Como medir os KPIs de uma empresa?

Antes de saber como medir os KPIs de uma empresa, é importante saber o que é um KPI. Um Key Performance Indicator (KPI) é definido como um valor mensurável que demonstra efetivamente a eficiência com que uma organização está alcançando seus objetivos de negócios.

Os executivos e gerentes corporativos usam métricas de negócios para rastrear e analisar os fatores que são considerados cruciais para o sucesso de uma organização.

Os KPIs diferem de uma organização para outra. Por exemplo, um dos principais indicadores de desempenho em uma empresa pública provavelmente será o preço das ações; enquanto que para uma empresa privada poderá ser o novo cliente adquirido.

Até os concorrentes diretos de negócios tendem a monitorar um conjunto diferente de KP. Baseados em estratégias de negócios individuais e na perspectiva de gerenciamento. Os principais indicadores de desempenho podem variar dentro da mesma organização,; dependendo dos funcionários e do papel que eles desempenham.

Por exemplo, o CEO de uma organização pode considerar a lucratividade como a medida mais importante para o sucesso da organização; no entanto, o presidente de vendas pode ver a relação entre o sucesso dos argumentos de vendas e os clientes perdidos como prioridade máxima.

Para adicionar isso, diferentes negócios, suas unidades e departamentos alinhados são, geralmente, medidos em relação aos seus próprios KPIs; resultando em uma mistura de toda a organização, algumas no nível corporativo e outras no nível departamental específico.

Exemplo de como medir os KPIs de uma empresa

Suponha que você trabalhe no departamento de polícia de trânsito e tenha o papel de monitorar a velocidade dos motoristas na estrada. Você recebeu a tarefa de calcular a velocidade média dos motoristas de julho de 2018 a novembro de 2018, uma vez que muitos acidentes ocorreram nessa época do ano anterior.

Nesse caso, será útil conhecer a velocidade média dos motoristas dos meses, exceto julho a novembro. Digamos que, se a velocidade média do motorista em outros meses for de 80 quilômetros por hora, o que se segue é calcular a velocidade média dos meses mencionados neste exemplo.

Supondo que a velocidade média dos motoristas de julho a novembro seja de 100 quilômetros por hora, obviamente, os motoristas viajam a uma velocidade de 16 quilômetros por hora a mais do que em qualquer um dos meses. Aqui seu KPI está claramente definido:

  • Calcule a velocidade média dos motoristas de julho a novembro de 2018.
  • Conheça a velocidade média dos motoristas para todos os outros meses de 2018.
  • Conheça a velocidade média dos motoristas de julho a novembro de 2017.
  • Velocidade média dos motoristas para todos os outros meses de 2018.

Métricas dos principais indicadores de desempenho

Como medir o desempenho no trabalho? A primeira e mais importante coisa que qualquer empresário ou CEO de uma organização perguntaria diretamente a você é como medir os KPIs de uma empresa.

A administração de uma empresa de sucesso exige uma análise aprofundada, conhecimento das funções e responsabilidades de todos os departamentos. E tudo isso não pode ser feito sem rastrear as métricas relevantes.

Então, como medir os KPIs de uma empresa. As métricas de negócios também são chamadas de indicadores-chave de desempenho e mostram um valor mensurável que determina o sucesso de uma organização na consecução de seus objetivos. As métricas ajudam a determinar se a organização ou empresa alcançou seu objetivo dentro do prazo designado.

Existem centenas de KPIs em uma empresa, mas não faz sentido medir todos eles. Dependendo dos objetivos de negócios, você deve acompanhar para entender o desempenho deles em tempo real.

Conheça a Importância de realizar uma avaliação da incorporação empresarial

O acompanhamento de métricas irrelevantes o distrairá do foco nas coisas que realmente importam. Aqui estão as métricas mais relevantes e como medir os KPIs de uma empresa:

1. Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score é uma métrica poderosa, não apenas para medir a lealdade do cliente ao seu negócio. Mas também para medir os níveis de satisfação de seus funcionários. Neste último caso, é conhecida como Pontuação NPS.

Como medir os KPIs de uma empresa com Net Promoter Score:

Essa métrica é medida em uma escala de 10 pontos que é determinada por uma pergunta poderosa:

“Considerando sua experiência completa com nossa organização, em uma escala de 0 a 10; quais são suas chances de recomendar essa organização para sua família e amigos?

De acordo com o cálculo do Net Promoter Score, existem três níveis de satisfação de clientes ou funcionários:

Promotores (pontuação de 9 a 10): esses são clientes ou funcionários extremamente leais que certamente espalharão uma recomendação positiva e indicarão seus familiares e amigos sua empresa ou organização.

Passivos (pontuação de 7 a 8): são clientes satisfeitos, mas não tão entusiasmados ou funcionários que se moverão rapidamente se encontrarem uma opção melhor.

Detratores (pontuação de 0 a 6): são clientes ou funcionários decepcionados que divulgam informações negativas sobre sua empresa, o que pode facilmente prejudicar sua reputação.

Depois de coletar os dados relevantes e avaliar os resultados, você terá uma ideia de como melhorar seus produtos, compromisso ou satisfação dos funcionários.

2.Renda das vendas e desenvolvimento de produtos

Outro elemento que ensinará como medir os KPIs de uma empresa é o desenvolvimento de produtos e renda pelas vendas. Isso é extremamente importante, pois diz muitas coisas sobre sua organização. As vendas mensais e o desenvolvimento de produtos mostram se os funcionários estão acertando no desenvolvimento do produto e também se os clientes estão interessados em comprar ou não; se todos os seus esforços de marketing estão sendo canalizados na direção certa, se você ainda está na direção certa e muito mais.

Ao avaliar essa métrica e estabelecer metas, é importante entender que ela pode ser afetada por vários fatores, como mudanças no mercado, campanhas de marketing anteriores, envolvimento dos funcionários, ações competitivas, etc.

Veja também: Como melhorar o ambiente de trabalho de uma empresa?

3. Desgaste dos funcionários e KPIs de uma empresa

Este é um dos principais indicadores de qualquer negócio. Os empregadores geralmente consideram o desgaste como a perda de uma força de trabalho valiosa. Quando um funcionário sai da organização, carrega consigo um conjunto de habilidades que desenvolveu durante seu tempo na organização. Sem mencionar que o custo do abandono é extremamente alto e pode afetar as demonstrações financeiras.

Quando um funcionário é contratado por uma organização, também são calculados os custos relacionados à incorporação, treinamento, equipamento, benefícios e incentivos. O custo adicional inclui tempo para a equipe de recrutamento, os gerentes de contratação participantes, etc. Portanto, torna-se uma das principais métricas.

Leia também: Importância da satisfação empresarial para o sucesso de uma empresa

4. Felicidade dos funcionários 

É simples, funcionários satisfeitos = funcionários produtivos. Funcionários são 12% mais eficazes no trabalho se estiverem felizes. Manter o nível de satisfação alto leva a um compromisso de longo prazo com a equipe e a organização. Por isso, é importante verificar regularmente se seus funcionários estão felizes e animados por fazer parte da organização.

Como os sentimentos dos funcionários afetam o ambiente empresarial?

5. Cumprimento de metas e objetivos

Cada empresa tem objetivos e um tempo estimado para alcançá-los. O monitoramento oportuno do número de objetivos atribuídos e o estabelecimento de objetivos para seus funcionários ajudarão você e a organização a alcançar as metas estabelecidas.

Relatório dos principais indicadores de KPIs de uma empresa

Depois de saber como medir os KPIs de uma empresa, é necessário fazer um relatório que o ajude a definir e acompanhar o número exato que você deseja alcançar. Seja em termos de retenção de funcionários, Net Promoter Score, comprometimento e satisfação dos funcionários, renda comercial, crescimento financeiro, etc.

Por exemplo, se você deseja acompanhar a taxa de rotatividade de funcionários por região; deve saber as taxas de rotatividade dos anos anteriores, o custo efetivo de contratação e incorporação, etc. Colete todas as informações necessárias relacionadas às atividades. Use esses dados para analisar e comparar a taxa de atrito dos anos anteriores.

Estes são apenas alguns exemplos de como medir os KPIs de uma empresa, um painel pode ter qualquer número de atributos que você decidir precisar. A receita é um atributo muito importante e geralmente é um KPI importante para a equipe de marketing e vendas. Os objetivos são decididos no início do exercício ou mesmo antes. Imagine como seria fácil fazer uma análise de dados e acompanhar o progresso de sua empresa ou organização ao longo do ano.

Também recomendamos: Importância do feedback empresarial

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.