Experiência de compra: compartilhe com seus funcionários

Pode haver inúmeras empresas que afirmam dar voz ao cliente, coletando feedback sobre sua experiência de compra por vários canais. Mas, é igual ou mais importante saber o que deve ser feito com todas essas informações, como isso afeta o trabalho e ações diárias de uma empresa.

Se você deseja fortalecer o relacionamento com seus clientes, use os dados de feedback. Na maioria das vezes, essas informações são armazenadas em uma gaveta ou não são analisadas em detalhes. Aprenda a controlar a qualidade das informações da sua pesquisa.

Outra coisa que acontece é que é compartilhado apenas, por exemplo, com um departamento específico. Geralmente com o departamento de marketing; quando o ideal é que esses resultados da experiência de compra sejam conhecidos por todos os membros da empresa para que a informação continue a ter o valor que merece.

Experiência de compra, todos temos algo valioso para contribuir

Se, por exemplo, um programa de atendimento ao cliente não for projetado levando em consideração as preocupações ou ideias dos funcionários encarregados dessa área; assim como dos próprios clientes, esse serviço não funcionará corretamente, nem haverá nenhum compromisso por parte dos trabalhadores.

É precisamente quando as informações que obtemos, por exemplo, de uma pesquisa de satisfação do cliente, as compartilhamos com funcionários que estão em contato direto com os usuários; que as alterações necessárias podem ser feitas para atender a todas as necessidades e expectativas de nossos compradores.

Veja também: Medir a intenção de Compra – Uma abordagem de funil

Depois de ter todas as informações, devemos trabalhar para resolver as reclamações. Levar em conta as sugestões e comentários da experiência de compra dos clientes e também informá-los sobre o progresso e a implementação das ideias que eles gentilmente compartilharam conosco. Podemos fazê-lo através de um boletim informativo, um email ou redes sociais.

Os padrões e tendências obtidos nos resultados serão a base para agir e melhorar. Também implementar campanhas de treinamento e marketing de funcionários, a fim de alcançar os resultados esperados.

4 maneiras de cuidar do relacionamento com o cliente

Descubra a experiência de compra de seus clientes em tempo real

A QuestionPro permite realizar pesquisas on-line e compartilhar os resultados da experiência de compra em tempo real. Além disso, existem configurações para criar alertas, por exemplo, direcionados aos gerentes, caso um cliente responda a qualquer pergunta em que se manifeste negativamente em relação a um produto ou serviço; a fim de resolver o problema imediatamente.

Existem enormes benefícios na realização de pesquisas para medir a experiência de compra em tempo real, para que os problemas sejam resolvidos com rapidez e eficiência. A reação imediata traz clientes satisfeitos e a possibilidade de tomar as medidas necessárias para evitar problemas que possam surgir. Estratégias tradicionais de marketing para a era digital

A contribuição pessoal eleva nosso apego a qualquer resultado. Sem dúvida, as melhores práticas devem ser compartilhadas. Isso fará com que o funcionário, especialmente aquele que está em contato direto com o cliente, na primeira fila, sinta-se valorizado, comprometido e, desse modo, ainda mais produtivo.

A importância de identificar clientes para gerar mais vendas

Obtenha feedback

Levar em consideração as sugestões dos funcionários não é apenas uma técnica para melhorar seu compromisso com a empresa. Mas, para alcançar o compromisso do cliente. Como as ideias que os funcionários podem compartilhar conosco, são geradas em grande parte pelo tratamento direto que recebem todos os dias com os clientes. Eles os conhecem, sabem o que precisam ou querem. Essa informação também é de alto conteúdo comercial para qualquer empresa.

O feedback do cliente, por exemplo, em sua experiência de compra, é uma arma valiosa que define o padrão para que possamos agir. Todos os funcionários devem estar cientes disso. Devemos fazer uso de todas as ferramentas que temos à nossa disposição para obter essas informações e ter clientes comprometidos. Use a QuestionPro e saiba o que seus clientes ou funcionários têm a dizer. Tenho certeza que você ficará surpreso com os resultados.

Leia: Pesquisa de feedback: como criá-la de maneira fácil

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Opinião do cliente: saiba como obter feedback através de uma pesquisa

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.