Tamanho do mercado: veja estes 5 passos para calculá-lo

Para a maioria das empresas, o conceito de medição de mercado é fácil de entender, mas não de realizar. Muitos ficam presos ao estabelecimento de limites ou definem o mercado antes mesmo de chegar à análise dos dados ou implicações de suas pesquisas. Calcular o tamanho do mercado pode responder a questões estratégicas sobre os níveis de investimento nos objetivos de negócios e crescimento rentável. A mensuração do mercado também pode servir como uma rápida compreensão do potencial de uma oportunidade de mercado B2B em termos de volume ou valor. Por isso, é importante para a estratégia de negócios e a tomada de decisões.

Como calcular o tamanho do mercado?

A seguir estão os 5 passos básicos para estimar o tamanho do mercado.

1.- Definir o mercado

Conhecer o nível de detalhes necessário para abordar suas questões estratégicas é a chave para determinar corretamente sua abordagem de medição de mercado. Definir seu mercado-alvo deve ser sempre o primeiro passo para calcular o tamanho do mercado. E, é essencial que você não se afaste de sua definição de mercado estabelecida durante o processo de coleta de dados.

O tamanho do mercado pode ser visto em termos do volume combinado de receita ou unidades em um mercado específico. Muitas vezes, uma empresa ou investidor precisará do tamanho do mercado ou do mercado total disponível de uma área geográfica específica. Se usarmos o exemplo da embalagem de alimentos, o mercado total disponível pode ser calculado; adicionando as vendas de produtores de embalagens de alimentos em uma região geográfica ou segmento de mercado específico.

Você está procurando por um tamanho de marcação histórica ou projeções futuras? Ao definir o que deve ser incluído na estimativa de tamanho de mercado, sua empresa pode determinar com mais precisão o potencial de mercado e a participação de mercado estimada.

Conheça também: Uso de novas tecnologias em pesquisa de mercado

2.- Determine sua abordagem

Existem duas metodologias básicas para determinar o tamanho do mercado: descendente e ascendente. Sua abordagem selecionada pode ser baseada nas informações de mercado disponíveis. No entanto, a melhor abordagem é desenvolver estimativas de tamanho de mercado usando ambas as metodologias para ter maior confiança em sua estimativa.

A metodologia descendente usa uma figura ampla de mercado e determina a porcentagem que o mercado-alvo representa. Em geral, uma abordagem descendente é geralmente uma abordagem mais rápida e eficiente em termos de tempo. É ideal para validação ou uma avaliação rápida do tamanho do mercado, mas raramente fornecerá os detalhes necessários para uma verdadeira análise de oportunidade. O método ascendente é uma estimativa mais válida porque é menos provável incluir renda ou unidades que não são acessíveis.

Veja: Saiba do que se trata um painel de pesquisa de mercado

3.- Selecionar fontes para analisar o tamanho do mercado

Sua abordagem selecionada determinará as fontes necessárias para estimar o tamanho do mercado. A pesquisa secundária ou documental busca dados existentes e é a forma de pesquisa mais utilizada nesse tipo de exercício. Uma vez que é mais rápida de obter e, portanto, mais lucrativa. Pesquisando na web, você pode encontrar muita informação gratuitamente ou a baixo custo. A pesquisa baseada em assinatura é um bom lugar para começar, no entanto, também existem fontes gratuitas que contêm informações valiosas.  Frases de pesquisa de mercado para aplicar diariamente

Artigos sobre empresas ou produtos no mercado alvo frequentemente citam dados dessas fontes. Você também pode analisar relatórios e anúncios de produtos para obter informações semelhantes. As empresas públicas devem compartilhar informações em relatórios de analistas e investidores. Relatórios trimestrais e anuais geralmente estão disponíveis nos sites dessas empresas. Além disso, as associações comerciais frequentemente realizam pesquisas de mercado e possuem dados valiosos do setor.

A pesquisa primária, também chamada de pesquisa de campo, é frequentemente usada além da pesquisa secundária. A pesquisa primária pode assumir muitas formas e fortalecer sua compreensão do mercado. Permitindo, neste caso, que você faça suposições mais bem informadas. Por exemplo, você pode conduzir pesquisas on-line e aprender sobre estimativas de tamanho de mercado ou determinar informações importantes sobre tendências de mercado. Como por exemplo, tecnologia, desempenho de mercado, posição competitiva ou outras informações que ajudem a entender o escopo e definir o mercado alvo.

Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

4.- Estrutura de dados

Para desenvolver ainda mais sua compreensão do mercado, é importante coletar informações sobre tendências, que geralmente se encontram na forma de dados qualitativos. Esta informação pode ser obtida a partir de pesquisas secundárias ou comentários de pesquisas primárias. Depois que as informações de tendência forem coletadas, você poderá começar a estruturar os dados por grupo ou tópico.

Promover pesquisa de mercado e inovação por meio de um painel on-line

5.- Análise de dados

Como mencionado anteriormente, muitas vezes é necessário desenvolver várias estimativas usando diferentes abordagens ou fontes. Isso é chamado de triangulação. Quando múltiplas estimativas ou fontes são trianguladas, a confiança em uma estimativa de mercado aumenta. Se as abordagens diferirem amplamente, pesquisas adicionais são necessárias para reduzir o risco e recomenda-se reduzir o número de estimativas de tamanho de mercado.

As dificuldades ou erros comuns geralmente começam do início; não definindo corretamente o mercado ou coletando dados de fontes não confiáveis. A definição do mercado deve ser a mesma em todo o processo de coleta de dados. E, a metodologia deve basear-se no conhecimento do mercado e não apenas na demografia.

Na medida do possível, tente verificar cada descoberta significativa usando vários materiais publicados ou pesquisa primária. Ao confirmar as descobertas, você pode aproveitar o valor de várias fontes de informação e, assim, aumentar a confiança nos resultados finais.

Também recomendamos: Cinco ferramentas móveis para uma pesquisa de mercado

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.