Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

Manifesto Ágil te ajudará a alcancar o comprometimento dos seus funcionários. Já falamos sobre as vantagens de se concentrar na melhoria da experiência da sua equipe de trabalho e a cultura de sua organização com base no trabalho feito pelos desenvolvedores de tecnologia. Para isso, você pode se basear em certos princípios do Manifesto Ágil que o guiará. Veja também: Princípios do Manifesto Ágil aplicados a Recursos Humanos

Quais são os princípios do Manifesto Ágil?

Hoje vamos falar sobre os 12 Princípios do Manifesto Ágil que ajudarão você a ter um melhor desempenho em sua organização.

1. Satisfação dos colaboradores através de uma entrega antecipada e contínua: estamos propensos a colocar mais ênfase na grande solução do que no primeiro passo. Os funcionários querem, acima de tudo, ter acesso a coisas que sejam relevantes, em ordem de funcionamento e que contribuam para a sua experiência. E eles não querem esperar por isso. Concentre-se em melhorar a cultura e compromisso com as melhores resoluções. E faça isso continuamente. Leia também: Incentivos para funcionários, quais devo oferecer?

2. Esteja preparado para mudanças durante todo o processo: seja qual for o processo que você decida implementar para gerenciar a cultura e o comprometimento dos funcionários, adapte-se às necessidades, interesses, motivações, prioridades, etc. mudando Pois, essas mudanças certamente serão necessárias.

3. Entrega frequente de material que funciona: este é outro dos princípios do Manifesto ágil que nos convida a fazer coisas que impactam e que são fáceis de fazer. Concentre-se nisso, faça certo e então (somente então) passe para o próximo.

4. Colaboração entre funcionários e desenvolvedores (RH, Líderes, Gerentes, Consultores, etc.) durante todo o projeto: envolva as pessoas nas decisões que as afetam. É muito mais fácil oferecer uma solução vencedora quando o usuário final estiver envolvido em todo o processo. Pare de fazer suposições. Pare de incluir seus próprios interesses sem primeiro considerar as necessidades dos outros. Colabore. Saiba mais em: A colaboração, uma estratégia de atendimento ao cliente

5. Apoiar, confiar e motivar as pessoas envolvidas: outro dos princípios do Manifesto Ágil é a “colaboração”. Você precisa envolver e informar aos seus colaboradores que eles estão no comando. Conseguir que eles se apropriem da cultura, gerenciando o comprometimento de cada um. Se as pessoas querem uma cultura que atenda às suas necessidades e interesses, responsabilize-as por isso. Confie nelas o suficiente para contratá-las a fim de que possam atender às necessidades de seus clientes.

6. Se conecte face a face: em um mundo cada vez mais virtual, é cada vez mais importante manter contato face a face. Especialmente quando se trata de colaborar, resolver, consertar, melhorar, avançar. Existem algumas ferramentas excelentes que podem ajudá-lo a fazer isso. Isso não significa que todos tenham que estar na mesma sala ou que tenham que planejar juntos. Significa apenas que você tem que colocar um rosto com um nome e uma voz.

7. Progresso na perfeição: você precisa tomar ações que te levem a avançar. Isto significa fazer com que o usuário final aceite a ideia de que ele é importante em todo o processo e não apenas na interação final. Leia: Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

8. Fazer da cultura e compromisso um sistema, não um evento: a cultura do trabalho não é um exercício único. Muitas organizações cometem o erro de apenas se informarem sobre o comprometimento dos funcionários e a cultura de trabalho anualmente; não aplicam pesquisas regularmente. Este é um dos princípios do Manifesto Ágil que requer trabalho. É preciso paciência, deliberação, dedicação e metodologia. Saiba mais em: Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona

Manifesto ágil dados e análises

1. Preste atenção e confie nos dados, análises e sinais: suposições são perigosas, no melhor dos casos, elas nos farão perder alguma coisa; na pior das hipóteses, elas podem levar ao desastre. Reúna dados válidos sobre o que funciona e o que não funciona na sua organização.

2. Simplicidade: este é um dos princípios do Manifesto Ágil que mais gosto: A “Simplicidade” é definida como “maximizar a quantidade de trabalho que não é feito”. É complexo, mas não precisa ser complicado.

3. Equipes auto-organizadas superam o desempenho, em todos os momentos: os membros da equipe, qualificados e motivados, que têm poder de decisão, entregam produtos de qualidade. Guie sua equipe, ajude-os a eliminar qualquer obstáculo, e logo após deixe-os atuar. 

4. Monitore o progresso, reflita e ajuste

Analise seu plano de ação para o manifesto ágil

Faça uma pausa no caminho para refletir sobre como as coisas estão indo. Não tenha medo de perceber que as coisas não estão indo tão bem como você esperava. Isso é parte do processo: identificar o que não funciona e, em seguida, corrigi-lo. Erros produzem melhores resultados. Mas você precisa observá-los e respondê-los. É aqui que os dados podem entrar novamente. Leia também: Dicas para melhorar seu atendimento ao cliente virtual

Você sabe o que é eNPS? É uma ferramenta para medir o comprometimento dos funcionários. É rápido e fácil de implementar na sua organização. E é uma medida poderosa da tendência, o comprometimento dos funcionários, a conexão, a afiliação, a intenção de permanecer e a disposição de fazer um esforço extra.

Conclusão

Os pontos acima podem parecer muitos. Todos esses pontos estão relacionados e se alimentam uns dos outros. Os princípios do Manifesto Ágil não são apenas uma metodologia. Tire algum tempo para que deem resultados, não desista antes de dar uma oportunidade. Isso exigirá mais do que apenas conhecer esses valores e princípios, mas é um lugar incrível para começar.

Imagine por um momento o que sua equipe pensaria quando você dissesse a eles que está implementando uma metodologia comprovada para promover a gestão da cultura e o comprometimento dos funcionários. O fato de você ter pensado em fazer isso é mais do que a maioria das organizações pode dizer que está fazendo. Sucesso!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.