Como criar uma cultura centrada no cliente?

O que você acha necessário para uma empresa inteira ter uma cultura centrada no cliente? É claro que não é uma tarefa fácil, é necessário máximo esforço para ser produtivo em qualquer aspecto da vida, e também é o caso de fornecer esse tipo de cultura.

O trabalho relacionado aos clientes requer disciplina e capacidade de resolver seus problemas rapidamente. Não sente e espere, mas seja proativo. Você pode achar que isso não é suficiente, mas garanto que será recompensado. Desenvolver uma cultura centrada no cliente também requer muita paciência, por isso trazemos alguns pontos para que você possa levar em conta.

Trabalho contínuo para alcançar uma cultura centrada no cliente

Se você focar seu trabalho na satisfação do cliente, os resultados serão melhores. Sabemos que o comportamento do consumidor está mudando constantemente, daí a importância de continuar trabalhando e melhorando a cada dia.

Existem vários fatores relacionados aos clientes a serem considerados, mas passo a passo podemos alcançar a meta e proporcionar a eles melhores experiências. No entanto, devemos estar cientes de que sempre haverá um problema a ser combatido, novas ações a serem realizadas, projetos a serem implementados. Procure a melhoria contínua para obter melhores resultados.

Como construir uma cultura empresarial saudável?

Fatores para alcançar uma cultura centrada no cliente

  • Compromisso dos funcionários

Uma cultura centrada no cliente se destaca quando todos os funcionários de uma organização assumem seu compromisso de trabalhar nessa área. Portanto, é importante que eles o adotem como objetivo permanente, independentemente de fazerem parte de um departamento que não esteja em contato direto com o cliente.

Da mesma forma, os funcionários devem ser livres para propor novas estratégias para melhorar a experiência do cliente. Ouça seus funcionários, eles podem ter ideias brilhantes sobre o gerenciamento de relacionamento com o cliente. 

O fato de a empresa estar ciente de que os consumidores são a prioridade mais alta ajuda a todos a se concentrarem em onde devem olhar no momento em que precisam resolver um problema, sempre pensando no que é melhor para o cliente. 

Se houver um comprometimento dos funcionários, qualquer situação que lhes seja apresentada, boa ou ruim, representará para eles uma oportunidade de melhoria.

Confira: Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

  • Vá por seu cliente ideal através da cultura centrada no cliente

Concordamos que, embora desejemos resolver os problemas de todos os nossos clientes, é praticamente impossível. Portanto, devemos primeiro nos concentrar nos clientes que são ideais para nossos negócios. Para fazer isso, você deve saber quem são eles, o que eles precisam e o que você deve fazer para alcançar a satisfação do cliente.

Nada melhor do que saber em profundidade o que nossos consumidores querem e, se tivermos as ferramentas disponíveis será mais fácil. Alcance a experiência do cliente conhecendo suas verdadeiras necessidades e alcance uma cultura centrada no cliente.

Comunicação omnicanal ou multicanal, qual estratégia adotar?

  • Dê voz ao cliente

Forneça ao cliente os canais necessários para compartilhar seus comentários ou sugestões. Esta é uma boa maneira de identificar pontos fortes e fracos, para fazer uma mudança positiva. Você tem à sua disposição várias ferramentas, sejam pesquisas on-line, entrevistas, call centers, redes sociais, enfim. Aqui, o importante é ter essas informações que ajudam a identificar e prevenir problemas que afetam a cultura focada no cliente.

A análise dos dados obtidos o ajudará a tomar decisões corretamente, identificará qualquer circunstância que afete o processo de compra e também o que vem a seguir para o cliente.

Promover uma cultura centrada no cliente também é vital para alcançar a inovação de produtos e / ou serviços. 

Não devemos esquecer que os funcionários têm um trabalho importante nesse processo. Eles também têm informações em primeira mão, principalmente aquelas que têm relações diretas com os clientes. Sabem o que eles querem, os ouviram reclamar ou foram parabenizados por um serviço ou produto. Eles podem ter a resposta para muitas das suas preocupações.

Análise da voz do cliente. Entenda qual a importância!

  • Resolva os problemas dos clientes 

Se você tem uma cultura centrada no cliente, certamente trabalha para resolver os problemas deles imediatamente. Depois de identificá-los, você deve agir. Esta não é uma tarefa simples, estamos expostos a ter mais problemas e torná-los mais complexos. Mas garanto que isso será um grande passo. Os clientes perceberão que suas opiniões são levadas em consideração e que sua empresa se preocupa com eles.

Leia também: Perfis dos clientes – como criar através de uma pesquisa

  • Seja constante 

Não se perca, lembre-se de que seu objetivo é alcançar uma cultura focada no cliente. Ao longo do caminho, você enfrentará muitos obstáculos, mas também muitas vitórias que precisará compartilhar com outras pessoas. Se você não obtiver os resultados esperados, não se desespere, permaneça comprometido com seus clientes e procure o melhor para eles. Lembre-se também de que cada falha é uma nova oportunidade de aprender e ser melhor.

Se precisar de ajuda, estamos aqui para atendê-lo. Conheça a QuestionPro CX e melhore a experiência de seus consumidores.

Também recomendamos: Tipos de lealdade do cliente: conheça suas características

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.