Crie seu plano de pesquisa de mercado e obtenha melhores resultados

O início de uma investigação começa com a realização de um plano de pesquisa detalhado e cuidadosamente projetado, que especifica cada etapa da investigação que será realizada. Este plano de pesquisa de mercado só é considerado apropriado se especificar:

  • O problema da pesquisa em termos concisos e precisos.
  • A informação necessária para resolver o problema.
  • Os métodos que serão usados ​​para coletar as informações podem ser pesquisas online, entrevistas, grupos focais, etc. Aqui eu compartilho conteúdo de Como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões.
  • As técnicas analíticas que serão usadas para interpretar os dados obtidos.

Manter a objetividade na pesquisa é essencial para ter confiança suficiente nos resultados e, consequentemente, tomar decisões arriscadas. Para isso, na medida do possível, os pesquisadores utilizam o método científico, cuja característica principal é a conversão de preconceitos, noções e opiniões pessoais em proposições ou mesmo hipóteses.

Mas no final tudo se resume à análise das informações obtidas, já que a tarefa do pesquisador vai além da coleta de dados. Você também deve interpretar essas informações em termos do que isso significa para a organização que encomendou a investigação. Os dados precisam se tornar informações e ser úteis na tomada de decisões e, para isso, é necessário realizar a análise relevante. Esse ponto de vista extra que o pesquisador dá, essa análise baseada em sua experiência no setor, fornece um valor inquestionável para cada investigação. Lá você pode encontrar pequenos detalhes que certamente irão causar ótimos resultados. Eu recomendo a leitura: Análise de tendência, definição e aplicação.

Concentre seu plano de pesquisa de mercado corretamente

A pesquisa de mercado pode estar relacionada a uma variedade de aspectos: produto, vendas, comportamento do consumidor, promoções, distribuição, preços, embalagem, etc. Como o pesquisador não pode investigar tudo sobre um mercado, ele deve ser seletivo. A questão permanece como o pesquisador decide onde focar o estudo e em que profundidade cada tópico deve ser investigado. Para isso, você deve recorrer aos objetivos do projeto ou aos dados que o cliente que solicitou a pesquisa precisa obter. Portanto, para realizar o melhor plano de pesquisa de mercado, é importante conhecer em profundidade dados como:

  • O objetivo da investigação.
  • Os objetivos são definidos de forma clara, concisa, alcançável e quantificável.
  • O lapso de tempo em que a investigação será realizada.
  • Os recursos com os quais eles são contados.
  • Estabeleça o período de relatório.

Você pode estar interessado em ler sobre: ​​Qualidade de dados 5 dicas para melhorá-los

A importância de conhecer o objetivo da investigação

Não é estranho que muitos pesquisadores ignorem o propósito exato do plano de pesquisa de mercado. Eles geralmente não apreciam a necessidade de fazê-lo. Em vez disso, eles simplesmente indicam o que eles acham que precisam saber. Isso pode resultar em erros de todos os tipos, até mesmo uma seleção de amostragem ruim. Daí a importância de conhecer os objetivos que se pretende atingir, a fim de direcionar a pesquisa da melhor maneira possível. Aqui algumas considerações para definir amostragem: Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Se o problema não for conhecido, é difícil tomar as decisões certas. Temos que identificar o problema! Este é o primeiro passo para projetar nosso plano de pesquisa de mercado que está de acordo com as metas estabelecidas.

Isso vai também ajudar a decidir como iremos recolher os dados, a metodologia a ser utilizada, agendamos nossas atividades, por exemplo, devem realizar pesquisas on-line, você deve selecionar nossa amostra, aplicando a pesquisa, analisar os dados, crie um relatório, de qualquer forma. Confira nosso guia de Aplicativo de pesquisa e seus usos

Uma vez que os resultados são obtidos, algo deve ser feito com eles. A pesquisa de mercado nos dá precisamente a oportunidade de gerar informações relevantes para a tomada correta de decisões, por isso precisamos avaliar e entender essas informações e gerar novas ideias, repensar objetivos e métricas para atacar.

Não esqueça que o plano de pesquisa de mercado não é um processo único. Comportamento do consumidor está mudando constantemente, então você tem que ser atualizado, manter a par das tendências e inovações no mercado. Pesquisa de mercado – Faça com ajuda do seu cliente. Portanto, temos que nos adaptar e crescer ao mesmo tempo, descobrir as novas necessidades de nossos clientes, avançar, aprender novas técnicas e aplicá-las, em poucas palavras.

Para receber dicas e sugestões, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.