Como conduzir uma pesquisa sobre bem-estar dos funcionários?

Uma pesquisa sobre bem-estar dos funcionários é um conjunto de perguntas que são conduzidas com o objetivo de estabelecer uma correlação direta entre a felicidade, a produtividade e a taxa de retenção da força de trabalho.

Tenha sempre em mente que, se você inspirar seus funcionários, eles trabalharão mais e levarão sua empresa ao caminho do sucesso. Parece fácil, certo? No entanto, para fazer uma mudança, você deve começar aplicando uma pesquisa para saber como alcançar o bem-estar no trabalho.


 

Como criar uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários?

  1. Automatize o procedimento. Utilize um software de experiência do funcionário para coletar informações mais concretas e ter mais facilidade na análise das mesmas.
  2. Mantenha a pesquisa curta. Faça sua pesquisa curta e concreta para evitar que os funcionários a deixem. Realize isso em menos de dez minutos e não deixe de experimentá-lo antes de enviá-lo.
  3. Faça uma pergunta fácil no começo. Você não está decidindo o que quer comprar em um shopping. Mantenha a primeira pergunta simples.
  4. Permitir respostas abertas. Estas podem parecer muito demoradas, mas é aí que você obterá as informações mais relevantes. Você pode adicionar uma pergunta aberta no final da pesquisa.
  5. Faça perguntas que lhe permitam entender sua percepção. Essas informações são especialmente úteis quando você deseja ter uma comparação ano após ano dos dados coletados.
  6. Evite fazer perguntas diretas. Essas perguntas levam os entrevistados a responderem de maneira específica, de modo que as respostas são tendenciosas.
  7. Não faça perguntas vagas. Fazer perguntas que não estão diretamente relacionadas ao tópico pode levar a um aumento na taxa de abandono da pesquisa. É importante que você mantenha a participação dos respondentes para obter dados viáveis.
  8. Não faça todas as perguntas obrigatórias. Alguns respondentes não se sentem à vontade para responder a todas as questões demográficas. Não coloque seus respondentes em um constrangimento. Se você precisar que eles forneçam informações pessoais, forneça-lhes a opção.
  9. Não mantenha a pesquisa aberta por um longo tempo. Uma semana é um bom momento para os entrevistados enviarem suas respostas. Manter a pesquisa aberta por um longo tempo levaria novamente a uma maior taxa de desistência.

 

Software para pesquisa de bem-estar dos funcionários

 

Dicas para realizar uma pesquisa sobre bem-estar dos funcionários

 

1. Faça as perguntas corretas

O primeiro e mais importante passo de uma pesquisa de bem-estar dos funcionários é fazer as perguntas certas. É aqui que a maioria dos criadores da pesquisa erram. Em vez de se concentrar em fazer as perguntas corretas, a maioria dos profissionais se concentra mais na estética da pesquisa.

Não gaste muito tempo fazendo sua pesquisa parecer bonita. Em vez disso, concentre-se apenas no propósito da informação que você gostaria de obter após a implementação da pesquisa.

O objetivo de obter feedback dos funcionários deve ser coletar as seguintes informações:

  • Como seus funcionários estão usando o atual programa de bem-estar?
  • O que seus funcionários esperam do programa de bem-estar?
  • Seus funcionários precisam de um novo programa de bem-estar?

Se você focar suas perguntas nas necessidades atuais e futuras, poderá obter as respostas certas.

 

2. Comunique-se com eficiência

Após adicionar as perguntas adequadas à pesquisa sobre bem-estar dos funcionários, concentrando-se nos atributos mencionados acima, você pode alterar seu foco na comunicação eficaz de sua pesquisa.

Mais uma vez, não há uma solução única para como você deve se comunicar efetivamente com todos os membros da equipe. Aqui estão algumas recomendações para obter resultados oportunos:

Conheça as melhores práticas: a equipe de marketing da organização geralmente tem uma maneira criativa de espalhar a mensagem. Conecte-se a eles e descubra como você pode se comunicar com o restante dos funcionários e enviar a pesquisa.

Dê-lhes tempo para responder: é importante que você estabeleça um período para receber respostas da pesquisa implementada. Estabelecer uma linha do tempo ajudará as pessoas a responderem no prazo. Ao mesmo tempo, não caia na armadilha de querer resultados rápidos.

Comunique-se no canal apropriado: dependendo da demografia e dos hábitos de trabalho de seus funcionários, escolha o canal apropriado para se comunicar com as pessoas. Pode ser por meio de pesquisas por e-mail, pelo bate-papo interno da empresa ou pelo envio de pesquisas por SMS.

 

3. Recompense seus funcionários

É sempre uma boa prática recompensar seus funcionários pelo tempo que investiram em responder à pesquisa. Naturalmente, você está oferecendo um programa de bem-estar gratuito, mas isso pode ou não inspirar a todos.

Dê aos seus funcionários:

  • Cupons de alimentos
  • Vales-presente
  • Incentivos para quem participa da pesquisa.

>>> Veja 5 ideias de benefícios para funcionários.

 

4. Use os dados para implementar o programa

Após fechar a pesquisa e receber as respostas, você deve ter as informações necessárias para iniciar o programa de bem-estar. Esses dados são importantes e podem ser usados ao longo do ano para compará-los com os dados anteriores.

Para uma organização, os dados são de ouro, então você precisa fazer as perguntas certas. Por exemplo, após receber as respostas, você saberá exatamente quantos funcionários estão interessados em um programa de bem-estar.

Nessa lista, você pode filtrar novamente e identificar as diferentes atividades físicas que os funcionários escolheram. Então, no ano que vem, quando você enviar a pesquisa, suas perguntas serão mais específicas.

 

20 perguntas para uma pesquisa sobre bem-estar dos funcionários

A pesquisa sobre bem-estar dos funcionários foi desenvolvida para entender as preferências dos funcionários em seu local de trabalho, o que é diretamente proporcional ao desempenho laboral.

Estudos recentes afirmam que apenas 12% das organizações em todo o mundo acredita que o bem-estar dos funcionários é uma prioridade. Você pode melhorar a experiência do funcionário ao coletar suas opiniões. Uma pesquisa pode ajudar você a entender exatamente qual é a perspectiva dos funcionários em relação ao bem-estar.

>>> Conheça o software de pesquisa de experiência do funcionário da QuestionPro e colete o feedback da sua equipe para identificar pontos com necessidade de otimização.

 

Abaixo, temos algumas perguntas para você que você deve incluir em sua pesquisa sobre bem-estar dos funcionários:

  1. Considerando sua experiência geral com o bem-estar dos funcionários, quais são as chances de você recomendar seus amigos ou familiares para trabalhar conosco?
  2. Pessoalmente, o bem-estar dos funcionários é importante para você?
  3. Você segue uma rotina pessoal de exercícios ou treinamento?
  4. Faça uma lista das atividades físicas que você pratica.
  5. Você costuma comer lanches durante as horas de trabalho?
  6. Você investiu em um bom plano de seguro de saúde?
  7. Por favor, liste todos os exames médicos que você teve nos últimos seis meses.
  8. Você acredita que o estresse ou o trabalho está afetando sua vida pessoal?
  9. Você está interessado em participar de um programa de bem-estar no trabalho?
  10. Qual duração  cada sessão deveria ter?
  11. Você julga ser útil realizar programas de bem-estar durante o horário de expediente?
  12. Seria útil para a organização oferecer uma opção de alimento saudável?
  13. Por favor, se você tiver uma enfermidade, escreva.
  14. Você usa algum produto de tabaco?
  15. Você usa álcool?
  16. Qual é o seu gênero?
  17. Especifique sua origem étnica.
  18. Escreva sua data de nascimento
  19. Por favor, especifique o status do seu relacionamento.
  20. Há mais alguma coisa que você queira adicionar para nos ajudar a melhorar o bem-estar dos funcionários em nossa organização?

 


Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

 

Agendar demonstração grátis