Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

É comum pensar que seus melhores funcionários não precisam de motivação extra. Afinal, eles já são produtivos e são compensados de acordo com o prometido. No entanto, supor que você não precise motivar seus funcionários, pode pode ter consequências negativas que devem ser evitadas. Portanto, é melhor implementar estratégias, independentemente de achar que eles estão dando o melhor de si..

Por que os funcionários com maior desempenho são os menos engajados?

Existem várias razões para isso. Por isso, evite perder seus funcionários sabendo primeiro os motivos que eles abandonariam sua empresa:

  • Os gerentes, geralmente, não dão segurança aos melhores funcionários sobre a capacidade que podem ter para avançar ou melhorar o trabalho.
  • Se destina menos tempo motivando os melhores funcionários em comporação com funcionários com desempenho médio ou baixo.
  • É muito comum que os melhores funcionários da empresa não sejam reconhecidos ou desafiados o suficiente. 
  • Os gerentes não resolvem rapidamente o baixo desempenho do trabalho na empresa (isso cria trabalho extra para os melhores funcionários).

Esses são alguns pontos a serem observados, pois é muito comum os funcionários pedirem demissão quando não se sentem comprometidos.

Veja também: Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

Estratégias para motivar seus funcionários

Leve em consideração que um funcionário não oferecerá o melhor de si, se não estiver satisfeito ou não se sentir valorizado. Estas são cinco estratégias que você pode aplicar em sua empresa para aproveitar ao máximo seus funcionários modelo:

Antecipe o tédio

Desafie-os para que não percam o interesse em seu trabalho e desistam. Em vez de esperar para descobrir se eles estão entediados ou não, tome medidas para mantê-los entusiasmados com o trabalho.

Você pode aplicar uma pesquisa de avaliação de desempenho aos funcionários e detectar se há recentemente um desempenho ruim em suas atividades. Isso pode ser um aviso ou falta de inspiração. Se você verificar que sua rotina diária de trabalho não mudou recentemente, significa que eles não têm nenhum desafio que os motive. A maneira mais fácil de saber se uma pessoa está entediada é perguntar diretamente. Lembre-se de que o objetivo aqui é descobrir o tédio antes que eles percebam.

Depois de detectar esse problema, certifique-se de que as tarefas que você fornece expande continuamente seus conhecimentos e habilidades e que os incentivem a fazer as coisas que são importantes para eles. Deixar os funcionários livres para escolher o horário em que devem se dedicar aos seus projetos ajuda a evitar o tédio e os mantém envolvidos em seu trabalho.

Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

Uma vez que seus funcionários se sintam motivados, certamente encontrarão maneiras de tornar seu trabalho ainda melhor. O que muitos funcionários desejam é apenas ter a oportunidade de ser realmente estratégico e / ou criativo, além da sua posição ou função.

Não esqueça de dar feedback aos seus funcionários sobre o desempenho deles; mesmo bons funcionários como a reafirmação dos superiores. Os funcionários mais talentosos geralmente procuram maneiras de melhorar tudo o que precisam fazer.

Funcionários comprometidos em gerar renda mais alta

Promova o crescimento do trabalho

É possível que os funcionários talentosos sintam que não têm oportunidades de crescimento de emprego na empresa.

Nas pequenas empresas, é possível projetar oportunidades de crescimento no trabalho. De fato, pode-se dizer que as pequenas empresas têm uma vantagem no que diz respeito ao crescimento do trabalho dos seus funcionários, pois podem criar novas posições focadas nas necessidades e objetivos de funcionários específicos.

Uma das estratégias para motivar seus funcionários é criar e comunicar a todos os membros da empresa sobre essas oportunidades de crescimento.

Criar posições focadas nas habilidades, talento e interesse dos melhores funcionários da empresa. Isso também pode significar oferecer a seus funcionários estrela algum tipo de treinamento ou desenvolvimento que lhes permitam pensar e se envolverem mais em sua carreira. 

Leia também: Retenção de funcionários: 8 estratégias realmente efetivas

Ofereça melhores incentivos

Sem dúvida, os funcionários que trabalham bem esperam um pagamento melhor. Vale ressaltar que, de fato, a remuneração desse tipo é o que os trabalhadores mais valorizam.

Uma das estratégias para motivar seus funcionários é dar-lhes uma maior compensação financeira. Por exemplo, você pode dar a ele um bônus de produtividade, isso funciona melhor do que um aumento anual de salário.

Promova uma boa cultura de trabalho para motivar seus funcionários

Todos os funcionários têm um papel importante na cultura da área de trabalho. É importante tomar as medidas necessárias para tentar melhorar o desempenho dos funcionários. E, se necessário, em alguns casos, deixá-los ir.

Você pode começar fazendo uma pesquisa on-line com sua força de trabalho e aprender mais sobre o ambiente de trabalho, suas necessidades ou preocupações.

Como reduzir a rotatividade de funcionários em sua organização?

Reconheça seus melhores funcionários

Algumas pesquisas mostram que os melhores funcionários desejam reconhecimento pelo bom trabalho que realizam. De fato, é provável e geralmente acontece que funcionários importantes não se sintam valorizados quando ninguém lhes dá crédito; ou ninguém percebe o esforço ou o sucesso extra que alcançam.

Agradeça publicamente por alcançar excelentes resultados e incentive o restante dos funcionários a serem os melhores da empresa.

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

À medida que sua empresa cresce, torna-se ainda mais importante pensar em gestão e gerenciamento de pessoas, e também em como motivar e manter seus melhores funcionários. A implementação dessas estratégias para motivar seus funcionários o ajudará a manter os melhores. Boa sorte!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.