento das informações. A visualização é um aspecto fundamental desse processo, pois oferece a capacidade de representar informações de maneira mais compreensível.

É muito provável que sua equipe tenha alguns membros que se sintam desconfortáveis com os números. Portanto, para garantir que seus dados sejam usados com eficiência, você precisa apresentar as informações de maneira visualmente atraente.

Transforme seus dados em gráficos e tabelas. Isso é altamente recomendado. Os gráficos são fáceis de entender e ajudam a garantir que cada membro de sua equipe esteja envolvido.

Conheça também: Qual é o modelo de escolha discreta?

6 Transforme ideias em ações

Ter acesso a big data e poder analisar os dados não o beneficiará se você não transformar esses esforços em ações bem-sucedidas. Honestamente, obter as ferramentas necessárias para analisar os dados é simplesmente um passo na direção certa. Se o objetivo final é aumentar a segurança ou aumentar os lucros, é importante que você descubra como converter o conhecimento adquirido em ações efetivas.

O CEO deve estar disposto a estabelecer um plano de marketing baseado em ideias ou conhecimento. Além disso, as ideias do consumidor devem ser incorporadas a cada etapa da tomada de decisões em todos os níveis. Seja estabelecendo uma nova estratégia de publicidade ou outros aspectos, é importante garantir que as ideias sejam incluídas na equação. Aprenda a usar essas informações corretamente e sua empresa irá se beneficiar muito.

Sem dúvida, a análise de dados ajuda a aumentar o conhecimento que temos dos clientes e a implementar processos de tomada de decisão mais eficientes. Todas as empresas podem se beneficiar muito envolvendo-se na prática de coleta e análise de dados. Usando as informações fornecidas, você pode criar uma estratégia de vendas e marketing para sua própria empresa. A chave é saber exatamente o que você deseja alcançar com seus dados.

Também recomendamos: Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.