Como construir uma cultura empresarial saudável?

É muito importante que os líderes de negócios tomem medidas ativas para criar uma cultura empresarial saudável e inclusiva. Na qual, os funcionários se sintam confortáveis e seguros para assumir riscos e atingir seu máximo potencial. Deve ser uma prioridade criar uma cultura positiva e diversa desde o início para construir um excelente ambiente de trabalho, no qual todos os tipos de pessoas possam prosperar e estejam satisfeitas.

7 dicas para uma cultura empresarial saudável

1.Estilo de gestão

Um código de boas práticas, além de ter uma equipe de liderança equilibrada, é essencial para manter uma organização saudável.

As empresas que dedicam parte de seus esforços para ter uma cultura e filosofia únicas se sentem recompensadas a curto prazo. O grande propósito de uma empresa deve ser a criação de uma organização educacional que treine e desenvolva sua equipe e ajude cada indivíduo a atingir seu potencial profissional.

É essencial que a cultura da empresa se concentre na comunicação, colaboração, treinamento e formação de equipes. Com o objetivo de garantir que todos os funcionários se sintam bem-vindos e apreciados. Como resultado, a empresa se posicionará para ajudar seus próprios colaboradores a prosperarem à medida que for crescendo no futuro. Veja também: Cultura organizacional e segurança cibernética

  1. Compreensão, respeito e comunicação

O pilar básico de uma cultura empresarial saudável passa pelo respeito e compreensão em relação aos demais. Entendendo que cada membro da equipe é diferente e valorizando as diferenças para permitir que a inovação floresça. As perspectivas diferentes criam criatividade.

A comunicação é outra característica vital dentro de uma cultura de negócios saudável. Manter-se a par dos problemas e gerenciá-los de forma eficaz requer uma boa comunicação. A comunicação mantém claramente todos informados e evita o comportamento agressivo, que pode levar à hostilidade. Você deve trabalhar para manter todos na mesma página a fim de ser eficientes como um time. A comunicação entre todos os membros da equipe também aumenta a produtividade. O momentum no caminho para o crescimento da empresa

  1. Flexibilidade de tempo

Contar com políticas de trabalho flexíveis é importante não apenas para os funcionários, mas também para o benefício da empresa. Já que manterá seus melhores funcionários durante as diferentes fases de suas vidas.

Dar a oportunidade de trabalhar de forma remota os dias que por qualquer motivo não podem chegar ao escritório e adaptar o horário de trabalho à disponibilidade de cada um, desde que as funções do trabalho o permitam, ou dar a oportunidade de trabalhar a tempo parcial ou em casa depois de ter um filho, são decisões cruciais quando se deseja manter uma equipe a longo prazo.

  1. Diversidade e paridade

É necessário se esforçar para ter 50/50 de mulheres e homens, representando diferentes origens e culturas. Se uma equipe de gestão homogênea é contratada ou promovida, composta por homens com formação educacional e níveis socioeconômicos semelhantes, cria-se um ambiente que fará com que pessoas que não pertencem à mesma categoria sintam que não se encaixam ou não têm a oportunidade de avançar na empresa.

A flexibilidade do trabalho é o equilíbrio necessário para abraçar diversas perspectivas à medida que se cresce. O equilíbrio resultará na criação de um tipo diferente de cultura na empresa, mais solidária e orientada à equipe. Leia também: 10 passos para ter o melhor programa de Net Promoter Score

  1. Acredite e dê autonomia

Todo mundo conta, incluindo os estagiários. Incentivar as pessoas a participarem e unir-se aos projetos que mais lhes interessam é uma boa oportunidade para descobrir talentos.

Se um engenheiro ou estudante de engenharia quiser se envolver em um projeto de marketing, ele deve ser incentivado a fazê-lo. Se um vendedor ou um estagiário em vendas quiser se envolver em um projeto de garantia de qualidade, deve fazê-lo.

Conseguir que as pessoas trabalhem e compreendam as diferentes partes da empresa é bom para o seu desenvolvimento e para a participação dos funcionários da empresa. Esse tipo de autonomia proporciona às pessoas experiências que geram empatia para outras partes da organização e ajuda a empresa inteira a funcionar melhor. Quando os funcionários têm autonomia, eles se aprofundam e podem encontrar a melhor versão de si mesmos. 

Promover a responsabilidade da equipe é excelente para a inovação e o crescimento de uma empresa. Aprender a confiar na equipe também ajuda a criar confiança pessoal no líder e a ter uma cultura de negócios saudável. 7 dicas para uma melhor análise de Recursos Humanos

6. Realize atividades

A organização das atividades, além do trabalho, ajuda a compartilhar experiências e, por consequência, a se conhecerem melhor, o que une uma equipe.

É relativamente fácil criar uma cultura empresarial inclusiva com atividades que não sejam discriminatórias. Se as atividades que você organiza em seu escritório incluem reuniões de bar e bebidas, jogos de futebol ou basquete depois do trabalho, é muito provável que muitas pessoas se sintam excluídas.

Como promover a criatividade no trabalho? Pense em atividades inclusivas da empresa, como ter uma mesa de futebol no escritório, organizar tardes de jogos de tabuleiro, karaokê, trilhas na natureza ou almoços no escritório. Essas são atividades que todos podem praticar em igualdade de condições, independentemente de sua origem, sexo, cultura ou atletismo.

Atividades em grupo envolvem compartilhar experiências e ajudar a se conhecerem melhor,. Isso leva a unir os trabalhadores em ambientes descontraídos, ajudando a resolver pequenos mal-entendidos que possam surgir no local de trabalho. Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

  1. Mostre gratidão e incentivo

A gratidão é a melhor parte de uma cultura empresarial saudável. A implementação de um sistema de agradecimento no final de cada semana ou de projetos específicos em que qualquer pessoa da equipe possa fornecer apoio a outro, promoverá um ambiente de valorização e trabalho em equipe. Mostrar gratidão entre colegas ajuda a construir uma equipe forte com senso de comunidade.

Um conselho final é evitar encorajar as conquistas individuais em detrimento do incentivo ao trabalho em equipe. A maioria das coisas boas é feita por grupos de pessoas que trabalham juntas. No entanto, muitas organizações enfatizam o reconhecimento do indivíduo em vez de reconhecer grupos que estão funcionando bem e alcançam grandes realizações. Incentivar a equipe nas conquistas realizadas é essencial para incentivar o trabalho contínuo com entusiasmo.

É uma verdade universal que o sucesso de um negócio depende de seus funcionários. O estabelecimento de uma cultura positiva na qual todos se sintam apreciados e gostem de trabalhar, fará uma grande diferença aumentando a satisfação e a felicidade de todos.

Investir pesadamente na equipe faz da sua organização uma empresa melhor. Isso faz com que os funcionários melhores em seu trabalho e tenham interesse em fazer a empresa crescer e triunfar. Saiba mais em: A receita secreta para uma boa cultura corporativa

Esse modo de pensar não é algo visto diariamente nas empresas. Mas, posso comprovar que a nossa está funcionando e que construímos uma grande equipe.

Sobre o autor:

Steve Benson, Fundador e CEO de Badger Maps

Depois de estudar seu MBA em Stanford, Steve trabalhou em vendas na IBM, HP e Google, onde foi premiado como o melhor executivo de vendas do Google Enterprise em 2009. Em 2012, fundou o Badger Maps, o aplicativo de vendas da App Store número 1, que ajuda os representantes no campo a serem mais bem sucedidos.

Twitter @BadgerMapsES.

Nome do arquivo: autor  badgermaps

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.