Como elaborar um plano para participação dos funcionários

Dados sem ação não fazem sentido. Se a sua organização está determinada a alcançar uma mudança significativa no comprometimento de sua força de trabalho, um plano de participação dos funcionários é a ferramenta perfeita para começar.

Líderes de recursos humanos de todo o mundo afirmam que “raramente ou nunca realizam ações significativas com os resultados de suas pesquisas com funcionários”. Por quê? convido você a ler: Rotatividade de pessoal. Quais são as causas e como reduzi-lo?

  • As pesquisas tradicionais se concentram mais nos resultados e não nos fatores que as impulsionam.
  • A maioria dos dados que essas pesquisas tradicionais produzem é sobre o que já aconteceu. É um indicador atrasado, não é preditivo. De fato, muitos deles são velhos demais para agir, mesmo que pudessem fazê-lo.
  • Existem as melhores intenções, mas é difícil porque existem outras prioridades.
  • As equipes internas raramente seguem uma metodologia na gestão de seus projetos, simplesmente “improvisam”.

Temos que começar a investir neste tipo de trabalho, como fazemos com qualquer outro sistema operacional de nosso negócio. Investimos em nossos sistemas contábeis, em marketing, em vendas, em nossas instalações de produção. Saiba também: Conheça as mudanças no menu da plataforma QuestionPro CX

Se a participação dos funcionários é realmente tão importante, por que não investimos nela como fazemos com qualquer outro sistema operacional importante para o nosso negócio? Isso requer recursos, investimento e intenção. Este é um esforço contínuo e ao qual devemos dar seguimento.

Importância da participação dos funcionários

Ser parte de uma organização, não significa ir ao escritório todos os dias e completar o seu dia de trabalho, é sobre ser um elo na operação da empresa. Quando os trabalhadores estão relacionados, isso significa que eles se comprometerão e participarão mais. Isso resulta em melhores resultados.

O plano para a participação dos empregados tem como objetivo que os trabalhadores estejam envolvidos no processo de tomada de decisão, sejam auto-realizadores e ajudem a resolver os problemas que surgem. Isso não significa que eles estão encarregados de resolver tudo, mas que intervêm na análise e solução de barreiras que dificultam o alcance da meta.

Uma maneira de obter a participação dos funcionários é incentivando-os. Quando se sentem valorizados e reconhecidos em seu trabalho, aumentam sua produtividade. Portanto, é importante motivá-los. Leia também: Painel de satisfação do cliente CX QuestionPro

Vantagens da participação dos funcionários

Desenvolver um plano para a participação dos funcionários tem as seguintes vantagens:

  • Os problemas são resolvidos de forma eficiente.
  • Como diretor de uma empresa, você terá vários pontos de vista para a tomada de decisões.
  • Os funcionários e gerentes terão uma melhor comunicação.
  • Você obtém mais conhecimento e experiência.

Construa um plano para participação dos funcionários

Antes de começar a preparar seu plano, considere os seguintes pontos:

  1. O que impulsiona o sucesso da sua organização? Seu plano está alinhado com sua estratégia?
  2. Você tem dados confiáveis ​​que suportam seu plano de ação?
  3. Será que tudo na cultura do seu local de trabalho, as palavras, ações, comportamento, valores e crenças realmente reforçam e esclarecem os impulsionadores do sucesso?
  4. Se houver um descompasso entre sua cultura de trabalho e seus impulsionadores de sucesso, o que você pode priorizar? Comece com ações de alto impacto fáceis de executar.
  5. Você tem recursos e apoio para realizar o trabalho?
  6. A organização está pronta para oferecer o que promete?
  7. O que você fará para monitorar regularmente os resultados e o progresso?
  8. O que você pode fazer para rever e ajustar o plano quando começar a agir?

Como executar um plano de participação de funcionários bem-sucedido

Faça reuniões freqüentes para manter os funcionários informados sobre o progresso e os problemas enfrentados pela organização.

Para alcançar a solução, é importante que você tenha uma atitude de apoio, na qual procura resolver os problemas e deixar os funcionários sugerirem, mas sem se envolver diretamente nos debates. Veja também: O que é análise prescritiva?

Uma vez que a solução final é discutida e encontrada, você deve compartilhar com os funcionários sobre seu progresso e outras questões que podem ser melhoradas.

Um plano para a participação dos funcionários deve ser feito com o objetivo de melhorar sua produtividade e aproveitar seu conhecimento e experiência para resolver efetivamente os problemas que surgem na organização. Quando as pessoas participam, elas se sentem mais comprometidas em atingir as metas estabelecidas.

Por último convido você a ler: Vantagens da análise conjunta

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.