Análise e interpretação dos resultados de pesquisa: como fazer?

Configurar uma pesquisa é uma tarefa empolgante. Desde a conceituação, até o design e envio e, em seguida, a espera das respostas. Muitas vezes esta última parte é a mais emocionante, por isso a importância de analisar e interpretar os resultados de uma pesquisa.

Algo que é particularmente emocionante é o momento em que você pode observar as informações coletadas da pesquisa. Vendo as idéias que elas oferecem ajudarão você e sua organização a tomar decisões informadas.

Por exemplo, suponha que você enviou uma pesquisa de satisfação do cliente e recebeu as respostas dos participantes. Após isso, o que você espera é compartilhar os resultados da pesquisa com as pessoas que tomam as decisões na sua empresa. Então, a questão é: como realmente se faz isso?

Antes de começar a enviar relatórios de pesquisa, você analisou o resultado? O que você precisa fazer, primeiramente, é entender como deve-se analisar os resultados. Veja também: Crie seu plano de pesquisa de mercado e obtenha melhores resultados

Etapas para realizar uma análise e interpretação dos resultados de uma pesquisa

Pesquisa

Se você fez o planejamento da sua pesquisa corretamente, isso significa que você já sabe qual é o seu objetivo. Uma vez que você tenha em mente o propósito de sua pesquisa, o que você precisa fazer é formular as perguntas que lhe darão as respostas que você está procurando.

As perguntas da pesquisa são a parte mais importante. Você deve sempre escolher com muito cuidado as perguntas que irá usar. Depois que fizer as perguntas e sua pesquisa estiver pronta para atingir seu objetivo, basta iniciar sua pesquisa.

Algo que também é muito importante é escolher um meio eficaz de distribuir a pesquisa. As pesquisas on-line estão apenas a um clique de distância. Além disso, são fáceis de responder e os resultados podem ser tabulados sistematicamente. Então, após receber os resultados da sua pesquisa, você precisa fazer uma análise dos resultados. Veja também: Adquira o modelo de trabalho por objetivos na sua empresa

Descubra o desempenho da sua pesquisa

É aqui que você começa a analisar o resultados das pesquisas. Depois de obter as respostas, você saberá quantas pessoas responderam, se a pesquisa atingiu seu objetivo ou não, etc. Se as coisas não saíram como você esperava, tome nota do que não funcionou e evite que ocorra o mesmo em sua próxima pesquisa. 

Resumo do resultado da pesquisa

Outra parte importante da análise e interpretação dos resultados de uma pesquisa é começar fazendo uma descrição geral. Por exemplo, qual foi a porcentagem de distribuição entre parâmetros como sexo, idade, localizações geográficas, indústria etc. Aponte estes resultados interessantes, pois é um bom ponto de partida para interpretar os resultados e analisá-los. Resumo do resultado da pesquisa   

Avalie os resultados da pesquisa

Neste estágio, você provavelmente obteve algumas informações esperadas ou inesperadas. Até mesmo algumas preocupantes ou muito boas. No entanto, é hora de se aprofundar e separar os resultados da sua pesquisa. A partir disso, se começa a criar um relatório de pesquisa. É muito importante que você e toda sua organização entendam o sucesso ou o fracasso de uma pesquisa, pois de acordo com o relatório que você obtiver, as decisões serão tomadas. Também recomendamos a leitura de: Importância do feedback do cliente

Compartilhe os resultados da pesquisa

Depois de analisar e interpretar os resultados de uma pesquisa, sempre compartilhe o relatório com pessoas relevantes da sua organização. Por e-mail, com slides em power point, através de um arquivo do Word, pelo Excel, ou em um painel em tempo real, por exemplo. De nada vale se sua pesquisa teve bons resultados se você não compartilha-los. Veja também: Crie seu plano de pesquisa de mercado e obtenha melhores resultados

Amostra de relatórios de pesquisa com a QuestionPro

A criação de uma pesquisa surpreendente é apenas o primeiro passo para coletar dados úteis que ajudarão você a tomar melhores decisões. A análise e a interpretação dos resultados de uma pesquisa são fundamentais, mas devem ser refletidas em um bom relatório. Esta é uma lista de relatórios com a QuestionPro:

  1. Resumo do relatório em tempo real: este é um painel com um resumo básico que inclui estatísticas simples com os dados coletados de uma pesquisa.
  2. Relatório de comparação on-line: o relatório de comparação on-line é usado para comparar os resultados da pesquisa para diferentes grupos ou respondentes. Por exemplo, como os homens responderam e como as mulheres responderam em uma determinada pergunta? Leia mais em: Como organizar sua pesquisa online para obter melhores resultados
  3. Abrir relatório de texto: este relatório de análise de dados abertos permite que você e as pessoas com quem você compartilha o arquivo tenham a opção de ver as respostas e comentários abertamente.
  4. Visualizador de resposta individual: muitas vezes, a análise de dados requer um detalhamento para chegar a uma resposta específica. Com o visualizador de respostas individuais, você terá a opção de escolher em uma lista a resposta que deseja ver. Esses dados podem incluir endereços IP, data e hora ou qualquer outra variável personalizada.
  5. Análise de tendências: às vezes, os estudos duram semanas, meses ou até anos. O relatório de análise de tendências oferece a capacidade de anotar todos os dados de resposta a longo prazo. Os resultados dessas respostas podem ser atribuídos semanalmente, mensalmente ou até trimestralmente. Confira também: O que é o modelo de análise conjunta ou multi-atributo?
  6. MS Excel Export: posso baixar os resultados da minha pesquisa no Excel para uma análise posterior? A resposta é sim, você pode ter os dados dos relatórios e com estes realizar uma comparação.
  7. MS PowerPoint Export: se você deseja baixar e apresentar seus dados na forma de apresentação do PowerPoint, com o MS Powerpoint export você realizar com apenas um clique.
  8. Tabelas: as tabelas permitem que você veja dados relevantes de uma única pergunta. Essas tabelas permitem que você entenda como os indivíduos respondem a uma única pergunta sem precisar definir filtros. Por isso, será mais fácil analisar e interpretar os resultados de uma pesquisa.
  9. Exportação de dados brutos: depois de coletar os dados, você pode fazer o download em um arquivo bruto. (.csv). Isso pode ser utilizado para realizar várias análises, até sem internet. Veja como baixar dados brutos para CSV.
  10. Relatório SPSS: os dados coletados podem ser facilmente baixados usando o formato .sav.
  11. Relatório do Spotlight: Isso é um pouco diferente, pois permite que os entrevistados vejam e comparem suas respostas com as respostas da pesquisa em geral.
  12. Agendador de relatórios: permite enviar automaticamente qualquer relatório para outros usuários dentro da organização. Geralmente, é utilizado com a finalidade de gerar relatórios para pesquisas de longo prazo.
  13. Análise GAP: esta análise é usada quando há uma interação de duas questões do tipo escala.
  14. Análise TURF: esta análise ajuda você a entender as preferências do mercado. Por exemplo, uma empresa que produz iogurte pode ter 10 sabores, mas seus clientes acabam comprando apenas 3 sabores. Através da análise TURF, uma empresa pode saber quais produtos ou serviços devem seguir no mercado e quais não.

Agora você sabe, além de fazer uma análise e interpretação dos resultados de uma pesquisa também é importante focar em como você apresenta os resultados. Entre em contato com nosso chat online e saiba mais sobre nossas funções.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram