Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

Uma pesquisa de saída de funcionários é um processo comunicativo entre uma pessoa no departamento de Recursos Humanos e um funcionário que foi demitido ou pedido de demissão de maneira voluntária .

As entrevistas de saída de funcionário são um processo estabelecido em várias organizações. Elas tornaram-se parte das atividades do Departamento de Recursos Humanos quando uma pessoa deixa a empresa. A razão pela qual esse tipo de pesquisa é realizada é a de obter feedback útil. Isto pode ser de grande ajuda para planejar a maneira de trabalhar futuramente. Assim como, melhorar o recrutamento e a retenção de funcionários.

As pesquisas são realizadas pessoalmente, por telefone ou via e-mail. Na prática, a pesquisa de saída de funcionários é uma ferramenta muito útil para as organizações. Também recomendamos a leitura de: Como elaborar um plano para participação dos funcionários

Perguntas para uma pesquisa de saída de funcionários

As perguntas de uma pesquisa de saída de funcionários podem ser diferentes para cada organização. Normalmente, as perguntas incluem uma mistura de questões abertas e questões de múltipla escolha. As perguntas convidam os funcionários a expressarem suas opiniões sobre o tempo que passaram na organização. E, claro, ajudam a empresa a coletar insights.

Embora se espere que as empresas estejam bem preparadas para tais entrevistas, é importante que elas não pareçam completamente planejadas. Portanto, é muito importante estruturar as perguntas da pesquisa de saída dos funcionários de tal forma que eles não evoquem nenhum problema e que respostas sinceras possam ser obtidas.

Igualmente importante é saber quais perguntas você não deve perguntar. Por exemplo, não fazer perguntas relacionadas a problemas pessoais ou qualquer outro tópico que o funcionário não queira discutir. Se o funcionário falar sobre problemas pessoais, certifique-se de compartilhar as políticas de privacidade com ele. Pode haver alguns casos em que um funcionário fala sobre um problema de assédio sexual, portanto, certifique-se de abordar o problema corretamente, levando em consideração as políticas de privacidade. Leia também: Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado

Nunca “alimente” as fofocas do escritório, não diga nada que possa ser mal entendido, não entre nos problemas pessoais do funcionário e não tente convencer o funcionário a permanecer na empresa. Certifique-se sempre de manter a conversa o mais profissional possível.

Se você realizar pesquisas de satisfação profissional regularmente, evitará muitos desses problemas. Com pesquisas de satisfação você fica ciente dos fatores que afetam sua força de trabalho e pode resolvê-los a tempo de manter seus funcionários satisfeitos e, por consequência, mais produtivos. Saiba mais em: O que é NPS e como aplicá-lo em sua empresa

Quando realizar essa pesquisa ?

Algumas organizações realizam pesquisas de saída de funcionários imediatamente quando o funcionário envia sua renúncia. Mas, recomendamos que você espere até os últimos dias em que está trabalhando com você. É sempre aconselhável que o funcionário tenha conhecimento completo de todo o processo e que haja transparência nisso. Por isso, é importante que as organizações planejem as entrevistas corretamente, para não cometer erros. Veja também: O quanto seus clientes te recomendam? Utilize a fórmula NPS

Por que as organizações devem realizar entrevistas de saída?

1.- A primeira e mais importante razão é entender por que o trabalhador está deixando sua posição na organização.

A razão pode ser diferente para cada funcionário. Às vezes porque não sentiram que tinham responsabilidades suficientes em seu trabalho e percebem que os gerentes não reconhecem seus esforços, outros por terem outra oferta de emprego. O ponto importante é saber o motivo.

2.- Em segundo lugar, a maioria dos funcionários, geralmente, tem medo de dar feedback honesto à gerência.

Mas, funcionários que decidiram sair da empresa não têm nada a perder ou temer. Por isso, é importante realizar esse tipo de pesquisa para entender os motivos pelos quais um funcionário decidiu deixar a organização.

Fazer uma pesquisa de saída de funcionários ajudará a gerência a coletar as informações corretas para resolver quaisquer problemas que possam existir na organização. Informações que normalmente não podem ser obtidas de um empregado atual. Recomendamos também: Use as informações do cliente para conduzir o envolvimento dos funcionários

3.- Outra razão muito importante pela qual uma organização precisa considerar tais pesquisas são as  informações que podem ser úteis para reter funcionários.

A retenção de funcionários é complicada. Gerencie o sentimento de pertencimento de seus funcionários. Se as organizações agirem prontamente com base nas informações obtidas na pesquisa de saída de funcionários, saberão o que “não fazer” no local de trabalho e, portanto, terão uma maior retenção e funcionários felizes. Veja também: Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona

As pesquisas de saída dos funcionários devem ser um processo comunicativo. Portanto, ao planejá-las, as perguntas certas são a chave para obter os comentários ou dados necessários.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.