Como os sentimentos dos funcionários afetam o ambiente empresarial?

Você acha que os sentimentos dos funcionários determinam as decisões que são tomadas em sua organização? Você sabe como as emoções afetam o trabalho? Hoje, poderíamos dizer que a única influência real que os funcionários exercem na organização é através do sindicato, mas isso não se aplica a todas as organizações.

A maioria das organizações possui um conjunto de regras e regulamentos e o sistema é extremamente robusto, com pouca ou nenhuma margem de erro. Mas não devemos esquecer que esses processos são criados pelo homem e que sempre haverá uma margem de erro associado.

Dito isto, há uma nova abordagem poderosa: o sentimento dos funcionários.

Estou surpreso que, enquanto assistimos ao início de uma nova era, existem muitos líderes de empresas e líderes corporativos que não sabem como as emoções afetam o trabalho e como os sentimentos dos funcionários podem literalmente ditar como e por que as empresas tomam suas decisões. Isso inclui seus clientes, produtos e serviços oferecidos ,inclusive outras empresas podem estar associadas.

Exemplo de como os sentimentos dos funcionários afetam o trabalho

O sentimento dos funcionários está mudando o jogo. Um dos incidentes recentes em que o sentimento dos funcionários determinou uma decisão comercial foi que o Google não renovou o contrato do Pentágono.

De acordo com o The New York Times, o Google não renovou o contrato com o Pentágono de inteligência artificial, na esperança de evitar uma rebelião dos funcionários que estavam chateados com o fato de a tecnologia poder ser usada para fins letais.

Funcionários de organizações como Salesforce e Microsoft também reclamaram das redes sociais da empresa à qual suas organizações estão associadas. A voz do funcionário não pode ser tomada de ânimo leve.

O sentimento dos funcionários deu um passo grande também em relação a retenção da força de trabalho. O Google foi forçado a demitir um funcionário por seus comentários sexistas, houve relatos de muitos executivos que foram convidados a deixar as organizações por acusações de assédio sexual.

Leia também: Importância da satisfação dos colaboradores e clientes internos

O poder dos sentimentos dos funcionários

As redes sociais facilitaram o intercâmbio público ilimitado e convidaram as pessoas a expressarem sua opinião sobre qualquer coisa publicada em suas plataformas, boa ou ruim!

Nos últimos tempos, muitas organizações têm demonstrado uma abertura que incentiva os funcionários a compartilhar seus sentimentos internamente. Muitas organizações têm seus canais de comunicação interna, desenvolvidos exclusivamente para compartilhar opiniões de funcionários internamente.

Saiba como Medir a cultura empresarial: a Questionpro adquire WorXO

Mas nem sempre é fácil. As organizações também experimentaram a desvantagem dessa prática, na qual esses tópicos de discussão vazaram para o público e seus sentimentos acabaram prejudicando a reputação da organização. Quando esses fóruns começam a agir a critério das pessoas, é difícil para as organizações encontrarem o equilíbrio certo entre abertura e cultura no local de trabalho.

Os sentimentos dos funcionários podem tirar proveito de um grande desenvolvimento positivo dentro de uma organização. As organizações precisam manter o controle sobre a saúde da organização; é assim que elas saberão se seus funcionários estão felizes ou não.

A maioria das organizações implementou algum tipo de ferramenta de inteligência de negócios que permite aos tomadores de decisão monitorar e entender o comportamento de seus funcionários para mantê-los informados ao tomar decisões.

Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

As organizações que não entendem a importância desses dados estão em grande desvantagem competitiva. As organizações podem encontrar o segredo do sucesso no local de trabalho sabendo como as emoções afetam o trabalho, é assim que é feito:

1. Reter seus funcionários

No ambiente de trabalho atual, a retenção de funcionários vai além da oferta de remuneração superior aos padrões do setor. Não é apenas o quão alto é o seu salário, mas o elemento humano. O segredo é manter seus melhores membros felizes e produtivos, obtendo informações relevantes por meio de pesquisas. Colete, analise e implemente os dados obtidos.

Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

2. Desenvolvimento de líderes de nova geração

São suas estrelas que precisam ser treinadas para se tornarem bons líderes, não se trata apenas de gerenciar organizações da melhor maneira possível. Mas também de entender o ativo mais importante da organização: recursos humanos. Incentive seus líderes a compartilhar o que fazem de diferente para alcançar resultados; e promover o ambiente propício para que possam nutrir seus funcionários.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

3. Crie uma cultura que atraia pessoas

Um ambiente de trabalho flexível, aberto a feedback, implementando novas ideias e práticas, oferece a seus funcionários um ambiente que os incentivará a ficar. Não se trata de cerveja e pizza gratuitas na sexta-feira, a cultura organizacional vai muito além. Trata-se de treinar seus funcionários e dar-lhes a direção certa para melhorar profissional e pessoalmente.

O sentimento dos funcionários é claramente importante. Aprenda a entendê-los, ouvi-los e ajudá-los a participar de atividades que aumentam sua criatividade no trabalho.

Na QuestionPro, podemos ajudá-lo a criar pesquisas que permitem coletar opiniões e sentimentos de sua força de trabalho. Agende uma demonstração e saiba como ela funciona.

Também recomendamos: Pesquisa com empregados: conhecendo seus sentimentos

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram