Como avaliar o mercado internacional e expandir seus negócios

Hoje em dia, os empresários, independentemente do tamanho do negócio, dedicam tempo para fazer uma análise completa e avaliar o mercado antes de iniciar uma nova empresa.

Há várias questões-chave que precisam ser respondidas antes que elas compreendam plenamente o mercado de seu setor em potencial. Saber avaliar o mercado e suas oportunidades inclui o processo de investir tempo e recursos para identificar se ele se encaixa ou não em todos os aspectos do mercado para tornar seu negócio lucrativo.

A seguir, uma lista de perguntas a serem consideradas ao trabalhar para entender completamente o novo mercado internacional para o qual você deseja apresentar sua empresa:

  • Qual é o tamanho atual do seu mercado nesse país?
  • Existe espaço para crescimento em seu mercado?
  • Qual é a quota de mercado que você tem atualmente? Para definir, qual é o tamanho do seu mercado nesse novo mercado?
  • Quem são os maiores concorrentes nesse mercado no novo país?
  • Como seu produto se encaixará em seu mercado no novo país?
  • Quem são os clientes atuais no mercado e quais são seus hábitos de compra no novo país?

Como você pode ver nessas perguntas, é importante entender o que sua ideia de negócio trará ao mercado e se você conseguir. A pesquisa de mercado inclui mais do que apenas investigar o básico. Leia também: Características de um líder de atendimento ao cliente

Também inclui o uso de seus recursos para responder a todas essas perguntas e entender seus recursos de negócios. Além disso, a realização de pesquisas de mercado para responder a essas perguntas permitirá que você entenda melhor se existe uma demanda por seu produto ou idéia no mercado internacional.

A importância de avaliar o mercado para o sucesso do seu negócio

A pesquisa de mercado pode ajudá-lo a encontrar as respostas para essas perguntas.

Tamanho do mercado: isso significa identificar o tamanho do mercado, o que é crucial para determinar se há ou não espaço para o seu produto.

Por exemplo, se já existem várias empresas oferecendo o mesmo produto, por que os consumidores precisam de uma nova opção? Se você continuar, certifique-se de que há espaço para o seu produto no mercado.

Crescimento: Se o seu produto tem um mercado, você deve garantir que haja espaço para crescimento e que possa impulsionar as vendas no futuro. O fato de que há uma alta demanda agora não significa necessariamente que haverá um crescimento contínuo no futuro.

Participação no mercado: A participação no mercado significa basicamente o quanto de participação de mercado sua empresa possui. Se você está perdendo participação de mercado para outras empresas, ou se o mercado já está cheio e não há espaço para competir, você deve considerar seguir em frente. Se você não conseguir manter o mercado, não conseguirá alcançar os clientes.

Concorrência: A concorrência é sempre um aspecto que você precisa continuar investigando, e para isso você tem que avaliar o mercado.

Nosso produto: se não houver espaço para o seu produto nesse mercado, você deve reavaliar. Mas, se o seu produto puder ser vendido nesse mercado, você precisará continuar investigando onde está seu futuro.

Clientes: Os clientes e o mercado em geral são um dos aspectos mais importantes do seu negócio. Você deve garantir que entende seus clientes-alvo e suas necessidades, especialmente ao entrar em um mercado onde os clientes têm outras opções.

Há muitos fatores que você deve avaliar ao trabalhar para entender melhor seu mercado em territórios internacionais.

Quando uma empresa quer se expandir, isso geralmente significa passar de um mercado nacional para um mercado internacional. Uma empresa precisa de um processo para avaliar possíveis localizações. Esta lição orienta você nesse processo, porque o proprietário de uma empresa faz essa seleção, daí a importância de avaliar o mercado para atender às metas propostas. Veja também: O que são pesquisas de imagem de marca?

O que é um mercado internacional?

Graciela começou uma empresa de produtos de beleza quando saiu da universidade. Concentra-se em produtos para cuidados com a pele e maquiagem, com clientes específicos que são mulheres de todas as idades.

Como uma nova empresa, suas idéias foram adotadas na Espanha, que é considerado o mercado interno de sua empresa. Sua sede é em Madri. Quando sua empresa entra em seu nono ano, ela quer iniciar a segunda década de seus negócios expandindo-se para um mercado internacional.

Um mercado internacional é um mercado que existe fora do país de origem de uma empresa. Então, para Graciela, vender em um mercado internacional significa ter como alvo uma área geográfica fora das fronteiras da Espanha. O mercado dentro das fronteiras existentes de uma empresa é chamado de mercado interno.

Para se deslocar de um mercado nacional para um mercado internacional, Graciela tem que avaliar o mercado internacional mais potencial, limitar suas opções e tomar uma decisão. Ela começa com uma lista de países em potencial. Estes são países onde ela viu que sua competição é bem sucedida.

Graciela quer expandir sua marca ao mesmo tempo em que ganha participação de mercado de seus concorrentes. Vamos analisar um processo em que ela possa avaliar o mercado internacional e fazer a melhor escolha possível para sua empresa.

Passos para avaliar o mercado internacional

O Processo Internacional de Avaliação de Receitas de Marketing é um processo de cinco etapas, e sua finalidade é avaliar quais mercados ou mercados internacionais oferecem as melhores oportunidades para que nossos produtos ou serviços sejam bem-sucedidos.

Os cinco (5) passos são a identificação do país, a seleção preliminar, profundidade de detecção, seleção final e experiência direta. Vamos dar uma olhada em cada passo, por vez, com um exemplo.

A maneira mais eficiente para Graciela escolher seu mercado internacional é usar um processo que começa amplamente e é reduzido à melhor opção para sua empresa.

O primeiro passo desse processo é estabelecer um negócio de sucesso em um mercado nacional. Por nove anos, ela já fez isso. Sua empresa possui apenas 40% do mercado na Espanha.

Depois de estabelecer um mercado interno, o processo vai para:

  • Identificação de países potenciais.
  • Avaliação preliminar.
  • Detecção de profundidade.
  • Seleção final.
  • Experiência direta.

Etapa 1: Identificando países em potencial

Você pode escolher qualquer país para entrar. Então, faça a identificação do país, o que significa que você deve fazer uma visão geral dos novos mercados potenciais.

Pode haver uma correspondência simples: por exemplo, dois países podem compartilhar uma herança semelhante, o Reino Unido e a Austrália, um idioma semelhante ou os Estados Unidos e a Austrália.

Mesmo uma cultura, ideologia política ou religião similar, por exemplo, China e Cuba. Muitas vezes, a seleção nesse estágio é mais simples.

Por exemplo, um país está próximo, por exemplo, do Canadá e dos Estados Unidos. Alternativamente, seu mercado de exportação está na mesma área comercial, por exemplo, a União Européia. Mais uma vez, neste momento é muito cedo e potenciais mercados de exportação podem ser incluídos ou descartados por qualquer número de razões.

Portanto, o primeiro passo para encontrar um mercado internacional é identificar os países potenciais. Isso começa analisando os fatores macroeconômicos e microeconômicos de uma lista de países nos quais Graciela está interessada em investir.

Os fatores macroeconômicos são aqueles que lidam com a economia em geral e incluem elementos como inflação, crescimento e taxa de desemprego, produto interno bruto, renda nacional, barreiras culturais, idioma, fatores comerciais e custos de entrada no mercado.

Fatores microeconômicos para se concentrar em elementos mais específicos que afetam a tomada de decisão do consumidor, como a precificação, que é determinada pela oferta e demanda.

Com base nesses fatores, Graciela e sua equipe determinam que os Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, França, Japão, Argentina e Chile estão localizados acima de todos os outros países como possíveis mercados internacionais. Ela usará esses países como pontos de partida para avaliar o mercado. Convido você a ler: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Etapa 2 – Avaliação preliminar

Nesta segunda etapa, os países que permanecem após serem submetidos a um exame preliminar são analisados ​​com maior seriedade. Agora começa a se qualificar, pesar e classificar nações de acordo com fatores macroeconômicos, como a estabilidade da moeda, as taxas de câmbio, o nível de consumo interno, etc.

Agora ele tem a base para começar a calcular a natureza dos custos de entrada no mercado. Alguns países, como a China, exigem que uma parte da empresa que entra no mercado seja propriedade nacional, isso deve ser levado em conta.

Existem algumas nações que estão passando por instabilidade política e qualquer empresa que entre nesse mercado deve ser recompensada pelo risco que incorreria.

Neste ponto, o gerente de marketing pode decidir sobre uma lista mais curta de países em que deseja entrar. Agora você pode começar a investigação em profundidade.

Etapa 3 – Detecção de profundidade

Os países que atingirem o terceiro estágio seriam considerados viáveis ​​para entrar no mercado. Portanto, é vital que você obtenha informações detalhadas sobre o mercado-alvo para que as decisões de marketing possam ser precisas.

Agora ela pode ser tratada não apenas com fatores microeconômicos, mas também com condições locais, como a pesquisa de mercado em relação ao mix de marketing, ou seja, quais preços podem ser cobrados nesse mercado? – Como é um produto ou serviço como o seu distribuído nesse país? Como você deve se comunicar com seus segmentos-alvo no novo país? Como você deve adaptar seu produto ou serviço para esse novo mercado?

Todas essas informações formarão a base da segmentação de mercado, orientação e posicionamento. Também poderia levar em conta o valor do mercado no país, as taxas ou cotas em operação e oportunidades ou ameaças similares para novos entrantes.

Etapa 4 – seleção final

Ao avaliar o mercado, você pode ter uma pequena lista final de nações potenciais. Os gerentes refletiriam nos objetivos estratégicos e buscariam uma correspondência nas nações em questão.

A empresa poderia procurar concorrentes próximos ou empresas domésticas similares que já tenham entrado no mercado para obter custos mais firmes em relação à entrada no mercado.

Os gerentes também podem ver outras nações nas quais entraram para ver se há semelhanças ou aprendizados que podem ser usados ​​para ajudar na tomada de decisões neste caso.

Você pode fazer uma nota final, classificação e ponderação com base em critérios mais específicos. Após este exercício, o gerente de marketing provavelmente deve tentar visitar o último grupo de países que estão na lista curta.

Passo 5 – Experiência direta

Experiência pessoal é importante. O gerente de marketing e / ou seus representantes devem viajar para o novo mercado em particular para vivenciar a cultura, as práticas de negócios do país e avaliar o mercado em primeira mão.

Com base nas primeiras impressões, você pode pelo menos determinar como esse novo país é semelhante ou diferente de seu próprio mercado interno ou dos outros em que sua empresa já opera. Saiba também: O que são testes não paramétricos?

Agora você terá que ter cuidado com a auto-referência. Lembre-se de que sua experiência até o momento é baseada em sua vida principalmente em seu país de origem e suas expectativas serão baseadas no que você já conhece.

Tente ser flexível e experimental nos novos mercados, e não julgar: é sobre o que é melhor para sua empresa.

Por último convido você a ler: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.