Problema de pesquisa: Tudo o que você precisa saber

Um problema de pesquisa é definido como uma área de preocupação que requer uma compreensão significativa de um tópico específico, uma condição, uma contradição ou uma dificuldade. O que é então um problema de pesquisa? Um problema de pesquisa significa encontrar respostas às perguntas ou reforçar os resultados existentes para atenuar o défice de conhecimentos com vista à resolução de problemas.

Qual é o objetivo de uma declaração de um problema de pesquisa?

Uma declaração de problema na pesquisa procura alcançar os seguintes objetivos:

  1. Introduzir a importância do tema na proposta de pesquisa.
  2. Posicionar o problema num contexto adequado.
  3. Fornecer um quadro para analisar e comunicar os resultados.

Características de um problema de pesquisa

Certifique-se de cumprir estas características essenciais para ter um problema de pesquisa eficaz. Devido a variedade da pesquisa que realizamos, não é possível obter todas essas características. No entanto, certifique-se de considerar e cobrir a maioria destas características para que as pessoas possam olhar, examinar e compreender o problema da pesquisa de marketing.

  • Abrange as necessidades ou questões essenciais: O pesquisador deve ter uma declaração de problema específico na pesquisa. A menos que não aborde as questões cruciais, a pesquisa não terá grande peso. O projeto de pesquisa pode acabar por desperdiçar tempo e dinheiro se estas questões não forem de grande importância. Assegure-se de que não perde as necessidades e preocupações mais críticas para acertar as suas estratégias de marketing.
  • O problema é enunciado de forma lógica e clara: Se não conseguir enunciar o problema de forma lógica ou clara na proposta de pesquisa, o problema é provavelmente um problema fraco ou não problemático. Para o testar, consolide o problema específico num parágrafo e certifique-se de que faz sentido e cobre todos os pontos cruciais. Partilhar o problema com outros e, se este não for compreendido por poucos, considerar uma abordagem mais lógica para especificar a questão ou o problema.
  • A pesquisa baseia-se em fatos e provas reais (não hipotéticos): Existe uma diferença entre crenças e fatos. Mantenha a ficção fora disso. A pesquisa deve ser baseada em fatos reais e não em crenças. Acontecimentos hipotéticos não irão fazer bem à pesquisa. Não pode considerar os resultados da pesquisa verdadeiros ou exatos se não os basear em fatos e provas. Deve sugerir uma hipótese significativa e verificável.
  • O problema da pesquisa gera e encoraja perguntas de pesquisa: A pesquisa deve criar múltiplas questões. Estas questões devem ser mais específicas para a pesquisa que realce diferentes elementos ou aspectos do problema. Estas questões devem ajudar a abordar melhor a questão, proporcionando um quadro sólido para a pesquisa. A formulação dessas perguntas é o desafio que deve ser enfrentado corretamente.
  • Enquadra-se no orçamento e no calendário: Assegurar que a atividade de pesquisa seja realizável dentro do orçamento e do calendário. Considerar os fatores logísticos para garantir o êxito da pesquisa. Perder tempo com a pesquisa devido à falta de dinheiro e de pessoal para a completar num prazo especificado será uma perda enorme de tempo. Prosseguir apenas os problemas que são viáveis.
  • Podem ser obtidos dados suficientes: A pesquisa baseia-se em fatos e conclusões, devendo haver múltiplos casos ou conclusões para provar a pesquisa. Uma pesquisa que se baseia em dados limitados não servirá para testar uma teoria ou satisfazê-la. Se não houver dados disponíveis para realizar a pesquisa, não faz sentido avançar com a pesquisa.
  • O problema tem uma resposta insatisfatória ou é um problema novo: garantir que existe muito pouca ou nenhuma pesquisa sobre o tema. Se o problema já tem uma resposta existente para o problema, e se essa resposta for experimentada e testada, é provavelmente melhor seguir em frente e não perder tempo a encontrar o que já foi encontrado extensivamente.

Criar uma conta gratuita


Declaração sobre os problemas de pesquisa

O que é a declaração do problema da pesquisa? Uma declaração de problema de pesquisa é definida como uma questão que tem de ser abordada. É descrita como a lacuna de conhecimentos sobre um problema ou questão específica. Um problema de pesquisa funcional ajuda a suprir a lacuna de conhecimentos num domínio que pode conduzir a mais pesquisa. Uma declaração precisa sobre o problema ajuda-o a identificar o motivo do projeto de pesquisa. 

Características de uma declaração do problema de pesquisa.

Eis as características de uma declaração de problema de pesquisa:

  • Tem de preencher a lacuna de conhecimentos.
  • Deve ser significativo, na medida em que contribua positivamente para a pesquisa
  • Deve contribuir para a continuação da pesquisa
  • Com os dados recolhidos, deve compreender claramente o problema
  • Deve ser do interesse do pesquisador e adequar-se ao seu tempo, conhecimentos, competências e recursos
  • A abordagem de resolução de problemas deve ser ética.
  • Podem ser aplicados métodos de pesquisa habituais

Elementos a considerar

Um problema de pesquisa tem as seguintes elementos:

  1. Pesquisa-consumidor: Um grupo de indivíduos ou vários grupos de indivíduos deve ter dificuldades ou deve enfrentar um problema. As pesquisa podem fazer parte desse grupo que se defronta com o problema. Todos os outros que enfrentam o problema, mas não estão incluídos na pesquisa, são os consumidores da pesquisa.
  2. Objetivo da pesquisa-consumidor: O pesquisador-consumidor deve enfrentar um problema ou deve necessitar de um problema para ser abordado. Se não houver problema, não pode haver base para a realização da pesquisa.
  3. Meios alternativos para atingir o objetivo: Ter sempre um “Plano B” quando se trata de um problema de pesquisa de marketing. Significa que o pesquisador deve ter pelo menos dois meios ou linhas de ação para cumprir o objetivo da pesquisa. Se não houver escolha ou um meio alternativo para cumprir o objetivo da pesquisa, o pesquisador não pode ter um problema.
  4. Dúvidas quanto à seleção de alternativas: Ter um meio alternativo para atingir o objetivo da pesquisa é apenas uma parte do problema. Ambos os meios devem ser de molde a que o pesquisador tenha dúvidas quanto à melhor abordagem de entre as duas. Isto torna a pesquisa verdadeiramente mais correta.
  5. Tem de haver mais do que um ambiente: É imperativo que o problema exista em mais do que um ambiente. Pode acontecer que uma alteração dos fatores ambientais atenue o problema. Um pesquisador pode ter dúvidas sobre os meios mais eficazes no ambiente “A”, mas pode não ter tantas dúvidas sobre o ambiente “B”.

Passos para a formulação de um problema de pesquisa

Eis os cinco passos básicos para a formulação de um problema de pesquisa:

  1. Identificar a vasta área de pesquisa:

    Comece a sua pesquisa identificando uma vasta área de pesquisa com base no seu interesse, especialidade, profissão, especialização e conhecimento. Esta área deve ter algum tipo de significado em relação ao seu interesse e especialidade de conhecimento. Por exemplo, um pesquisador que estude educação desportiva pode selecionar áreas como futebol, hóquei e basebol. Estas são as áreas mais vastas que podem ser subdivididas em vários tópicos de pesquisa para se definirem estratégias de marketing.

  2. Dividir a área ampla em sub-áreas:

    Depois de escolher uma área ampla para estudar, aprofunde um tema específico que seja controlável e pesquisável. Para tal, divida a área ampla em sub-áreas e escolha um tópico específico. Por exemplo, se a sua área ampla é o futebol, pode ser ainda dividida nas seguintes subcategorias:

    • Perfil dos jogadores de futebol
    • Perfil dos clubes de futebol
    • Nível dos clubes de futebol
    • Impacto do clube na cidade
    • Áreas geradoras de receitas 
    • Patrocinadores dos clubes de futebol
  3. Escolha uma sub-área:

    Não é possível estudar todas as sub-áreas devido a restrições de tempo e dinheiro. Assim, escolha uma sub-área de interesse e uma que seja gerível e viável para si. A área selecionada deve ter algum significado de pesquisa e deve ser significativa para os seus conhecimentos de pesquisa.

  4. Formule questões de pesquisa:

    Depois de escolher uma sub-área específica, pense nas áreas que deve explorar e pesquise. Comece por anotar questões importantes que considere importantes para o estudo de pesquisa. Muitas questões podem surgir, mas restrinjam-se e escolham as mais importantes e de maior impacto. A duração da pesquisa depende do número de perguntas que formular. Escolha as perguntas, dependendo da duração esperada da sua pesquisa.

  5. Defina os objetivos da pesquisa:

    Deve traçar um plano sobre os objetivos da pesquisa que precisa de explorar. Os objetivos do estudo de pesquisa ajudam a identificar as perguntas da pesquisa. Existe uma diferença entre a questão da pesquisa e o objetivo da pesquisa. A diferença é a forma como são escritos. As perguntas de pesquisa consistem geralmente num tom interrogativo. Por outro lado, os objetivos da pesquisa são orientados para a finalidade. Incluem termos como examinar, pesquisar, explorar e descobrir.


Exemplo de problema de pesquisa de marketing

As organizações e empresas utilizam problemas de pesquisa de marketing para avaliar os riscos associados ao lançamento de um novo produto ou serviço. Não desejam gastar dinheiro para expandir uma linha de produtos onde a pesquisa demonstre que não será bem sucedida. Um estudo de marketing bem concebido e bem executado ajuda a identificar os interesses, gostos e preferências dos clientes para ajudar nas decisões em torno do produto ou serviço.

Exemplo de declaração de problemas de pesquisa

A questão do problema da pesquisa é o aspecto mais importante da pesquisa. É preciso gastar tempo para aperfeiçoar e avaliar as questões de pesquisa antes de se iniciar com as atividades de pesquisa. Uma questão de pesquisa deve ser direta, focalizada e adequadamente complexa para captar a informação mais relevante. Tem dificuldade em escrever problemas de pesquisa? Siga estes exemplos para escrever uma declaração de problema: 

Incorreto: Quais são os efeitos das redes sociais nas pessoas?

Correto: Que efeitos tem a utilização quotidiana do Facebook nos adolescentes?

 

No exemplo acima, a primeira pergunta não é suficientemente específica para captar um feedback exato. Ninguém sabe de que redes sociais se está a falar e a que “pessoas” se está a referir.

Vejamos outro exemplo de problema de pesquisa de marketing.

Incorreto: Quem tem um sistema de saúde melhor? Os EUA ou o Reino Unido?

Correto: Como é que as pessoas com baixos rendimentos se sentem em relação ao sistema de saúde e como é que o Reino Unido e os EUA se comparam?

 

A primeira pergunta é abrangente e não tira uma conclusão definitiva sobre os sistemas de saúde de ambos os países.

O terceiro exemplo de como escrever uma declaração de problema é:

Incorreto: O que ajudará os partidos políticos a abordar as questões da baixa afluência às urnas?

Correto: Que estratégias de comunicação podem os partidos políticos aplicar para aumentar a afluência às urnas entre as pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos?

 

Mais uma vez, comparando as duas declarações, a segunda é mais direta e implica apenas um grupo específico de pessoas, recolhendo assim informação acionável.


Software e plataforma de pesquisa sobre problemas

A formulação de um problema de pesquisa de marketing é apenas uma parte crucial do processo de pesquisa. Outro aspecto essencial da pesquisa de marketing é a utilização de uma ferramenta robusta de software de pesquisa de mercado que auxilia na sua atividade de pesquisa. Pode fazer muito, escolhendo a plataforma de pesquisa certa para resolver um problema específico.

Os sete principais benefícios da utilização de um software de pesquisa robusto. Eis as vantagens da utilização de uma ferramenta robusta de software de pesquisa:

  1. Pesquisa de mercado poderosa e eficiente: Pode recolher dados acionáveis a partir de estudos de mercado que ajudam a tomar decisões precisas.
  2. Grau profissional: As ferramentas de grau profissional vêm com uma série de características e perguntas de pesquisa que o ajudam a sondar a sua audiência em pormenor.
  3. Poderosa lógica de pesquisa: A precisão dos dados é vital para tomar decisões – tanto grandes como pequenas. Um bom design de pesquisa com uma lógica de questionário poderosa, como ramificação e isenção de lógica, ajuda-o a colocar as questões certas para o público-alvo certo.
  4. Recolha dados imparciais: Os dados, se forem tendenciosos, levarão ao fracasso na tomada de decisões. É necessário capturar dados imparciais para tomar decisões eficientes.
  5. Análise de dados: Por que gastar tempo a analisar manualmente os dados quando pode automatizar o processo a partir de dentro da ferramenta? Uma boa plataforma de pesquisa proporciona uma análise de dados precisa que ajuda na tomada de decisões.
  6. Técnicas avançadas de análise: Dê um passo à sua pesquisa com um poderoso conjunto de técnicas como análise maxdiff, análise conjunta, análise TURF e análise do heatmap.
  7. Descubra os insights da marca: Adquira insights que a sua marca precisa para se sobressair. Obtenha um feedback honesto que o ajudará a conduzir o seu negócio para o próximo nível.

Vantagens em formular um problema de pesquisa

Eis as vantagens da formulação de um problema de pesquisa:

  • Compreender o procedimento de pesquisa: A escrita dos problemas de pesquisa ajuda a compreender melhor o procedimento de pesquisa. Muitos pesquisadores pensam que formular um problema de pesquisa é simples, mas isso não é verdade. O pesquisador precisa de fazer um grande esforço para criar um problema específico e depois compreender o procedimento de pesquisa.
  • Determinar o objetivo da pesquisa: Um problema de pesquisa ajuda a compreender a intenção e os objetivos da pesquisa. A metodologia não pode ser definida sem um problema de pesquisa claro.
  • Conceber o processo de pesquisa: Um problema de pesquisa ajuda-o a identificar a abordagem que deve adoptar para a atividade de pesquisa. Ajuda na identificação de cada passo que deve dar para realizar a sua pesquisa – a estratégia de amostragem, a concepção da pesquisa, a análise da pesquisa e os instrumentos de pesquisa a utilizar.
  • Estabelece as bases para a pesquisa: Formular um bom problema de pesquisa é comparado com lançar as fundações de um edifício. Se o problema de pesquisa for bem identificado, enfrentará menos soluços durante o processo de pesquisa.

Entre em contato com nossa equipe

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.