7 dicas para uma melhor análise de Recursos Humanos

Com que frequência a sua organização faz uma análise de Recursos Humanos? Você já pensou em como essa atividade pode impulsionar o funcionamento de sua organização?

Fazer uma análise de sua equipe, ou também conhecida como Análise da Força de Trabalho ou Análise de Recursos Humanos, significa coisas distintas para pessoas diferentes.

Há, por exemplo, cortinas de fumaça com as quais temos que lidar. Você pode ter um bonito, colorido quadro, gráficos e métricas, mas a maior parte do que está por trás dessa placa não funciona para você, não fornece informações que impactem seu negócio nem desencadeia uma mudança real e permanente em sua organização. Qual impacto esses dados podem ter se não servem a você? Veja: Princípios do Manifesto Ágil aplicados a Recursos Humanos

Dicas para a análise de recursos humanos

Se você quiser fazer uma análise significativa dos funcionários, veja algumas recomendações que você deve levar em consideração:

1. A precisão dos dados da força de trabalho é o mais importante

Se você for fazer algo com os dados, verifique se está correto e completo. Se você estiver usando uma pesquisa, certifique-se de que o modelo por trás seja estatisticamente comprovado, válido e confiável. Veja também: Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

2. Crie um banco de dados de sua força de trabalho de várias fontes

Se você confiar apenas em uma pesquisa anual (por exemplo, uma pesquisa de engajamento de funcionários), não será suficiente. É necessário coletar dados ao longo do ano em momentos distintos, de maneiras diferentes e de pessoas variadas.

Concentre-se no ciclo contínuo de experiências que seus funcionários vivem. Considere fazer pequenas pesquisas aleatoriamente. Lembre-se de que você pode obter estatísticas significativas usando técnicas de amostragem. Leia também: Como medir a ética de trabalho em sua empresa?

3. O conhecimento dos dados da força de trabalho é fundamental

Se você for coletar dados, é melhor que os entenda.. Você deve ter a visão (e interesse) para se aprofundar e compreender. A maioria dos dados não é tão óbvia.

4. Necessidade de uma equipe para ajudá-lo a fazer a análise

As organizações mais maduras têm equipes ou departamentos inteiros dedicados à análise de Recursos Humanos que ajudam a ter conhecimento dos dados. Nem todos estão familiarizados com a análise de informações, por isso é melhor ter pessoas que possam e queiram fazê-lo. Leia também: Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado

5. Concentre-se nas informações que podem ser processadas

Se você vai medir, especialmente por meio de pesquisas on-line, é melhor demonstrar que está disposto e apto a agir de acordo com o resultado. Com muita frequência, os dados são arquivados e nenhuma ação é tomada para fazer as alterações necessárias.

Melhore a maneira como você define suas prioridades. Se os seus dados não ajudarem você a priorizar coisas que não são apenas de alto impacto, não estão cumprindo sua função. Recomendamos também: Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

6. Alinhe sua estratégia

Si los datos no te están ayudando a tomar decisiones empresariales, a potenciar a tus líderes empresariales y a fortalecer los lineamientos de tu visión, no vale la pena el esfuerzo.

Los datos por sí solos no pueden resolver nuestros problemas, pero sin duda pueden ayudarnos en mucho. Se trata de pasar de hacer un análisis de Recursos Humanos e informar sobre “lo que es”, a enfocar tu visión a lo que vas a hacer con esa información que tienes.

7. Construa uma cultura orientada por dados

Se você tem claro que a análise de Recursos Humanos é algo importante para o seu negócio, então você deve estar consciente que tudo que você diz e faz, a maneira como você age e a experiência dos seus funcionários refletem em sua cultura. A receita secreta para uma boa cultura corporativa

Nada disso é tão difícil. Acreditamos que é a base para criar suas próprias práticas de análise de Recursos Humanos. Experimente …

Converta os dados gerados por suas pesquisas organizacionais em uma experiência melhor para seus funcionários. Se você deseja coletar informações de seus funcionários, não hesite em nos contatar.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.