Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

Um dos ativos mais importantes nas empresas, sem dúvida, são os recursos humanos. Por isso, é de vital importância conduzir uma avaliação de funcionários de forma contínua.

Pensando nisso, criamos este artigo para ajudá-lo a entender a importância desse tipo de atividade e as razões para começar a implementar pesquisas com funcionários imediatamente.

Esse tipo de dinâmica permitirá que o departamento de Recursos Humanos e os gerentes compreendam em tempo hábil a situação da empresa em termos relacionados à força de trabalho.

Tipos de Avaliação de Funcionários

Existem diferentes tipos de avaliação para os funcionários, estes estão relacionados com os objetivos da pesquisa realizada. Então, mencionamos o mais importante para você escolher o mais adequado aos seus objetivos.

  • Avaliação de Produtividade do Empregado

Este tipo de avaliação permite que você conheça dados quantitativos relacionados à produtividade de sua força de trabalho, graças a este tipo de avaliação você pode medir as horas trabalhadas, os resultados alcançados e o tempo gasto em atividades específicas. Veja: Incentivos para funcionários, quais devo oferecer?

  • Avaliação do clima de trabalho

Este tipo de avaliação é muito útil para conhecer o pulso geral da organização. Um levantamento do ambiente de trabalho geralmente é muito útil quando há alguma mudança importante na organização. Como por exemplo, a mudança de algum espaço físico ou a entrada de um novo membro da equipe.

  • Avaliação de saída de funcionários

Um dos maiores pontos problemáticos em todos os departamentos de recursos humanos é a deserção do trabalho. Graças a essa avaliação é possível conhecer a percepção daqueles que saem da empresa, as razões para deixar e apaziguar não-conformidades. Assim como também coletar informações para melhorar a processo de saída para renúncias futuras ou demissões. Saiba mais em: Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

  • Avaliação da satisfação no trabalho

Saber o quão felizes seus funcionários estão com suas tarefas diárias é de extrema importância para manter um bom ambiente de trabalho e produtividade. Um funcionário satisfeito e motivado sempre fornecerá excelentes resultados. 

Como fazer uma avaliação de funcionários

Existem muitas maneiras de realizar uma avaliação de funcionários. Antes o mais popular era distribuir um questionário impresso em cada cubículo para cada funcionário responder as perguntas. Uma vez concluído este tinha que ir entregar sua ficha ao departamento de Recursos Humanos, onde capturavam todos os dados para avaliação. Parece muito cansativo? Realmente era.

Com o tempo, “novas” soluções foram implementadas para simplificar o processo sem muitos resultados. A mais popular era a famosa Caixa de Reclamações e Sugestões. Ela consistia em uma pequena caixa postal fixa em algum ponto do escritório. Qualquer funcionário, voluntariamente e anonimamente, podia depositar seus comentários e sugestões sobre o ambiente de trabalho e vários aspectos da organização. Isso funciona? De maneira nenhuma. É muito comum que esse tipo de dinâmica acabe se transformando em um depósito de “pequenos papéis”, cigarros, etc.

Isso acontece principalmente porque incentivar a participação de todos os funcionários é uma tarefa muito difícil devido a vários fatores, como apatia, comunicação e coordenação de grandes grupos. Felizmente, a tecnologia chegou a resolver muitos problemas, incluindo a avaliação dos funcionários.

Atualmente, existem ferramentas como a QuestionPro, em que é possível avaliar seus funcionários com apenas alguns cliques.  A maneira mais eficaz de fazer esse tipo de estudo é através da criação de uma pesquisa on-line, a qual pode ser distribuída por meios muito mais orgânicos e confortáveis para os trabalhadores de qualquer empresa. Veja também: Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

Benefícios da criação de avaliações online de funcionários

Permite que você alcance todos os funcionários imediatamente por meios eficazes. Como por exemplo, e-mail, redes sociais, no site da empresa e até mesmo no seu whatsapp. Saiba mais em: Pesquisas web, o que são?

Controle nas taxas de resposta: A QuestionPro oferece controle total sobre as taxas de resposta. Você saberá que os funcionários ainda não responderam à sua avaliação e podem enviar um lembrete de pesquisa.

Relatórios imediatos: você se lembra de que no começo eu disse que uma das coisas mais valiosas de uma empresa eram seus recursos humanos? Te enganei! Há algo ainda mais importante: o tempo dos seus recursos humanos. Com este tipo de ferramentas, os relatórios são gerados em tempo real. Não há necessidade de ter 3 dos seus melhores elementos copiando e transcrevendo informações de uma folha de papel para uma planilha em seu computador.

Transparência Total: um fator-chave para promover um bom clima organizacional sem dúvida é a transparência. Usando ferramentas on-line você pode tornar visíveis todos os resultados para todos os membros da sua organização. Desta forma, você pode mantê-los informados sobre o sentimento coletivo e a percepção da empresa do ponto de vista dos funcionários.

Prevenção de problemas: Os dados são capazes de revelar verdades ocultas, com uma análise correta dos dados é possível prever qualquer conflito que possa quebrar a estabilidade do clima organizacional. A criação de avaliações regulares permite acompanhar a evolução do clima de trabalho ao longo do tempo usando estudos longitudinais. Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona

Vantagem 

Como diz o sábio: identificar o problema é ter 50% da solução. Provavelmente na sua empresa agora você está gerando um grande problema que pode gerar consequências terríveis para toda a organização e você nem sabe disso.

Ouvir os funcionários não é uma tarefa impossível, já que mostramos que você pode fazer estudos com apenas alguns cliques. Ferramentas como a QuestionPro Worforce são projetadas para cobrir esse tipo de necessidades. Ajudar as empresas a melhorarem sua produtividade, clima organizacional e diminuir a deserção de emprego. Como elaborar um plano para participação dos funcionários

Você tem algum interesse em avaliar seus funcionários e conhecê-los completamente? Comece com uma avaliação gratuita . Recomendamos que você entre em contato com um dos nossos assessores e agende uma demonstração. Gostaríamos de ser seus aliados!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.