Pesquisa de ambiente de trabalho: ouça seus funcionários

Ao realizar uma pesquisa de ambiente de trabalho para conhecer a opinião dos funcionários da sua empresa se nota uma opinião dividida. Para cada pessoa que elogia o processo de trabalho, há outras dizendo: “é um desperdício de tempo”, “tudo fica em palavras e nada de ações” “Por que se preocupar para responder a algo que não vão levar em conta”?

Estas são todas as queixas legítimas e, geralmente, se deve porque a área de recursos humanos e a gerência não deixam claro o”porquê” irão realizar uma pesquisa de ambiente de trabalho. Muitos pensam, por que se preocupar? Pode levar horas planejar a pesquisa, muito mais tempo para reunir informações e dias para analisar e processar os dados recebidos.

Sim, uma pesquisa de ambiente de trabalho para dar feedback aos empregados pode ser um enorme desperdício de tempo. Mas, pode-se dizer o mesmo sobre qualquer processo feito incorretamente. Se é feito da maneira correta, os empregados vão nos fornecer informações valiosas. Afinal de contas, os empregados são os maiores recursos e investimento de uma empresa. São os empregados  que constroem os produtos, que fornecem o serviço ao cliente ao mercado e constroem a marca da empresa. Um funcionário motivado e comprometido se esforça ao máximo, dando a empresa o seu melhor. 

Usar esse diferencial é o que leva uma empresa para o próximo nível. É um benefício para a empresa maximizar o potencial de cada um dos seus empregados. É também por isso, que você deve realizar uma pesquisa de ambiente de trabalho e conhecer sua opinião.

Não se pode melhorar o que não se pode medir

Para maximinizar o potencial de trabalho , é necessário compreender a força e as fraquezas de teus funcionários. Isto só se poderá obter através da comunicação periódica e profunda com eles.

Uma pesquisa de ambiente de trabalho te dá estrutura

Proporciona uma definição e marco comuns

O que é êxito? Do que se trata bom funcionário? O que exatamente significa ser um bom comunicador ou lider? As pesquisas de feedback para funcionários proporcionam uma definição universal que todo o mundo pode estar disposto a analisar ou dar seu ponto de vista.

Estabelece uma medida qualitativa

A maioria das pesquisas com funcionários são métricas baseadas, e, geralmente, estruturadas, em escalas de 1 a 5.  Ao ter uma escala quantitativa, você pode dar seguimento  as mudanças.

Você pode chegar a centenas de departamentos e milhares de funcionários.

Indo a uma cafeteria pode nos dar a oportunidade de dar e receber feedback por parte dos seus funcionários. Mas, não são úteis porque são informais, irregulares, e não deixam nenhum registro escrito ou um registro quantitativo. Também é impossível de ser feita entre todos os departamentos ou funcionários. Inclusive é pouco provável que o CEO de uma pequena empresa tenha o tempo suficiente para sentar e conversar com cada funcionário, um de cada vez. Uma pesquisa de ambiente de trabalho é escalável e chega a cada indivíduo da empresa. 
Prepare seus funcionários para o sucesso usando a melhor ferramenta para compreender e analisar a sua opinião. Você quer fazer pesquisas com seus funcionários? 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomedamos:

Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

Questionário de recursos humanos para funcionários

Como conduzir uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários

Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

Incentivos para funcionários, quais devo oferecer?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.