Problema de pesquisa: saiba como definir o seu objetivo

Levantar um problema de pesquisa pode ser um processo complicado até mesmo para um pesquisador bastante experiente. Por isso, neste artigo, explicamos como concluir essa tarefa árdua no exercício de pesquisa.

Lembre-se que a abordagem de um problema de pesquisa é a base de qualquer estudo ou projeto de pesquisa de mercado, portanto, sem uma declaração clara do objeto de estudo, o projeto pode ser perdido em um mar de ideias e estar longe da sua hipótese original.

Vários pesquisadores propuseram metodologias ou fórmulas que podem facilitar o objetivo da pesquisa. Tenha em mente que estes podem variar entre os autores, mas existem cinco etapas básicas que você deve examinar no momento de iniciar. No final, você encontrará e entenderá que a abordagem do problema delimita e conduz o desenvolvimento de uma investigação.

Como definir um problema de pesquisa?

O processo é o seguinte:

     1. Identifique o problema de pesquisa que você deseja investigar:

Para identificar o problema de pesquisa a ser investigado, deve haver um tópico que chame ou desperte o interesse do pesquisador. Esses tópicos surgem dos desconhecidos ou das perguntas que você deseja conhecer. Recomendamos que você explore entre os tópicos que  tem mais conhecimento ou aqueles que mais gosta, você verá que não é tão complicado quanto parece. 

Leia também: 10 mitos da investigação de mercado

    2. Delimite o objeto no espaço geográfico:

A delimitação espacial e geográfica é necessária, pois ajudará a concentrar a investigação em um determinado espaço ou localização geográfica. Não é o mesmo falar de elefantes na África e na Índia. As condições e características mudam de espaço para espaço, além de delimitarem a investigação.

Saiba também como Combinar pesquisa qualitativa e quantitativa

     3. Delimita o espaço temporário:

A delimitação do tempo desempenha um papel importante porque estabelece o espaço temporal no qual você investigará. Sua função é muito semelhante ao passo anterior.

     4. Defina e investigue o problema:

Antes de chegar a etapa final, é necessário fazer uma pequena revisão do plano de fundo do tópico, as teorias ou correntes. Isso para entender um pouco mais sobre o assunto e mergulhar no último estágio.

Leia também: O que é pesquisa exploratória?

     5. Formulação do problema:

Neste ponto, podemos deduzir que já foi resolvido. Você pode elaborar o problema de pesquisa na forma de uma pergunta, por exemplo, quais são os fatores que afetam o desempenho acadêmico dos alunos do primeiro semestre da USP no período de 2010 – 2015 ?.

O problema de pesquisa é a base de todo o processo científico, é algo que precisa ser explicado. Para estabelecer e projetar um processo de pesquisa de mercado, é necessário ser claro, concreto e delimitar o espaço onde ele é desenvolvido.

Sucesso no projeto que você empreende!

Também recomendamos

Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

Pesquisa de mercado e análise de mercado Qual é a diferença?

5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.