Estudos de mercados como veículo para os meios de comunicação

A mídia busca informações, dados, realidades, não publicidade. Só assim cobrirão um comunicado de imprensa. Se quisessem publicidade, diretamente faturariam uma publireportagem, mas nem todas as empresas estão dispostas a entrar nesse mundo. No entanto, sair na mídia através de um comunicado de imprensa que tenha conteúdo relevante e interessante será vital para melhorar, além disso, a reputação. Veja neste artigo as informações necessárias sobre estudos de mercados relacionado aos meios de comunicação.

Embora possa parecer complicado, a Iberian Press, uma agência que vem oferecendo serviços de outras áreas de comunicação há anos, é clara sobre como sair da mídia convencional: através do uso do big date.

Obtenha os dados que precisa por meio de estudos de mercados

Toda empresa que se orgulhe hojeem dia possuem dados. E esses dados, bem estruturados e analisados, podem gerar informações. A criação do departamento de marketing de uma empresa, de um questionário em que os usuários de seus produtos podem responder em seus diferentes ciclos de vida, pode ser a chave de quais são as tendências no setor que operam. Melhorar a experiência do consumidor – confira estas simples dicas

Criação de um questionário

Quantas empresas têm os dados de seus clientes ou potenciais consumidores que vieram perguntar sobre seu produto em um horário específico? Provavelmente ainda não conhecem todas as possibilidades que esses dados fornecem. 

Ter a opinião dos consumidores é vital para conhecer o estado e a saúde do mercado.

Como explicaram recentemente na Iberian Press, “os consumidores são os que mudam a maneira de entender um mercado. Você deve escutá-los e dar-lhes as informações que eles realmente pedem e os produtos que estão procurando. E a única maneira de saber a resposta para isso é uma chave: perguntando a eles “.

E essa é a base para a criação do questionário. Poder definir quais são as questões que precisam ser respondidas. É claro que não devemos olhar exclusivamente para o nosso interesse, mas para o setor. Obter um perfil do usuário, suas preocupações, o que você está procurando e o que você espera é vital para obter um estudo que realmente seja de interesse para a mídia através dos comunicados de imprensa destacados. Veja também: Uso de novas tecnologias em inquérito de mercado

Divida os estudos de mercados em seções

Embora pareça um tanto tedioso, é necessário que os estudos de mercados tenham uma estrutura lógica.  A informação e a opinião deve ser o fio condutor.

Seria bom começar fazendo um perfil do usuário / consumidor. Idade, sexo, trabalho, estado civil, situação familiar, preferências, etc.

Com esses dados, você pode dar um primeiro passo para saber quem contatar. Mas, cuidado! Você precisa pensar que é uma amostra e não a realidade absoluta. O questionário pode não ser respondido por 100% das pessoas a quem é enviado, por isso também devemos saber como interpretá-lo.

Deve-se dar um segundo passo. Se trata de definir o que você está procurando em um produto ou serviço e o que você decide comprar. Não vale a pena incluir perguntas complexas. Simplicidade antes de tudo.

Um bom método é dar respostas fechadas entre as quais escolher. Se você der uma opção para as respostas abertas, será difícil unificá-las e tirar conclusões.

Uma pergunta direta e simples

Com um enunciado que não leve a erros e que pergunte por algo concreto desde uma perspectiva gentil, ajudará você a ser respondido. Leia também: Frases de inquérito de mercado aplicadas diariamente

Um exemplo claro é, por exemplo, a diferença entre onde você está indo de férias? Em comparação a: se você pudesse fazer as malas agora, onde você gostaria de ir? A pergunta é a mesma, mas a segunda é muito mais amável e o público vai responder com muito menos problemas até o final do questionário.

Uma terceira parte do questionário pode ter a ver com os hábitos de compra e o que eles esperam do processo de compra e do próprio serviço pós-venda.

Saber a onde recorre quando há dúvidas, a que dá credibilidade, o que é relevante no processo para o consumidor final ou até mesmo o que esperam é vital.

Envio do questionário, chave para o sucesso dos dados

A próxima parte é, uma vez que o questionário é criado, enviá-lo ao consumidor através dos dados que ele deixou em uma landing page.

A partir deste e-mail seria aconselhável redirecionar a uma página simples. Na qual eles possam responder, de forma confortável, rápida e sem perder muito tempo, às perguntas feitas.

Apenas deve ser levado em consideração, para que os estudos sejam válidos para as audiências, que todos os questionários tenham sido respondidos na íntegra, evitando o risco de acordo com as seções. Etapas de um inquérito: quais devo seguir? Descubra agora!

Finalmente, os resultados

Esta é a parte mais complexa. Colocar figuras e contextualizar os resultados que surgem. Embora pareça simples, é a parte mais complicada de todo esse processo.

Em primeiro lugar, porque desse ponto sairá a campanha para informar a mídia. Por isso, tudo deve ser bem calculado e ligado para mostrá-lo sem erros.

Segundo, porque embora possa parecer que não há manchetes. Também devemos saber como contextualizar os resultados dentro de um setor. Ou uma tendência que ofereça um novo ponto de vista.

Conseguir isso está nas mãos de profissionais de marketing e comunicação. Eles devem saber o que pode interessar a mídia e procurá-la dentro das estatísticas que serão divulgadas. Leia: 5 exemplos de escalas Likert para seu próximo inquérito

Criação de um plano de comunicação para mídia através dos estudos de mercados

É o momento em que todo o trabalho anterior faz sentido. Tirar o melhor proveito dos estudos de mercados e dar aos meios de comunicação o que eles estão procurando: informações e dados.

Ser capaz de encontrar duas ou três manchetes. Apoiadas pelos dados extraídos dos estudos de mercados de forma quantitativa, é a chave para criar um espaço em suas seções e dar cobertura às informações.

Com um intervalo entre duas ou três semanas, como explica a Iberian Press, “É uma ação que tem, se o trabalho anterior já foi feito, muitas possibilidades de sucesso entre os meios de comunicação, ávidos por informações verdadeiras por parte das empresas e que contextualizam um setor / mercado que está sempre em constante mudança devido aos hábitos de consumo “.

Daí também a recomendação ao projetar os questionários para dividir os estudos de mercados em blocos que fornecem informações complementares, mas diferentes dentro do mesmo processo. Como enviar um inquérito de experiência do cliente por SMS

Por isso

“Nunca nos cansamos de dizer constantemente às empresas que devemos saber como usar as informações disponíveis na organização em relação aos consumidores. Ser capaz de gerenciar esse grande volume de dados e dar-lhe notícias não é tão difícil. Daí também a importância de ter uma agência que apoie os movimentos a serem dados. Também que esteja em constante contato com os jornalistas.” 

Em conclusão, ser capaz de conhecer quais dados estão disponíveis para a organização. 

Através de CRM ou diferentes ferramentas de trabalho disponíveis para grandes corporações se pode conseguir que respondam a certos parâmetros que explicariam diversas coisas. Como o estado de saúde, demanda e melhoria de um setor. Sabendo que isso não é importante apenas para a própria empresa. Mas, também para os demais agentes do setor e para a mídia geral e especializada.

Aproveitando o lançamento de um estudos de mercado, que coloca a empresa como referência e figura os diferentes parâmetros, possibilita que a mídia se concentre na informação que é distribuída, a ponto de abrir espaço para ela dentro de seus espaços.

Autor: Iberian Press, agência especializada em relações com a mídia, blogueiros e influenciadores.

Facebook: Iberianpress

Twitter: Iberianpress

Google+ Iberian Press

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu inquérito, utilize uma plataforma online de inquérito, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em inquérito e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.