Como encontrar o seu mercado-alvo?

Se você acha que tendo um mercado-alvo, estará limitando suas vendas, está muito errado. Você não pode levar seus produtos ou serviços para todas as pessoas, mesmo que pudesse, não daria para vender e satisfazer todos os seus consumidores, é preciso escolher!

Dicas para selecionar seu mercado-alvo

Se você já tem clientes

Se você já possui alguns clientes e se sente como se eles estivessem “em todos os lugares”, terá que ver quais deles são seus clientes ideais. Aqui estão algumas maneiras interessantes de fazer isso:

Perfil do seu cliente.-– A intenção por trás da criação de perfis é detectar qualquer padrão que você não tenha notado quando estava capturando seus clientes. Pode-se fazer uma lista em que contenha informações sobre os produtos ou serviços que eles compram a você, lugar, renda, por que meios o cliente chegou a comprar, se foi por referência ou por meio de publicidade, etc. O que você precisa é ter o máximo de informações possível e atender às necessidades. Leia também: Sucesso do cliente e atendimento ao cliente: entenda a diferença

Padrões de pesquisa. Dê uma olhada na sua lista e encontre algumas categorias de perfil que  compartilham. Da mesma forma, você pode procurar referências nos diferentes tipos de atividades que oferece na empresa. Por exemplo, a atitude de seus clientes em certas promoções ou no lançamento de novos produtos ou serviços. Com isso, você pode identificar seu mercado-alvo e separar o que não é.

Aprofundar mais.- Se você encontrou algumas semelhanças, comece a examinar mais detalhadamente para ver se há mais informações significativas. Por exemplo, um amigo é um planejador financeiro. Depois de alguns anos no negócio, percebeu que muitos de seus clientes eram mulheres que estavam passando por um divórcio. Hoje, este é o seu mercado-alvo e sua marca. Também recomendamos a leitura de: Pesquisa de viabilidade de mercado

Se você tem poucos clientes ou está começando a recrutá-los

Verifique sua concorrência. Olhe onde seus concorrentes apontam quando eles estão selecionando seu mercado-alvo e quem eles estão ignorando.

Vamos dar uma olhada no meu concorrente especializado em finanças para mulheres que estão passando por um divórcio. Você poderia se dirigir a homens que se divorciam. Entende o que quero dizer? Em suma, é necessário encontrar os clientes que têm necessidades e satisfazê-los. Compartilho alguns fatores fundamentais para melhorar a satisfação do cliente: Satisfação do Cliente, Saiba Como Controlar os Resultados

Coincida seus benefícios com os de seus clientes em potencial – Faça uma lista de recursos, benefícios e resultados de seu produto ou serviço e, em seguida, descreva as pessoas ou empresas que você mais deseja impactar com seus resultados.

Aponte no seu objetivo.- Pense em um momento ou evento que levaria alguém a querer ou precisar de seu produto ou serviço e se concentre nele. Já falamos sobre as pessoas que estão passando por um divórcio, mas há muitas outras situações. Por exemplo: a chegada de um novo bebê, um casamento, férias … as possibilidades de escolher um mercado-alvo são infinitas. Faça uma pesquisa de mercado para formular sua estratégia. Saiba mais em: O que é um estudo de mercado?

Não tenha medo de escolher

O principal na identificação de um mercado-alvo é não ter medo de escolher. Lembre-se, você não está ignorando outros clientes em potencial, você simplesmente não está apontando sua estratégia para eles. Veja também: Como avaliar o mercado internacional e expandir seus negócios

Aqui estão algumas outras dicas de como descobrir as necessidades e interesses do seu público-alvo.

Como as pesquisas on-line podem ajudar você a direcionar seus clientes?

Simplesmente porque a ferramenta de pesquisa online da QuestionPro ajuda você a identificar e construir um relacionamento com seu cliente ideal. Se você não fez nenhuma segmentação, pode usar a QuestionPro para identificar alguns atributos psicográficos desses clientes que são difíceis de descobrir. Veja também: Cinco ferramentas móveis para uma pesquisa de mercado

Você vai querer fazer pesquisas com diversas fases, já que se fizer uma pesquisa muito longa vai sobrecarregar seus clientes e você. Depois de seguir as dicas que compartilhamos aqui, você pode começar seu projeto para conhecer melhor seu público-alvo e alcançar as vendas desejadas. Boa sorte!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.