A inteligência artificial já é uma realidade em diversas áreas!

Uma tecnologia que já soou futurista agora é uma realidade entre as empresas inteligentes e inovadoras. As organizações já perceberam que a inteligência artificial não é uma ferramenta opcional neste clima de tecnologia e começaram a implementá-la para tornar a experiência do usuário mais fácil e inovadora.

Inteligência Artificial no Marketing Personalizado

As empresas mais atualizadas sabem que os consumidores não querem se sentir utilizados e cada interação com o cliente precisa ter um propósito. Ao usar a inteligência artificial, os sites de comércio eletrônico são capazes de criar experiências online personalizadas e recomendar produtos adequados para cada comprador.

O marketing personalizado usando a inteligência artificial provou ser bem sucedido para empresas como Amazon e Netflix, que são inovadoras e pioneiras no uso dessa tecnologia. A Amazon viu um aumento de 29% nas vendas quando começou a recomendar produtos aos seus clientes. E a Netflix criou um modelo para prever o que seus clientes gostariam de assistir. Por consequência, as recomendações ganharam 75% do tempo de uso na plataforma.

Veja também: Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Inteligência Artificial na Pesquisa Visual

Uma outra tática usada pelos sites de comércio eletrônico é a busca visual. Se trata de uma tecnologia que usa a inteligência artificial para analisar uma foto que o cliente envia. Temos a opção de busca de produtos por texto,  o cliente digita na busca o nome do item desejado. Agora já é possível realizar a busca através do envio de uma imagem, que será reconhecido pela AI. Uma das empresas que utilizam a pesquisa visual é a Neiman Marcus. Essa organização está obtendo um grande éxito ao esta tecnologia. Ela permite que os usuários do aplicativo tirem fotos de objetos no mundo real. Caso o item seja comercializado, a busca traz o item da pesquisa. Além disso, a AI traz outros itens semelhantes que estão no catálogo Neiman Marcus, estimulando assim a venda de novos itens.

Saiba mais sobre: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Inteligência Artificial na Pesquisa de Voz

A pesquisa de voz usa a inteligência artificial para permitir que os clientes busquem itens usando a fala. Um estudo da comScore prevê que, até 2020, pelo menos 50% de todas as pesquisas na web serão realizadas por comando de voz.

Assistentes controlados por voz como o Amazon Echo e o Google Home permitem que os usuários façam compras online e usem varejo preditivo para antecipar as compras.

Uma parceria entre o Google e o Walmart nos Estados Unidos, permite que o Assistente do Google use o seu histórico de compras para lembrá-lo de comprar itens recorrentes. Como por exemplo pasta de dente e, em seguida, envia o seu pedido de compra para o Walmart.com.

Confira também: Estratégias de marketing e suas ferramentas

Inteligência Artificial na Realidade Virtual

A inteligência artificial em conjunto com outras tecnologias vão revolucionar diversas áreas,. Uma que já traz inovações é  a realidade virtual que vem sendo utilizada pela IBM e Unity em jogos. E, a mesma IBM também relatou a possibilidade de uso da Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Reconhecimento de Voz em simuladores de cirurgias para que os médicos possam abrir e fechar instrumentos pelo comando da voz.

Veja mais  alguns exemplos:

O núcleo do Google voltado para os estudos relacionados à saúde, Varily, trabalha com a inteligência artificial com algorítimos. São capazes de identificar, através da observação dos olhos de um individuo, sua idade, se é fumante ou não e até um possível risco de infarte por conta da análise da pressão ocular . Tudo isso com precisão e sem a necessidade dos atuais exames de sangue.

A B2W, companhia responsável pelo e-commerce da Americanas.com, Shoptime e Submarino.com; recentemente revelou que se iniciaram atividades com sua plataforma de Inteligência Artificial. Com isso, espera-se mais agilidade nos processo e a possibilidade de escalar de forma rápida, organizada e segura. Leia também: Quais são os 4 C’s de marketing?

Para as companhias essa iniciativa irá trazer novas possibilidades

Os analistas preveem que, até 2020, 85% do relacionamento de um consumidor com uma empresa ocorrerá sem interagir com o ser humano. A internet fornece aos consumidores uma quantidade de informação sem precedentes. Mas, também torna as conversas mais difíceis para as empresas, devido a abundantes opções de produto e marca. Além da concorrência e comparação de preços

Com    inteligência artificial, as empresas podem usar algoritmos para obter informações sobre os desejos e necessidades do consumidor.

A QuestionPro Audience fornece aos nossos clientes acesso a mais de 5 milhões de respondentes de consumidores ativos,. São candidatos pré-selecionados e qualificados para coleta de dados de alta qualidade. Também recomendamos: O que é inteligência de mercado? Saiba e aplique!

Nosso Painel do Consumidor é cuidadosamente recrutado e selecionado para contemplar uma gama completa de perfis . Também levando em consideração determinadas tendências chave do mercado. Como por exemplo, comportamento de compra, dados demográficos e econômicos dos indivíduos. Assim como também suas preferência em compra na loja online ou loja física, etc. 

Recomendamos também: Vantagens da inteligência artificial no E-commerce

Com conhecimento do setor, ferramentas inovadoras e poder de compra, a QuestionPro Audience atende sempre às rigorosas exigências de nossos clientes. Ao implementar várias metodologias de recrutamento, asseguramos fornecer os tipos certos de público para sua pesquisa.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.