Como organizar sua pesquisa online para obter melhores resultados

Quantas vezes você solicitou a sua pesquisa e depois se sentiu muito sobrecarregado com o processo?

Não é incomum especialmente porque muitas pessoas se concentram somente nas perguntas em vez de no resultado final desejado. Abaixo você poderá ver um resumo rápido de como superar a angústia ao desenvolver uma pesquisa.

Antes de criar a sua pesquisaPost8

Existem três GRANDES perguntas, que você precisa responder a si mesmo antes de iniciar o planejamento de seu questionário:

  1. Qual decisão você está tentando tomar?
  2. Quais critérios você está usando para tomar sua decisão?
  3. Quais as opiniões que precisa para tomar essa decisão?

Assim que você tiver as perguntas, antes de nada responda as três perguntas que comentamos e depois disso você estará pronto para seguir. Leia também: O que é observação qualitativa?

Seu próximo passo será organizar a sua pesquisa, você pode utilizar esse guia para te ajudar:

  • De que maneira a resposta desta pergunta vai me ajudar a tomar uma decisão?
  • Esta pergunta pode ser reconsiderada ou perguntada de uma maneira diferente para que me ajude a tomar uma decisão?
  • De que forma posso fazer esta pergunta para que possa tomar uma boa decisão?
  • Quem deve responder a esta pergunta?
  • Para que a resposta dessa pergunta será relevante ou necessário para conseguir meus objetivos?
  • Esta pergunta aborda alguns dos critérios que são cruciais para minha tomada de decisões?
  • De que forma poderei reformular essa pergunta para torná-la útil?

Onde começar a sua pesquisa

Coloque-se no lugar dos entrevistados. Agora, separe um momento para visualizar a pessoa que irá responder a sua pesquisa on-line. Compreendeu o objetivo da pesquisa? Excelente. Podemos seguir em frente.

Escreva uma introdução atraente e amigável.

Quando você começa uma pesquisa online, utilizando o software da QuestionPro, o primeiro passo que recomendamos é que utilize a função ‘’inserir uma introdução’’, você notará que já escrevemos um modelo, porém recomendamos que para cada pesquisa você utilize uma introdução diferente e adequada com seus objetivos. Somente a tenha como fonte de inspiração, mas não use como está. Aqui temos alguns dicas:

    • Cuide para que fique amigável e atraente;
    • Explique de forma  simples qual é o objetivo de sua pesquisa e porque é importante a opinião dos entrevistados. Não apenas lhes diga que é importante, mas também como suas respostas honestas os beneficiarão.
    • Mantenha sua pesquisa curta e simples.

Saiba mais: Tipos de modelos de pesquisa

PRIMEIRO as perguntas de qualificação

Se você respondeu as perguntas de metas e objetivos que expliquei anteriormente essa parte vai parecer bem simples. A primeira coisa que você deseja fazer é selecionar seus entrevistados, certifique-se de não estar desperdiçando o tempo das pessoas que preencherão a sua pesquisa.

Se você já tem um perfil claro do entrevistado, então faça algumas perguntas logo de início para que possa filtrar seus entrevistados de acordo com suas necessidades:

  • Tem residência própria (sim/não). Se você precisa de pessoas que tenham casa própria e seus entrevistados responde que não você pode direciona lo diretamente para a página de “Agradecimento” dessa forma poupa o tempo dessa pessoa e você não obtém respostas que não serão relevantes para sua pesquisa de mercado.

Estas são geralmente perguntas fechadas (respostas: Sim/Não) rápida e exatamente para as pessoas que você quer que respondam a pesquisa.

Se você só pudesse fazer UMA pergunta?

A próxima coisa que você deve fazer é priorizar suas perguntas. Se você só pudesse fazer apenas uma pergunta, qual seria?

Se o entrevistado começar a sua pesquisa e ele só puder responder as 3 primeiras perguntas, quais deveriam ser elas? Isto é extremamente importante, porque se sua pesquisa leva mais de um minuto, e isso é muito provável que aconteça, seu entrevistado poderá desistir de responder a sua pesquisa. Por isso, você deverá suas perguntas em ordem de importância.

Sempre que você adicionar uma pergunta a sua pesquisa, pergunte-se novamente “Se somente pudesse saber UMA coisa…?” em seguida escolha a próxima pergunta para adicionar a sua pesquisa.

A maioria das pessoas irão inserir informações demográficas no final da pesquisa, você não precisa fazer isso. Se um dos seus principais objetivos é classificar seus entrevistados e colocá los em grupos, então coloque essa informação demográfica no início. Não existem regras sobre a ordem desses itens. Leia também: Formato de pesquisa. Como criar o levantamento perfeito?

Você sabe as diferenças entre perguntas abertas e fechadas?

Saber escolher a tipo de pergunta, faz com que você possa explorar e trazer do seu entrevistado o máximo de conteúdo, e uma dessas estratégias é a utilização de perguntas abertas ou perguntas fechadas.

sua pesquisa

Dicas gerais para o sucesso da sua pesquisa

  • Manter um questionário curto. As pessoas geralmente não gostam de gastar mais de 3 minutos em uma pesquisa. Certifique-se de que suas perguntas sejam muito fáceis e curtas o suficiente para fazer com que seus entrevistados comecem e terminem a pesquisa.
  • Poucas perguntas abertas.  Quantas vezes você começou pesquisas e pulou as questões abertas? Exatamente, ninguém quer escrever suas respostas. E lembre-se, muitos dos seus entrevistados provavelmente estarão recebendo a pesquisa em um celular, então facilite a pesquisa e permita que a respondam possam ser dadas com apenas um clique.
  • Use a opção de mudança de página após cada pergunta.  Isso nem sempre é possível, mas os entrevistados adoram a sensação de movimento, isso faz com que sua pesquisa pareça mais curta.
  • Use nossas ótimas opções para finalizar de forma criativa  QuestionPro possui uma função muito inteligente chamada opções para finalizar, onde você pode conduzir seus entrevistados para onde desejar. Por exemplo, você pode exibir um “relatório específico” para que possam ver como é que outras pessoas responderam as mesmas perguntas. Você pode enviá-los para um site ou ainda oferecer uma recompensa como por exemplo um cartão com uma certa quantia de bônus para que o cliente utilize da maneira que queira. Ou ainda pode enviar um e-mail de agradecimento, as possibilidades que QuestionPro oferece são inúmeras. Saiba mais: Como definir um problema de pesquisa?

Esperamos que vocês consigam planejar e organizar sua pesquisa de uma maneira mais eficiente após nossas dicas. Lembre-se que esse planejamento pode demorar ou até mesmo atrasar seu projeto, no entanto no final você obterá melhores resultados.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Conheça o App offline da QuestionPro:

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.