O que é inteligência de mercado? Saiba e aplique!

A inteligência de mercado consitste nas informações ou dados que uma organização obtém do setor em que opera. Com a finalidade de determinar a segmentação, a penetração, as oportunidades e as métricas existentes.

Esse conceito é vital para entender o estado do mercado e reunir informações inteligentes sobre a concorrência. O que, por sua vez, permite ser lucrativo.

Por exemplo, uma empresa quer saber quem é o público-alvo certo para um celular que será lançado em breve. Uma pesquisa de perfil pode ajudar a empresa a selecioná-lo com base no tipo de dispositivo que está sendo lançado.

Ao considerar aspectos como as cores do telefone e os recursos configurados para que você possa comercializar um jogo para dispositivos móveis. Através de uma pesquisa você pode selecionar os participantes que preferem jogar. Também os que pertencem a um grupo de idade mais jovem e que estão dentro de uma faixa de renda específica. Essas informações ajudam a empresa a concentrar seus esforços nas pessoas certas, economizando custos e esforços. Recomendamos também: Frases de pesquisa de mercado para aplicar diariamente

Relação de inteligência de mercado com business intelligence

A inteligência de mercado não é o mesmo que inteligência de negócios, uma vez que o primeiro se concentra na coleta de dados externos que fornecem uma visão holística de todo o mercado e não apenas em sua organização. Enquanto o segundo é responsável por fatores internos, como taxas de faturamento, pessoal, processos, etc.

A incorporação da inteligência de mercado nos processos de business intelligence permitirá que uma empresa tenha uma visão holística do desempenho corporativo em andamento em condições específicas de mercado. Ambos estão intimamente relacionados e podem ser explicados de três maneiras diferentes:

Inteligência da concorrência: Pode ser explicado como a coleta de dados sobre seu concorrente usando métodos éticos, como bancos de dados do governo e registros públicos.

Por exemplo, as montadoras japonesas conseguiram capturar os mercados dos EUA e até dominá-los usando a inteligência da concorrência. Entender a necessidade de carros de alta qualidade e eficientes em termos de combustível levou-os a criar estratégias e penetrar com sucesso no mercado dos EUA.

Inteligência de Produto: É a coleta de dados relacionados a produtos competitivos ou produtos semelhantes no mercado.

Por exemplo, uma empresa de telecomunicações precisa controlar os preços de celulares concorrentes no mesmo segmento. Uma queda no preço do produto da concorrência pode significar que a organização está introduzindo um novo modelo no mercado. Entender essas informações pode permitir que você lance seus modelos estrategicamente no momento certo e pelo preço certo.

Compreensão de mercado: Essa relação consiste em conhecer a cota de sua empresa, as tendências, o tamanho e o mercado-alvo. Compreender a demanda do mercado e as necessidades dos clientes pode ajudar a aumentar significativamente a participação de mercado.

Por exemplo, um estudo de mercado abrangente pode dar informações valiosas a uma marca que o mercado-alvo tem entre 20 e 40 anos de idade. A família é classe média-alta e a tendência do mercado é que o treinamento Crossfit serve para estar em forma e saudável. Um determinado ginásio pode usar essas informações e fornecer serviços específicos para esse requisito. Deste modo, permite que penetre no mercado muito mais rapidamente do que as academias regulares. Leia também: Pesquisa de viabilidade de mercado

Metodologías de inteligencia de mercado

Embora a inteligência de mercado seja um assunto vasto e possa ser coletada por meio de vários métodos quantitativos ou qualitativos, a maioria das empresas prefere as seguintes metodologias básicas para coletar informações de mercado.

Coleta de dados

Algumas metodologias básicas de coleta de dados para inteligência de mercado são as seguintes:

A pesquisa envolve um conjunto de perguntas reunidas de uma maneira concisa que permite coletar dados do mercado-alvo e analisá-los para criar uma inteligência de mercado valiosa.

Quanto maior o grupo de pessoas, mais confiáveis serão os resultados de uma pesquisa. Existem vários métodos nos quais as pesquisas podem ser conduzidas, dependendo das informações que precisam ser coletadas.

Pesquisas on-line:

Este é um dos métodos mais econômicos para obter dados rapidamente. Tais pesquisas foram associadas a dados não confiáveis. Mas, com as novas ferramentas que chegam ao mercado, tornou-se muito popular e confiável obter dados em tempo real rapidamente. Além disso, a maioria do público-alvo já prefere a comunicação on-line, sendo o melhor método para coletar informações de mercado.

Você deseja criar pesquisas on-line usando a QuestionPro? Obtenha assessoria gratuita, entre em contato com um de nossos especialistas.

Pesquisas por telefone: Embora sejam menos custosos, várias empresas utilizam o telemarketing e, portanto, o consumidor não responde bem devido a constante insistência. Portanto, é muito difícil convencê-lo a responder a pesquisa, o que reduz as taxas de resposta e sua qualidade.

Questionários: Um questionário é uma série de perguntas feitas em versão impressa ou on-line para realizar uma investigação. Eles são usados tanto para pesquisa qualitativa quanto quantitativa e podem coletar dados de um grande grupo de pessoas.

Formulários: São um conjunto de perguntas formuladas por um pesquisador para reunir informações muito específicas necessárias para a tarefa em questão. Tal método não inclui perguntas que expressam opiniões ou feedback do respondente.

Grupos de foco: São um grupo de pessoas cuidadosamente selecionadas para representar um mercado-alvo. Usando pesquisas de grupo de foco, uma empresa pode avaliar as demandas e opiniões dos clientes ou até receber feedback do grupo. Isso permite coletar informações que podem ser úteis para uma empresa penetrar nesse mercado ou lançar um novo produto em um mercado existente. Saiba mais em: Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

Entrevistas: Geralmente são caras, mas fornecem informações valiosas e confiáveis. Este método é usado para entender em profundidade um assunto ou produto específico. São questionários abertos não estruturados e podem durar até uma hora. No entanto, uma vez que são realizadas individualmente, um método desse tipo não é preferido para coletar informações de mercado. Uma vez que não representará o mercado como um todo. No entanto, entrevistas com especialistas na área podem dar uma ideia das tendências do mercado em um determinado setor.

Observação qualitativa e quantitativa: Esses métodos fornecem informações como hábitos do cliente, padrões de compra, preferências do cliente, como qualidade ou preço, etc. Entender essas informações permitirá que uma empresa venda melhor e faça alterações em seus produtos de acordo com a demanda.

Pesquisa de campo: É como realizar experimentos em tempo real. Implica colocar um produto em lojas específicas para entender a resposta do cliente ao novo produto. Pode ser chamado de teste piloto para testar o produto no mercado.

Interpretação de dados na inteligência de mercado

Análise de dados

A análise das informações coletadas ajuda você a transformá-las em uma valiosa inteligência de mercado. Permite à empresa entender as opiniões do mercado-alvo, tendências, concorrência e onde as melhorias ou modificações são necessárias.

Por exemplo, é importante que uma empresa monitore o mercado continuamente. Analisar e monitorar tendências, medindo as pontuações de satisfação do cliente e o Net Promoter Score. Desta forma, você pode se manter competitivo e conseguir aumentar as quotas de mercado, sua renda e também a retenção de clientes.

Relatórios e apresentação

Os relatórios e a apresentação são um passo importante no uso da inteligência de mercado, pois permitem que uma empresa compreenda os mercados de maneira mais fácil e responda a perguntas como o que significam as métricas? Uma interpretação errônea desses dados pode ser perigosa para a empresa, portanto, essa etapa desempenha um papel vital no processo.

Todo o processo de inteligência de mercado se tornou muito mais fácil. Desta forma, pode permitir que uma empresa penetre no mercado com sucesso e eficácia, determinar a segmentação, entender a concorrência e o mercado como um todo.

Vantagens da inteligência de mercado

A inteligência de mercado não apenas ajuda as empresas a distinguirem sua marca da concorrência, mas também fornece informações valiosas para permanecer no jogo e se destacar nele.

Abaixo estão alguns dos benefícios que a inteligência de mercado oferece:

Visão holística do mercado: Compreender o mercado completamente pode levar uma empresa ao sucesso em um piscar de olhos. A inteligência de mercado é a coleta de dados em tempo real e a compreensão de clientes, tendências, comportamentos etc. Isso permite que uma organização se mantenha competitiva e atenda às demandas do mercado. Veja: Como encontrar o seu mercado-alvo?

Retenção de clientes: Não importa a idade de um cliente para a empresa, ele está sempre sendo monitorado e atacado pela concorrência.

Entenda quando o cliente está insatisfeito e as razões que podem impedir sua perda. A inteligência de mercado pode ajudá-lo a analisar e fornecer informações sobre as áreas de melhoria que os clientes necessitam e, por consequência, retê-los.

Melhorar o processo de vendas: As empresas que têm uma variedade de produtos e um grande número de clientes geralmente enfrentam um problema, ou seja, qual produto segmentar para quais grupos? A inteligência de mercado ajuda a determinar a segmentação. Ela permite que a organização entenda qual produto será bem-sucedido com as pessoas específicas.

Aumentar a eficiência dos processos: A inteligência de mercado ajuda as empresas a aumentarem a eficiência e a produtividade geral, identificando lacunas, fornecendo informações acionáveis para projetar estratégias cruciais e fornecendo à organização dados e análises em tempo real. Segmentação de mercado: conheca os diferentes tipos

Dê uma vantagem competitiva: A vantagem de ser o primeiro a lançar um produto no momento perfeito é uma declaração ouvida em muitas conversas de negócios. Isso só é possível através do uso de inteligência de mercado. Pois, ajuda a monitorar a concorrência e as próximas tendências. Além de oferecer uma visão completa do mercado, permite que uma empresa penetre no mercado ou capture a cota mediante um lançamento de produto ou uma nova característica no momento certo, o que lhes dá uma vantagem competitiva.

Importância da inteligência de mercado

A inteligência de mercado ajuda você a se concentrar no cliente. Assim como entender as demandas do mercado e as opiniões dos consumidores, coletar dados relevantes em tempo real, aumentar suas oportunidades de vendas. Também reduzir riscos, capturar maiores participações de mercado e fornecer uma vantagem competitiva. Esses benefícios são cruciais para o sucesso de qualquer negócio.

A coleta de informações de mercado por meio de pesquisas permite que você compreenda o mercado em profundidade. Isso lhe dará uma idéia do que a concorrência está fazendo. Por exemplo, qual é a demanda, quem será seu público-alvo e muito mais.

A análise dessas informações permitirá avaliar sua posição no mercado, desenvolver estratégias e tomar decisões acertadas. Leia também: Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

Inteligência de mercado é um campo muito amplo. Realizar pesquisas para coletar informações sobre a concorrência é vital no atual ambiente de negócios. Usando tais informações, as empresas podem modificar seus produtos de acordo com a necessidade. Assim como entender as falhas ou sucessos da concorrência e planejar estratégias com base na posição da concorrência.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.