Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

A comunicação com os funcionários é a troca de informações e ideias entre o gerenciamento de uma organização e a força de trabalho. Isso é essencial para o sucesso de uma empresa.

Ao longo dos anos, a comunicação com os funcionários mudou. Anteriormente, era um processo realizado pessoalmente, agora existem diferentes plataformas que facilitam esse processo.

As organizações precisam criar um programa de comunicação atraente e eficaz para que seus funcionários estejam bem informados e todas as áreas da organização funcionem sem problemas.

Os benefícios da comunicação interna para a cultura comercial são enormes, por isso é importante aproveitar os dados disponíveis para o departamento de Recursos Humanos para melhorar seus canais internos.

5 maneiras de melhorar a comunicação com os funcionários

Existem vários canais que podem ser usados para comunicação com os funcionários, mas os mais importantes são: 

1. Métodos tradicionais

Tradicionalmente, a comunicação com os funcionários tem sido um processo de cima para baixo. A gerência cria políticas, procedimentos, etc.  são compartilhados com os funcionários. Esses métodos são apenas uma forma de comunicação.

Veja também: Estudos de mercados como veículo para os meios de comunicação

2. Correio eletrônico

A maioria das organizações em todo o mundo se comunica com seus funcionários por email ou mensagem instantânea. Isso ajuda a todos a manter-se informado e atualizado o tempo todo.

A vantagem dos e-mails é a velocidade da comunicação e a capacidade de abordar todos os membros da organização ao mesmo tempo. Uma grande desvantagem, no entanto, pode ser que as pessoas assumem um tom que não é o que desejam comunicar.

3. Telefones celulares e redes sociais

Seus funcionários carregam consigo uma ferramenta de comunicação muito poderosa e é o telefone celular.

Hoje, os telefones não estão mais conectados a uma mesa. A tecnologia nos permite manter contato com o que está acontecendo dentro da organização, mesmo com um trabalho remotamente.

Uma plataforma poderosa que as organizações adotaram como parte da comunicação dos funcionários são as redes sociais. Sua equipe pode acessá-los de qualquer lugar.

Esses sites estão definitivamente aumentando o uso de dispositivos móveis. Isso permite que todos estejam em contato constante com tudo o que acontece dentro da organização.

Leia também: Redes sociais, entre os canais de atendimento mais utilizados

Dicas para melhorar a comunicação com os funcionários 

A maioria das organizações planeja cuidadosamente como melhorar a experiência de seus clientes, mas esquece a satisfação interna do cliente: funcionários.

As organizações de alto desempenho garantem que a comunicação com os funcionários seja sua prioridade e esse é um dos motivos pelos quais se destacam.

Comunicação multicanal: dê aos seus clientes opções para serem ouvidos

Aqui estão 5 dicas para melhorar a comunicação com os funcionários da sua organização:

  1. Comunique claramente: O uso excessivo de termos técnicos levará apenas a mal-entendidos. Seja claro ao se comunicar.
  2. Defina um tom: A liderança e a organização da organização devem definir o tom certo. A necessidade de estar acessível e entender que existe uma certa relação entre a comunicação estratégica dos funcionários e a consecução dos objetivos da organização.
  3. Conheça seus funcionários: Você não precisa se comunicar de maneira diferente com cada funcionário, apenas conheça-os. Para entender sua percepção, aplique pesquisas regularmente aos funcionários.
  4. Use vários canais:A maioria das pessoas precisa ouvir ou ler a mensagem em vários canais. Distribua sua mensagem através de vários canais para que chegue às pessoas a tempo.
  5. Meça a eficácia: Nenhuma comunicação deve ficar sem um objetivo estabelecido, caso contrário, o objetivo será completamente perdido. Existem várias maneiras de facilitar a comunicação, mas qual é o objetivo? Estabeleça-o! Certifique-se de avaliar regularmente o envolvimento dos funcionários e perguntar se a estratégia de comunicação funciona.

Comunicação com o cliente: conheca os diferentes tipos.

Benefícios da comunicação com os funcionários

Se a comunicação dos funcionários não for feita corretamente, pode ter um efeito negativo. No entanto, seguir o processo correto pode trazer grandes benefícios para sua organização:

Aumente o envolvimento dos funcionários: Se você se comunicar regularmente com seus funcionários de forma efetiva, alcançará um maior comprometimento dos funcionários. Eles terão uma atitude positiva em relação ao trabalho e a organização.

Promova a consistência: Se seus funcionários souberem o que você deseja alcançar na organização, terão uma abordagem muito mais consistente e menos tendência de má interpretação.

Impulsione o feedback: A comunicação regular convida as pessoas a entrarem em uma discussão saudável. Afinal, é um diálogo e é necessário que as pessoas se expressem e deem sua opinião. Isso facilita uma cultura de compartilhamento de ideias e conhecimentos. Pesquisa de feedback: como criá-la de maneira fácil

Você ajudará a entender os objetivos da organização: A comunicação com os funcionários os ajuda a entender como eles podem alinhar seus objetivos profissionais com os da organização.

Se você deseja melhorar a comunicação com seus funcionários, pode usar ferramentas como a QuestionPro para conduzir suas pesquisas ou criar formulários que permitem obter as informações necessárias para a tomada de decisões adequada. Agende uma demonstração agora e conheça todas as nossas funções.

Também recomendamos: Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.