Marketing digital e a importância para os negócios

Falar sobre marketing digital é um tópico muito amplo que envolve diferentes atividades e áreas de especialização; como por exemplo as redes sociais, blogs, mídia digital, campanhas de e-mail, estratégias de SEO e SEM, etc. 

Às vezes, tendemos a confundir alguns conceitos, como a publicidade; se trata de uma parte importante do marketing que nos ajuda a resolver o meio pelo qual podemos nos conhecer como empresa ou negócio. Trabalhar em conjunto com estratégias de marketing digital bem executadas, pode-se traduzir em lucros para a empresa com um maior retorno do investimento. 

Por que criar campanhas de marketing digital?

Podemos entender que o marketing digital é dedicado a promover o consumo, por exemplo, os recursos tecnológicos. Quando um usuário compra um telefone de última geração que atende as suas expectativas, mas de repente ele encontra um anúncio com a versão mais recente do dispositivo; agora com uma câmera tripla; sem ter a necessidade de mudar o telefone, o usuário agora está pensando que poderia ter a última versão. Ele não é dedicado à fotografia no nível de especialistas, mas gostaria de compartilhar seus momentos com excelentes fotos nas redes sociais.

Você pode pensar que fazer marketing está gerando necessidades que de alguma forma promovem a atração de clientes para adquirir um produto ou serviço, porém o marketing também dá respostas aos usuários. Você não pode gerar ou inovar um produto sem primeiro saber o que o cliente procura. Para isso, realizam-se pesquisas de mercado, com as quais são obtidos resultados precisos sobre o que o cliente espera das marcas. Também se estamos aplicando corretamente nossas estratégias de marketing.

Leia também: Pesquisa de mercado qualitativa para expandir seus negócios

Importância do marketing digital

O marketing digital ajuda a orientar as empresas para um público-alvo. Hoje, você não pode ficar de fora do mercado. Os especialistas de marketing devem ser capazes de entender o que é dito pelo mercado ou ambiente de mercado, conhecido como macro-ambiente.

Por exemplo, para a indústria hoteleira, é interessante saber o que os viajantes estão dizendo, quais são suas opiniões e o que a concorrência está fazendo no setor para atrair novos clientes e reter aqueles que já são clientes fiéis. É assim que o mercado está definindo uma série de diretrizes, como o custo aproximado por estadia em um hotel de 5 estrelas durante a temporada de verão ou as estratégias de preços das companhias aéreas durante a temporada de férias. Assim como também, quais são os melhores pontos ou recompensas que oferecem benefícios atraentes, etc.

Veja também: Amostra por conglomerados. Um tipo de amostragem probabilística

Em outras palavras, o marketing digital é uma troca no processo de planejamento e execução do desenvolvimento de um produto e / ou serviço. Como elementos como o mercado, as necessidades, os desejos e demandas do cliente, o valor dos produtos e serviços. Também a qualidade, a satisfação, assim como a troca de transações e relações comerciais.

No marketing, há quatro elementos-chave que são o produto, o preço, a promoção e a distribuição, a fim de criar trocas que atendam tanto aos objetivos individuais quanto aos da organização.

Por outro lado, o marketing digital não visa apenas maximizar as vendas para atingir os objetivos acima mencionados. Uma cultura de marketing deve ser incentivada dentro da empresa focada em oferecer valor para o cliente; assim como também mudanças organizacionais, alocação de recursos, análise de grupos estratégicos e avaliação.

Plano de marketing de uma empresa: conheça os 7 componentes

Diferenças entre marketing digital e marketing tradicional

O marketing tradicional é diferente do marketing digital. No marketing tradicional, a gestão dos recursos é feita em ambiente físico; enquanto no marketing digital não é necessário trabalhar em um ambiente físico. Por exemplo, a compra de passagens aéreas onde o cliente possa realizar a compra diretamente com a empresa sem precisar ir, por exemplo, a uma agência.

Veja também: Semântica do marketing, fazia uma nova comercialização

Desta forma, o marketing é dividido em dois ambientes: marketing estratégico e marketing operacional. O primeiro é absolutamente fundamental. De modo que, se não for contemplado, estaremos executando ações operacionais que podem ou não ser bem-sucedidas. Esses ambientes são claros no marketing tradicional, porém em termos de marketing digital, se os objetivos estratégicos não forem claros; serão realizadas ações que não conseguirão identificar as necessidades da empresa. Desta forma a importância de se estabelecer uma visão e uma clara estratégia de marketing para a empresa.

Experiência

A mente do consumidor não tem limites, assim como o marketing. O marketing digital converge com um cliente mais informado; que longe de ser o destinatário é aquele que produz conteúdo que ecoa os produtos ou serviços que oferecemos; compartilhando suas experiências com seus amigos em redes sociais que são documentadas com fotos, vídeos, comentários, gostos ou recomendações.

Em outras palavras, o marketing digital pode definir diretrizes a serem seguidas durante o processo de decisão de compra e os fatores decisivos que intervêm quando um cliente executa o mesmo. Pode ser uma das análises mais complexas envolvendo diferentes elementos a serem considerados. Além do canal de acesso, navegação e clareza do site, e correta segmentação; também existem fatores de influência no comportamento do consumidor que englobam termos econômicos, familiares e sociais.

Também recomendamos:

Características da segmentação psicográfica

Marketing e experiência do cliente: qual a relação?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.